Gratuito

Já foi

Fotos: Reprodução / Divulgação

O fim da rota dos polenteiros: Restaurante Florestal fecha as portas em São Bernardo após 63 anos de atividades

Compartilhe

Da Redação

Criado em 04/01/20

Dois de janeiro de 2020. Data em que o restaurante Florestal fechou as portas, encerrando o capítulo da rota dos polenteiros do ABC. Quem tem mais de 30 anos certamente conhece, já ouviu falar ou foi em algum almoço da família em um dos três restaurantes que formavam a rota do frango com polenta: Florestal, São Francisco e São Judas Tadeu. Os três ficavam um perto do outro, no bairro Demarchi em São Bernardo. Marcaram a infância e a memória afetiva de muita gente. Para se ter ideia, teve até show do Roberto Carlos no restaurante Florestal.

Eram restaurantes enormes, gigantescos, que recebiam quantidades enormes de pessoas aos finais de semana com um menu italiano. Foram criados em meados do século passado pelas famílias Demarchi e Morassi. O foco era a família e as crianças eram bem vindas e tinham espaços kids e parquinhos, monitores e atividades.

O Restaurante Florestal Demarchi foi fundado em 15 de dezembro de 1956, por Angelo Demarchi e filhos: Matheus, Aurélio e Sabino. Anteriormente, esses Demarchi se dedicavam à produção de carvão e à agricultura, passando depois para a fabricação de tijolos com a implantação de uma olaria.

Começou com capacidade para apenas 200 pessoas, com um cardápio simples, que era composto de salada de rúcula, frango com polenta, macarrão e risoto. A primeira ampliação se fez em 1962, quando foi construído um galpão com capacidade para 400 pessoas.

Depois da chegada das indústrias automobilísticas Volkswagen, Ford, Mercedes Benz, Toyota e Scania, entre outras, os clientes aumentaram e foi preciso fazer a diversificação do cardápio. Por conta disso, começou o serviço a la carte, composto por carnes, peixes e grande variedade de pratos nacionais e internacionais.

Em  1975, deu-se início aos jantares com música ao vivo e pista de dança, ocasião em que os músicos profissionais começaram a chegar, acirrando ainda mais a concorrência entre os principais restaurantes da Rota. Faziam festas, casamentos, confraternização de empresas, bodas de ouros, aniversários e todo tipo de evento.

Encerrou as atividades em 2/01/2019, com capacidade para atender 2,5 mil pessoas. O proprietário do Florestal, Elvio Demarchi, informou que demitiu 70 funcionários e vendeu o prédio e o terreno.

Passeio: Restaurante Florestal

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Preços: Gratuito

Passeio: Restaurante Florestal

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Preços: Gratuito

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 04/01/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74