compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Vamos ao parque ver as estrelas? Planetário do Ibirapuera promove “viagem espacial” em meio à natureza

Atração fixa
Publicado em 05/06/2017

Que tal um passeio no Parque do Ibirapuera para ver as estrelas e os planetas? Não nos confundimos, estamos falando do Planetário, que fica escondido em meio a um dos maiores pedaços de mata verde da cidade. O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil, inaugurado em 1957, e abriga 300 pessoas por sessão, quando é possível ver o céu da capital paulista sem toda a poluição que a rodeia.

Entre as atrações infantis, tem a sessão “Janela Mágica”, produzida pela Fundação Planetário do Rio de Janeiro, indicada para crianças de 5 a 12 anos. A atividade conta a história do garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor que embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. É durante essa viagem espacial que o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas e constelações, por exemplo. A sessão é exibida sempre no horário das 10h, tanto no sábado, quanto no domingo, além dos feriados. Confira outras atrações:

  • “Os cometas”: com os recursos do Planetário, a sessão apresenta as principais estrelas e constelações visíveis no céu de São Paulo. Além de estrelas, também serão mostrados alguns planetas presentes no céu em uma viagem para conhecer os cometas durante a missão Rosetta da NASA.
  • Conhecendo o céu de inverno”: prepare-se para conhecer as principais constelações e objetos astronômicos vistos na cidade de São Paulo durante o inverno, como a constelação de Escorpião que se destaca no plano celeste nessa época do ano. A sessão inclui também detalhes sobre os Planetas e outros objetos do Sistema Solar, como a Lua e os Cometas. No fim da experiência, os visitantes fazem uma viagem espacial que explica  a reclassificação recente de Plutão, atualmente considerado um planeta-anão. Embora a sessão tenha uma linguagem voltada ao público adulto, pode ser interessante para as crianças do ensino fundamental, já que aborda conteúdos ensinados na escola e envolve conceitos, como matemática, história e geografia.
  • “Os segredos do céu de primavera”: então é primavera!!! nessa sessão dá para saber mais sobre principais estrelas e constelações visíveis no céu durante a Primavera em São Paulo. Os visitantes conferem alguns planetas presentes no céu e, dessa vez, a viagem leva o público para observar as galáxias, mesmo as mais distantes que só podem ser observadas por telescópios potentes! Embora a sessão tenha uma linguagem voltada ao público adulto, pode ser interessante para as crianças do ensino fundamental, já que aborda conteúdos ensinados na escola e envolve conceitos, como matemática, história e geografia.
  • Sessão ao vivo “Especial Hubble/Cassini”: uma homenagem os 27 anos do Telescópio Espacial Hubble e ao término da missão da sonda Cassini após quase 20 de atividade. A sessão destaca o descobrimento de características e detalhes do planeta Saturno, fornecidos pela sonda Cassini, lançada em 1997.

Como a maioria das atrações acontecem no escuro e duram cerca de uma hora, vale conversar com os pequenos para prepará-los para que possam apreciar o grande espetáculo de luzes e projeções luzes e projeções  no teto, que dão a impressão de um céu de verdade!

O local, que é muito visitado por excursões escolares, também é palco de palestras e debates sobre temas ligados à astronomia. O Planetário funciona somente aos fins de semana, com quatro sessões diárias e gratuitas, às 10h, às 12h, às 15h e 17h. A distribuição de senhas acontece uma hora antes de cada sessão e a capacidade máxima é 300 pessoas.

Durante as férias escolares, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, o Planetário funciona de quarta à domingo e feriados, nos mesmos horários.

ATENÇÃO! A atração é recomendada para crianças a partir de 5 anos, mas é necessário apresentar de documento de identidade ou Certidão de Nascimento.

Passeio: Planetário do Ibirapuera
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: Atração fixa
Horários: aos sábados e domingos, 10h; 12h; 15h; 17h
Preços: Gratuito
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana - São Paulo - capacidade: até 300 pessoas
[como chegar]
Informações: (11) 5574-5045
www.parqueibirapuera.org/
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Planetário do Ibirapuera
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: Atração fixa
Horários: aos sábados e domingos, 10h; 12h; 15h; 17h
Preços: Gratuito
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana - São Paulo - capacidade: até 300 pessoas
Informações: (11) 5574-5045
www.parqueibirapuera.org/
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Pertinho de São Paulo: Viva Parque Aquático Ecológico tem piscinas, toboáguas e muita diversão para toda família

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Com trem retrô e Vila Inglesa, Expresso Turístico para Paranapiacaba é um passeio cheio de história e paisagens para curtir em família

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Shopping Center Norte ganha uma super brinquedoteca da rede YouPlay, com parquinho, oficinas, recreação, games e buffet infantil

Atração fixa
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!