A partir do dia 5 de março, às 19h, o Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (USP) vai inaugurar uma exposição interativa chamada “Matemática: um outro olhar”. Para a surpresa dos visitantes, a proposta não traz apenas conceitos familiares aprendidos na escola, como também desafios reunidos na tentativa de instigar o gosto por essa ciência. Para os pequenos, é uma boa forma de estimular as habilidades que envolvem raciocínio lógico. Não é à toa que boa parte dos testes de QI (Quociente de Inteligência) avalia este critério através dos conhecimentos matemáticos.
O evento é gratuito e para todas as idades. A exposição fica por lá até o dia 29 de março, e acontece sempre de terça a domingo, e nos feriados, das 10h às 18h. Na exposição, tudo poderá ser tocado. Os itens em exibição fazem parte do acervo do Centro de Difusão e Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Cerca de 39 peças serão expostas ao público.
Entre os destaques estão as “Árvores de Steiner”, que revelam a menor distância entre dois pontos a partir de películas de sabão. Há também jogos interativos que exploram modelos matemáticos para tratar de situações de conflito, por exemplo. Além disso, alguns estudantes de graduação e de pós-graduação do IME atuarão como mediadores para sanar as dúvidas do público.
Além disso, no dia 14 de março também será comemorado pela primeira vez o Dia Internacional da Matemática, instituído recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Neste dia, além da exposição, haverá programação especial aberta aos visitantes.
Exposição interativa “Matemática: um outro olhar”
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: 10h às 18h
Preços: Gratuito