compartilhe

Virada Cultural diferente: Planetário do Ibirapuera oferece programação gratuita com palestras, oficinas e brincadeiras

Já foi
Publicado em 18/05/18

Garotada apaixonada por estrelas, planetas, física e coisas do gênero: a programação do Planetário do Ibirapuera para a Virada Cultural está especial! Nos dias 19 e 20 de maio, em diversos horários, atividades como oficina de reco-reco, oficina de cine-palito e foto na lata, palestras com estudiosos, apresentações e brincadeiras acontecem no Planetário, na Escola Municipal de Astrofísica e aos redores. Todas as atrações são gratuitas, mas para algumas delas é necessário realizar inscrição antecipada. Confira a idade indicativa da atividade escolhida.

Além dos eventos da Virada Cultural, a programação fixa do Planetário também acontece nesse fim de semana. Veja aqui ou acesse a página do Facebook dos Planetários de São Paulo.


Confira a programação do Planetário do Ibirapuera para a Virada Cultural:

  • Demonstração de bolhas de sabão – Dias 19 e 29, das 9h30 às 10h – os participantes vão descobrir como funciona uma bolha de sabão, enquanto participam de diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Luz. Local: arena de eventos, entre o Planetário do Ibirapuera e o Museu Afro. Livre.
  • Experimentos interativos sobre óptica e lógica – Dias 19 e 20, das 10 às 17h – uma atividade para aprender com diversão, utilizando diversos experimentos de óptica e lógica. Local: saguão da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de cinco anos.
  • Como funciona o laser? – Dia 19, das 13h30h às 17h e dia 20, das 10h às 17h – serão apresentados diversos experimentos com lasers pela equipe do SPIE & OSA (The International Society for Optics and Photonics & The American Optical Society) Student Chapter no Brasil, que são grupos que estudam lasers e fotônica em diversas universidades pelo mundo. Local: salas da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de 10 anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.

  • Brincadeira com luzes e cores – Dias 19 e 20, das 10h às 10h30 – o que é sombra e como uma sombra pode ser colorida? E como surgem as cores? Um objeto vermelho é sempre visto como vermelho? Para responder estas e outras perguntas a garotada pode participar dessa brincadeira com luzes e cores. Local: auditório da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de cinco anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.
  • Demonstração de laser – dia 19, das 11h às 11h20 e dia 20, das 12h às 12h20 – a equipe do SPIE & OSA apresenta vídeos mostrando o trabalho desse projeto e diversas aplicações cotidianas de laser. Após a apresentação, será feita uma demonstração de um experimento com laser em meio líquido. Local: auditório da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de 10 anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.
  • Oficina: Caleidoscópio – dia 19, das 13h30 às 14h – a ideia é montar um brinquedo antigo, bastante conhecido: o caleidoscópio. A montagem será feita com um tubo plástico contendo glicerina e água, onde pequenos objetos se movimentam e têm suas imagens refletidas muitas vezes, formando figuras simétricas e dinâmicas. Local: sala de aula da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de cinco anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.

  • Oficina Foto na Lata – dia 19, das 15h30 às 16h30 – os participantes vão aprender como funcionavam as máquinas fotográficas antigas utilizando apenas uma lata de alumínio com um pequeno orifício, que registrará a imagem em papel fotográfico. Os participantes vão fotografar, revelar a foto e guardar a imagem final no seu celular. Local: gramado em frente à Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de 10 anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.
  • Oficina: Luneta – dia 19, das 15h30 às 16h30 e dia 20, das 14h15 às 15h15 – usando canos de PVC e lentes, os participantes desta oficina montarão uma luneta com um aumento de 30 vezes. Além de objetos terrestres, o participante poderá observar a Lua, estrelas e outros objetos brilhantes do céu noturno. Local: sala de aula da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de 10 anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.
  • Palestras PlaneTalks – dia 19, das 17h às 19h – sessões com duração entre 15 e 20 minutos cada. Os temas serão: Visão do cosmos – Fernando Nascimento, diretor dos Planetários de SP; Natureza da luz – Ana Carolina Bruno Machado – Univ. Cruzeiro do Sul; Sol: nossa fonte de luz – Dinah Allen, Planetários e IAG-USP; Vivendo de Luz – Fotossíntese – Dan Lahr IBUSP; Como funciona uma imagem digital? Thales Trigo – fotógrafo; O que é luz síncronton e para que serve esse tal projeto Sirius? Douglas Galante, pesquisador LNLS. Local: sala de projeção da Escola Municipal de Astrofísica. Livre. Retirar ingressos uma hora antes, na bilheteria ou pelo site Ticket Fácil.

