Da Redação

Criado em 13/03/20

Fotos: Reprodução / Divulgação

Coronavírus: quais os riscos para gestantes e como se proteger?

Compartilhe

Durante o período de gravidez surgem muitas dúvidas, os cuidados também são redobrados para manter o bem estar do bebê que é gerado. Estar gestante em um momento que o mundo passa por uma epidemia de coronavírus (Covid-19), gera ainda mais preocupações.

Leia mais: Coronavírus, veja algumas dicas que ajudam na prevenção!

Para esclarecer algumas dúvidas e entender os cuidados necessário que as gestantes precisam ter com relação ao coronavírus, o podcast 40 semanas da Folha de São Paulo, conversou com Rosana Richtmann, referência no assunto sobre infectologia, trabalha no Emílio Ribas, no Hospital Beneficência Portuguesa, também atende nas maternidades Santa Joana e Pró-Matre.

Rosana explica que gestar um bebê altera a resposta imune da mulher, por esse motivo, independente da doença, as gestantes fazem parte do chamado grupo de risco. Com relação ao novo coronavírus a situação não é diferente, mas ela pede calma!

O que tem se observado em casos relatados em gestantes e crianças é uma “baixa virulência”, ou seja, apesar de apresentar altas taxas de contaminação, pessoas saudáveis não apresentam casos graves. Richtmann também observa que não há registro, até o momento, de piora nos sintomas do Covid-19, pelo fato da paciente estar gestante.

Como é um vírus recente, Rosana explica que ainda não se pode afirmar se há transmissão do vírus de mãe para o bebê que está no útero, até o momento não há relatos da transmissão. Pela experiência que se tem com outros tipos de vírus respiratórios, no geral, as transmissões entre mãe e bebê ocorrem no período chamado peri-parto, período que vai do parte até 5 meses do nascimento, ou no pós-parto, conhecido também como puerpério, fase em que o corpo está se readaptando após a gestação.

Quanto aos riscos, ainda não se pode afirmar que o Covid-19 cause problemas durante a gravidez, nada foi registrado até o momento, mas com base em outras doenças respiratórias, pode haver riscos de aborto para o primeiro trimestre de gestação e também parto prematuro.

As gestantes precisam seguir as orientações para evitar o contagio, a principal é higienizar bem as mãos, com água e sabão ou álcool em gel, e manter o ambiente limpo. Gravidas também não precisam utilizar máscaras, o uso é  recomendada somente para pessoas que estão com sintomas.

Seguir as orientações de higiene e reforçar o organismo é uma forma de enfrentar o coronavírus. O Covid-19 ainda não tem vacina, mas a orientação de Rosana é que as gestantes estejam com a vacina da gripe, influenza, em dia, assim como as outras vacinas recomendadas para o período de gestação.

Para ouvir na integra o podcast do 40 semanas, clique AQUI!

Leia mais: Coronavírus: como reforçar o sistema imunológico para dificultar contaminação

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 13/03/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74