Já passou o aniversário de 466 anos da cidade de SP, agora é a vez da BSP – Biblioteca de São Paulo comemorar seus 10 anos de existência! Uma das atrações comemorativas vai ser a mostra Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana, com curadoria de um brasileiro premiado que reúne obras de profissionais de nove países. A exposição tem abertura no dia 01 de fevereiro, sábado, às 11h, depois segue até 29 de março, de terça a domingo, sempre das 9h30 às 18h30. E o que é mais bacana: as atrações são gratuitas!
A programação do mesmo fim de semana inclui contação de história, jogos inclusivos, yoga, leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos e até oficina inspirada no poeta Walt Whitman, para jovens a partir de 14 anos. Enquanto isso, que tal seguir a #BSP10anos?
O ilustrador brasileiro da atração principal é Fernando Vilela, as obras são de profissionais provenientes do México, da Espanha, da Argentina, do Equador, de Portugal, do Uruguai, do Chile, da Colômbia e, claro, também do Brasil! A exposição fica no piso térreo da biblioteca, dentro do Parque da Juventude, e é resultado da parceria entre a BSP, a Fundação SM, a FIL Guadalajara – Feira Internacional do Livro de Guadalajara, e o Instituto Tomie Ohtake, que recebeu as mesmas obras em 2019.
Leia mais: Alalaô! Biblioteca Monteiro Lobato marca data para saída do bloco Emílias e Viscondes
As obras de quais artistas vão estar por lá?
A exposição contabiliza 40 obras de um total de 12 ilustradores, que são os seguintes:
- Ixchel Estrada, do México (2011);
- Joan Negrescolor, da Espanha (2013);
- María Luque, da Argentina (2013);
- Roger Ycaza, do Equador (2014);
- Manuel Marsol, da Espanha (2014);
- Marta Madureira, de Portugal (2015);
- Laerte Silvino, do Brasil (2015);
- Amanda Mijangos, do México (2016);
- Matías Acosta, do Uruguai (2017);
- Catalina Carvajal, da Colômbia (2018);
- Sol Undurraga, do Chile (2018);
- Juan Bernabeu, da Espanha (2018).
Vale lembrar que no mesmo fim de semana vão rolar outras atrações que são fixas na BSP. A agenda prevista para esses dois dias é a seguinte:
SÁBADO 01/02
- Compartilhando Saberes: Yoga (10h às 11h30): Que tal desfrutar dessa prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida, num ambiente aconchegante e inspirador? Essa é a proposta, com Amanda Velloso. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
- Lê no Ninho (11h às 11h45): Essa atividade é um estímulo de iniciação para a leitura de crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, pegar emprestados os kits utilizados (dois livrinhos e um fantoche), se quiserem reproduzir a experiência em casa. Vagas limitadas, por ordem de chegada.
- Jogos para Todos! (11h às 13h00): Nessa oficina de xadrez todo mundo aprende as regras, os movimentos das peças e algumas táticas, além de disputar partidas. E muito mais: as pessoas com deficiência visual vão ter acesso a tabuleiros adaptados. Bacana, né?! Quem toca a atração é a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
- 11h – Abertura da Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana!!!
- Hora do Conto (16h às 17h): Aqui a contação de histórias da literatura infanto-juvenil aguça o hábito da leitura e a imaginação dos pequenos. O livro vai ser “O presente de aniversário do marajá“, de James Rumford, com a mentoria de Irene Tanabe. Não é necessário fazer inscrição.
Leia mais: Oficina de instrumentos musicais, bloquinhos para bebês e shows divertem os foliões mirins no Carnaval do Sesc Osasco
DOMINGO 02/02
- 9h30 às 18h30 – Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana!!!
- Lê no Ninho (11h às 11h45): descrito acima, nas atividades do sábado.
- Helio Flanders & As Folhas Da Relva (15h): Essa atividade faz parte da programação especial de aniversário de 10 anos da BSP. O que rola é um show-leitura do artista brasileiro (Helio), que traz canções de seu primeiro trabalho solo, Uma Temporada Fora de Mim, e de sua banda Vanguart, mesclando tudo a versos de Whitman. A classificação indicativa é acima de 14 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. É uma realização Sesc Santana.
- Hora do Conto (16h às 17h): Aqui a contação de histórias da literatura infanto-juvenil aguça o hábito da leitura e a imaginação dos pequenos. O livro vai ser “A quase morte do Zé Malandro“, de Ricardo Azevedo, com a Cia. Mapinguary. Não é necessário fazer inscrição.
Criado em 31/01/20
Comemoração 10 anos da Biblioteca SP
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Variam de acordo com as atividades.
Preços: Gratuito