  • Palestras PlaneTalks – dia 20, das 17h às 19h – sessões com duração entre 15 e 20 minutos cada. Os temas serão: Por que a luz do Sol causa câncer de pele? – Carlos Menck, professor ICB-USP; Interação luz e matéria – Sylvio Canuto – pro-reitor de pesquisa da USP; Como os animais enxergam cores – Einat Hauzmann, pesquisadora IP-USP; Fotografia no espaço – Kiko Fairbarns, fotógrafo de astronomia (com exposição de fotografias no mezanino); Laser: como está inserido no nosso dia-a-dia – Armando Zuffi – CLA/IPEN. Local: sala de projeção do Planetário do Ibirapuera. Livre. Retirar ingressos uma hora antes, na bilheteria ou pelo site Ticket Fácil.
  • Sonora apresenta roteiro Astronomia – dia 19, das 21h às 21h45 – em uma viagem espacial, esta atividade nos lança pelas estrelas para explorar o cosmo e seus mistérios. Criado em parceria com os Planetários de São Paulo, o roteiro faz uma jornada pelo imaginário da astronomia. A travessia coloca os participantes em contato com observações científicas, fenômenos cósmicos e encruzilhadas filosóficas. Local: sala de projeção da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de cinco anos. Retirar ingressos uma hora antes, na bilheteria.
  • Como a mágica pode ilustrar o método científico? – dia 20, às 11h – a criançada pode descobrir como isso é possível assistindo esta intrigante apresentação de mágica. Local: auditório da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de cinco anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.

  • Oficina: Cine Palito – dia 20, das 13h30 às 14h – a ideia é construir um cinema de bolso para levar para qualquer lugar e sem consumir energia elétrica, utilizando apenas um pedaço de cartão, lápis, um palito de churrasco e muita imaginação. A garotada vai entender como enxergamos os objetos e como as imagens são formadas no cérebro. Local: sala de aula da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de cinco anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.
  • Oficina: Reco-reco com disco de Newton – dia 20, das 15h30 às 16h30 – como fazer um arco-íris desaparecer? Na oficina, o participante irá construir um dispositivo com uma vareta com ranhuras, o qual faz girar um eixo frontal quando atritado de forma adequada. A esse dispositivo, será acoplado um disco colorido, conhecido como disco de Newton. A manipulação e análise desse arranjo trará a resposta à pergunta feita no início deste texto. Local: sala de aula da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de 10 anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.
  • Oficina: Espectroscópio – dia 20, das 15h30 às 16h30 – por que ao olhar para um CD vemos as cores do arco-íris? E do que as estrelas são feitas? Venha conhecer a relação entre essas duas perguntas ao construir um espectroscópio de caixinha que será utilizado para observarmos lâmpadas feitas de diferentes elementos químicos.  Local: auditório da Escola Municipal de Astrofísica. Atividade indicada para maiores de 10 anos. As inscrições devem ser feitas no local do evento por ordem de chegada.
Passeio: Virada Cultural Planetário do Ibirapuera
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 19/05 a 20/05
Horários: variados - dependendo da atividade
Preços: Gratuito
Onde: Parque do Ibirapuera – Rua Otávio Nébias, s/n, Paraíso - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 5574-5045
ter.li/parqueibirapuera
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Virada Cultural Planetário do Ibirapuera
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 19/05 a 20/05
Horários: variados - dependendo da atividade
Preços: Gratuito
Onde: Parque do Ibirapuera – Rua Otávio Nébias, s/n, Paraíso - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 5574-5045
ter.li/parqueibirapuera
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Princesas da Disney: encontros AO VIVO com Bela, Ariel e Cinderela deixam o Natal do Campinas Shopping ainda mais encantado

01/11 a 24/12
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Grátis! Ceia dos Ursos, oficinas para as crianças e trenó virtual são as atrações do Natal do Shopping Market Place

01/11 a 02/01
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Grátis! Natal da Galinha Pintadinha tem encontro AO VIVO com a Popó e parque temático no Raposo Shopping

02/11 a 31/12
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!