Para os pais e mẽs que desejam introduzir os filhos nas discussões acerca da sexualidade, o espetáculo infantil gratuito “O incrível Caso do Menino de Vestido”, que estreia no dia 21 de março no Teatro Cacilda Becker, traz uma reflexão ampla a respeito do diálogo com as crianças sobre preconceito de gênero. A peça ficará em cartaz até o dia 19 de abril e acontece sempre aos sábados e domingos, às 16h. A classificação indicativa é livre.
Ao se assistir a peça, um questionamento vem à tona: menino pode usar vestido? A resposta é sim. O enredo conta a história de Dennis, que é apresentado como um menino comum. Ele ia à escola, jogava futebol e também tinha amigos. O problema é que se diferente dos outros garotos e achava sua vida muito chata. O espetáculo tem cerca de 50 minutos.
De repente, algo extraordinário acontece. O menino resolve usar um vestido, fato que gerou inúmeros comentários e julgamentos entre seus familiares. Depois de tomar essa decisão, o menino enfrenta muitos desafios ao usar esse tipo de roupa. De forma sensível e genuína, a apresentação traz elementos do Circo-Teatro e do Melodrama.
Por se tratar de um tema delicado, a República Ativa do Teatro, responsável pelo espetáculo, convidou o ator e diretor Fernando Neves para orientar na parte da pesquisa, que traz uma visão ampla sobre as diversas perspectivas do preconceito. A história de Dennis faz parte da mostra “Sonhos em Tempos de Guerra”, que conta com seis espetáculos ao todo.
República Ativa de Teatro
A cia existe desde 2006 e possui um repertório amplo dentro do universo teatral infantil, incluindo contação de histórias, espetáculos e oficinas. O trabalho do grupo é baseado em pesquisas de diversas temáticas, como textos da dramaturgia brasileira adaptados para crianças.
A companhia já recebeu 29 prêmios em diversos festivais pelo país, além de duas indicações em festivais internacionais no Chile – “3º Encuentro de La Red Iberoamericana de Artes Escènicas” (2007) e o “XIV Festival Internacional de Teatro ENTEPACH” (2009).
Espetáculo “O incrível Caso do Menino de Vestido”
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: 16h
Preços: Gratuito