No domingo, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 10h, a Casa de Dona Yayá, localizada no bairro Bela Vista, recebe a oficina “De menino ou de menina?”, promovida pelo educativo do Museu do Ipiranga. Uma maneira lúdica e interativa de discutir sobre como os objetos domésticos são associados ao feminino ou masculino. O evento possuí 20 vagas, é aberto para todas as idades e gratuito, não é necessário realizar inscrição prévia.
Durante o desenvolvimento da oficina, objetos do acervo do Museu do Ipiranga, pertencentes, em sua maioria, à primeira metade do século XX, são colocados dentro de uma caixa surpresa, as pessoas podem tatear e manusear, sem vê-los. Então é feita a pergunta: o objeto dentro da caixa está mais associado à identidade feminina ou masculina?
Quando os objetos são revelados, há um momento de reflexão sobre as associações de gênero que foram feitas. Após, os participantes são divididos em grupos para criar uma propaganda televisiva dos objetos, materiais de arte e cenário são disponibilizados para a produção. A oficina encerra-se com o registro, em forma de desenho ou texto, sobre o que foi marcante nas discussões.
A atividade faz parte da programação Domingo na Yayá, e está relacionada à exposição Museus e Acervos da USP, organizada pelo Centro de Preservação Cultural da USP (CPC – USP), que faz a gestão da Casa. A oficina “De menino ou menina?” antecipa uma das exposições que o Museu do Ipiranga irá apresentar em sua reabertura, em setembro de 2022, cujo título temporário é Casa Corpo. Nela, se abordará como a construção da identidade de gênero acontece nos espaços da casa, bem como a invisibilidade do trabalho doméstico.
Oficina interativa "De menino ou de menina?"
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Das 10h às 12h
Preços: Gratuito
Telefone: (11) 2273-7250
site: http://www.mp.usp.br/museu-do-ipiranga