compartilhe

Viva e Deixe Viver realiza o curso “Leitura do Ventre à Primeira Infância”

Publicado em 01/08/2018

Dica de oportunidade de aprendizado e atualização gratuita para pais e mães, gestantes, estudantes, profissionais da saúde e cuidadores! A Associação Viva e Deixe Viver, em parceria com o Ministério da Cultura e o Consórcio Embracon, abriu inscrições para o curso “ Leitura Do Ventre à Primeira Infância”, que acontece em nove módulos, entre os dias 2 e 30 de agosto, encerrando-se em 4 de setembro com um Sarau Literário.

A iniciativa tem como objetivo consolidar a importância da leitura para crianças desde o período de gestação, levando-se em conta a observação de cada fase e contexto vivido. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site da viva clicando aqui.

“O curso leva em consideração os métodos desenvolvidos por especialistas e os resultados de pesquisas que comprovam a notória influência dessa prática no desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional da criança”, afirma Valdir Cimino, presidente fundador da Viva e Deixe Viver.

Segundo ele, o desenvolvimento saudável da Primeira Infância é a base da prosperidade econômica e da construção de uma comunidade forte e justa. “Estudos demonstram que as primeiras experiências da vida de uma criança são incorporadas por ela, permanecendo por toda a vida, afetando a aprendizagem, o comportamento e a saúde”, acrescenta Cimino.

Os módulos do curso “Leitura Do Ventre à Primeira Infância” abrangem um vasto conteúdo pragmático, com o intuito de levar a compreender o universo da gestante e do bebê, assim como todas as etapas de seu desenvolvimento; apresentar os elementos que lançam luzes para a construção do conhecimento; oferecer orientações para que o cuidar de um bebê seja prazeroso e seguro; capacitar cuidadores infantis para a atenção ao desenvolvimento global e as necessidades particulares do bebê e capacitar pais, profissionais das áreas de educação e saúde, agentes culturais e demais interessados.

Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade.

Hoje, além dos 1.357 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 91 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Embracon, Mahle Metal Leve, Pfizer, Volvo e Instituto Helena Florisbal.

Em 2017, a Viva desenvolveu o método de Ensino à Distância (EAD) de formação dos voluntários, que passou a ser aplicado em 2018. Com isso, espera levar a novas praças sua metodologia, garantindo que todos recebam uma instrução de qualidade, em qualquer parte do Brasil.


Confira a programação:

1º Módulo – Os bebês: da barriga ao mundo, com Valdir Cimino e Verônica Guarnieri
Dia: 2 de agosto de 2018 – Quinta-feira
Horário: 18h30 às 21h30

2º Módulo – O poder da comunicação: intra e interpessoal do cuidador para com o futuro leitor, com Valdir Cimino
Dia: 7 de agosto de 2018 – Terça-feira
Horário: 18h30 às 21h30

3º Módulo – Nossos pensadores: o cuidar através de metodologias direcionadas para a educação infantil, com Ana Maria Basto e Dra. Jacqueline Sakamoto
Dia: 9 de agosto de 2018 – Quinta-feira
Horário: 18h30 às 21h30

4º Módulo – Maternagem: responsabilidade dos pais/família como espelho de futuro, com Dra. Marisol Sendin
Dia: 14 de agosto de 2018 – Terça-feira
Horário: 18h30 às 21h30

5º Módulo – Os benefícios psicológicos e lúdicos da contação de histórias na primeira infância, com Patrícia Secco e Sady Folch
Dia: 16 de agosto de 2018 –Quinta-feira
Horário: 18h30 às 21h30

6º Módulo – O incrível mundo dos bebês e das crianças – o brincar no desenvolvimento dos bebês e das crianças, com Dr. Guilherme Brockington
Dia: 21 de agosto de 2018 – Terça-feira
Horário: 18h30 às 21h30

7º Módulo – Desenvolvimento médico para mães e bebês com microcefalia – inclusão no desenvolvimento da saúde e educação de bebês com deficiência, com Tânia Freire e Marília Tresca
Dia: 23 de agosto de 2018 – Quinta-feira
Horário: 18h30 às 21h30

8º Módulo – Desejos em cena da delicada relação da família por afeto, com o desembargador Antonio Carlos Malheiros
Dia: 28 de agosto de 2018 – Terça-feira
Horário: 18h30 às 21h30

9º Módulo – A morte dos bebês e crianças – cuidados paliativos, com Dra. Taciana Sales
Dia: 30 de agosto de 2018 – Quinta-feira
Horário: 18h30 às 21h30

Sarau literário, com Valdir Cimino
Dia: 4 de setembro de 2018 – Terça-feira
Horário: 18h30 às 21h30

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Associação Viva e Deixe Viver: Rua Fortunato, 140, Vila Buarque,São Paulo, SP
Compartilhar:
APRENDER

Leia para uma criança: campanha do Itaú distribui livros infantis gratuitos, garanta o seu!

publicado em 15/10/2018
APRENDER

Sete dicas para seu filho começar a gostar de livros

publicado em 02/10/2018
APRENDER

Vida de mãe: cinco dicas para a hora de escolher a escola do seu filho

publicado em 02/10/2018
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!