compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Vamos ao parque ver as estrelas? Planetário do Ibirapuera promove “viagem espacial” em meio à natureza

Atração fixa
Publicado em 05/06/2017

Que tal um passeio no Parque do Ibirapuera para ver as estrelas e os planetas? Não nos confundimos, estamos falando do Planetário, que fica escondido em meio a um dos maiores pedaços de mata verde da cidade. O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil, inaugurado em 1957, e abriga 300 pessoas por sessão, quando é possível ver o céu da capital paulista sem toda a poluição que a rodeia.

Entre as atrações infantis, tem a sessão “Janela Mágica”, produzida pela Fundação Planetário do Rio de Janeiro, indicada para crianças de 5 a 12 anos. A atividade conta a história do garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor que embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. É durante essa viagem espacial que o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas e constelações, por exemplo. A sessão é exibida sempre no horário das 10h, tanto no sábado, quanto no domingo, além dos feriados. Confira outras atrações:

  • “Os cometas”: com os recursos do Planetário, a sessão apresenta as principais estrelas e constelações visíveis no céu de São Paulo. Além de estrelas, também serão mostrados alguns planetas presentes no céu em uma viagem para conhecer os cometas durante a missão Rosetta da NASA.
  • Conhecendo o céu de inverno”: prepare-se para conhecer as principais constelações e objetos astronômicos vistos na cidade de São Paulo durante o inverno, como a constelação de Escorpião que se destaca no plano celeste nessa época do ano. A sessão inclui também detalhes sobre os Planetas e outros objetos do Sistema Solar, como a Lua e os Cometas. No fim da experiência, os visitantes fazem uma viagem espacial que explica  a reclassificação recente de Plutão, atualmente considerado um planeta-anão. Embora a sessão tenha uma linguagem voltada ao público adulto, pode ser interessante para as crianças do ensino fundamental, já que aborda conteúdos ensinados na escola e envolve conceitos, como matemática, história e geografia.
  • “Os segredos do céu de primavera”: então é primavera!!! nessa sessão dá para saber mais sobre principais estrelas e constelações visíveis no céu durante a Primavera em São Paulo. Os visitantes conferem alguns planetas presentes no céu e, dessa vez, a viagem leva o público para observar as galáxias, mesmo as mais distantes que só podem ser observadas por telescópios potentes! Embora a sessão tenha uma linguagem voltada ao público adulto, pode ser interessante para as crianças do ensino fundamental, já que aborda conteúdos ensinados na escola e envolve conceitos, como matemática, história e geografia.
  • Sessão ao vivo “Especial Hubble/Cassini”: uma homenagem os 27 anos do Telescópio Espacial Hubble e ao término da missão da sonda Cassini após quase 20 de atividade. A sessão destaca o descobrimento de características e detalhes do planeta Saturno, fornecidos pela sonda Cassini, lançada em 1997.

Como a maioria das atrações acontecem no escuro e duram cerca de uma hora, vale conversar com os pequenos para prepará-los para que possam apreciar o grande espetáculo de luzes e projeções luzes e projeções  no teto, que dão a impressão de um céu de verdade!

O local, que é muito visitado por excursões escolares, também é palco de palestras e debates sobre temas ligados à astronomia. O Planetário funciona somente aos fins de semana, com quatro sessões diárias e gratuitas, às 10h, às 12h, às 15h e 17h. A distribuição de senhas acontece uma hora antes de cada sessão e a capacidade máxima é 300 pessoas.

Durante as férias escolares, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, o Planetário funciona de quarta à domingo e feriados, nos mesmos horários.

ATENÇÃO! A atração é recomendada para crianças a partir de 5 anos, mas é necessário apresentar de documento de identidade ou Certidão de Nascimento.

Passeio: Planetário do Ibirapuera
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: Atração fixa
Horários: aos sábados e domingos, 10h; 12h; 15h; 17h
Preços: Gratuito
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 5574-5045
www.parqueibirapuera.org/
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Planetário do Ibirapuera
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: Atração fixa
Horários: aos sábados e domingos, 10h; 12h; 15h; 17h
Preços: Gratuito
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana - São Paulo
Informações: (11) 5574-5045
www.parqueibirapuera.org/
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Para os Potters de plantão! Mogi das Cruzes ganha Food truck “Expresso Hogwarts” inspirado na saga do bruxinho

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Com camas elásticas gigantes, espaço para festas e atrações inéditas no Brasil, novo Impulso Park é o MAIOR parque de trampolins do País

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Gratuito: que tal levar as crianças para conhecerem um verdadeiro Grupamento dos Bombeiros?

Atração fixa
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!