compartilhe

Vamos ao parque ver as estrelas? Planetário do Ibirapuera promove “viagem espacial” em meio à natureza

Atração fixa
Publicado em 05/06/17 e atualizado em 12/02/19

Que tal um passeio no Parque do Ibirapuera para ver as estrelas e os planetas? Não nos confundimos, estamos falando do Planetário, que fica escondido em meio a um dos maiores pedaços de mata verde da cidade. O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil, inaugurado em 1957, e abriga 300 pessoas por sessão, quando é possível ver o céu da capital paulista sem toda a poluição que a rodeia.

Confira algumas das atrações que a família pode conferir:

A Janela Mágica (infantil) – Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Na aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, as constelações e muito mais. Faixa etária: Indicada para crianças de 5 a 12 anos. Parceria: Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Vagas: 190. Ingressos: online aqui.

Planetas do Universo – Astrônomos já encontraram mais de 3 mil planetas ao redor de outras estrelas. A possibilidade de vida fora da Terra continua uma hipótese difícil de comprovar, dadas as enormes distâncias que nos separam desses planetas. Até agora, as descobertas mais recentes sobre os planetas fora do Sistema Solar só reforçam o quão única é a Terra. Uma oportunidade para refletir sobre o papel de cada um na preservação do planeta para as futuras gerações. Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos. Duração: 1 hora. Vagas: 190. Ingressos: online aqui.

Olhar o Céu de São Paulo outra vez – Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. A ideia é explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de janeiro de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada. Faixa etária: Destinada ao público de todas as idades. Duração: 50 minutos. Vagas: 190. Ingressos: online aqui.

Sessão de cúpula contemplativa – Voyager: uma longa jornada rumo às estrelas – A sessão apresenta sons e imagens relacionadas às sondas Voyager 1 e Voyager 2. Lançadas ao espaço em 1977, as sondas exploraram os planetas gigantes gasosos do Sistema Solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e algumas de suas luas. Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos. Duração: 40 minutos. Vagas: 190. Ingressos: online aqui.

Visita guiada – inicialmente são apresentados os computadores e projetores usados para produzir e apresentar as sessões do Planetário. Em seguida, visitamos os instrumentos astronômicos expostos nas proximidades dos prédios da EMA e do Planetário: a rosa dos ventos, o relógio de Sol e a esfera armilar. Seguimos para conhecer os telescópios e outros objetos expostos no saguão da EMA. Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos. Ingressos: As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

A programação mensal sempre recebe atrações novas, vale consultar o site do Planetário para conferir!


Atenção: como a maioria das atrações acontecem no escuro e duram cerca de uma hora, vale conversar com os pequenos para prepará-los para que possam apreciar o grande espetáculo de luzes e projeções luzes e projeções  no teto, que dão a impressão de um céu de verdade!

O local, que é muito visitado por excursões escolares, também é palco de palestras e debates sobre temas ligados à astronomia. O Planetário funciona somente aos fins de semana, com quatro sessões diárias e gratuitas, às 10h, às 12h, às 15h e 17h. A distribuição de senhas acontece uma hora antes de cada sessão e a capacidade máxima é 300 pessoas.

Durante as férias escolares, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, o Planetário funciona de quarta à domingo e feriados, nos mesmos horários.

ATENÇÃO! A atração é recomendada para crianças a partir de 5 anos, mas é necessário apresentar de documento de identidade ou Certidão de Nascimento.


Podem acontecer ajustes na programação sem divulgação prévia. Então, antes de sair de casa, vale entrar em contato com o Planetário para checar.

Galeria:
Passeio: Planetário do Ibirapuera
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Preços: Há atrações gratuitas e a preços populares
[compre aqui seu ingresso]
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana - São Paulo - capacidade: até 300 pessoas
[como chegar]
Informações: (11) 5574-5045
Site: ter.li/parqueibirapuera
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Planetário do Ibirapuera
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Preços: Há atrações gratuitas e a preços populares
[compre aqui seu ingresso]
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana - São Paulo - capacidade: até 300 pessoas
[como chegar]
Informações: (11) 5574-5045
Site: ter.li/parqueibirapuera
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Science Days: NASA realiza maior feira de ciências do país em Jundiaí, com entrada gratuita

03/04 a 04/04
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Espaço temático e itens raros: megaexposição “Quadrinhos”, no MIS, é para os fãs de HQ pirarem!

14/11 a 26/05
Passeios
Hoje tem!

Com infláveis, pula pula e escorregadores, Kids Park leva diversão para os pequenos no Shopping Market Place

06/02 a 31/03
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!