compartilhe

Tratamento com Laser auxilia na amamentação

Por Dra. Alessandra Sônego - publicado em 02/08/2018

No Brasil, pesquisas concluem os benefícios que o leite materno oferece para a criança, para a mulher, para o vínculo afetivo entre mãe – filho, para família e até mesmo para a sociedade, quando o ato de amamentar é bem vivenciado pelas mães.

Apesar dos benefícios que amamentação oferece, na última década estudos mostram que, apesar de a maioria dos bebês (96,4%) serem amamentados quando saem da maternidade, somente 40% deles recebem aleitamento materno exclusivo até os quatro meses de idade. Acredita-se que a amamentação é uma prática socialmente construída, sofrendo influências de uma série de fatores que determinam o sucesso ou desmame.

Os problemas no mamilo são fatores comuns, e podem afetar entre 80 a 96% das mulheres que amamentam, e apresentam características tipicamente associadas, incluindo mamilos rachados, sangrando e com bolhas, causando dor e desconforto às puérperas na primeira semana após o parto. Nesse sentido, quando a dor permanece dominadora durante o período de amamentação, contribui para a mãe desmamar seu filho.

Além disso, o mamilo danificado é propenso à infecção bacteriana e fúngica, resultando em problemas como ductos  mamários obstruídos e mastite.

As pesquisas colocavam que os principais fatores causadores dos problemas mamilares, destacam-se a primiparidade, as mamas em condições túrgidas e ingurgitadas, os mamilos semiprotrusos, malformados, despigmentados, a preensão e posicionamento inadequados do recém-nascido.

Um tratamento que está provando ser de grande benefício para a melhora de mamilos dolorosos é a terapia com laser de baixa potência.

O laser é uma fonte de luz monocromática, intensa, coerente e colimada, cuja emissão de radiação se faz pelo estímulo de campo externo, ou seja, da lesão especificamente, a fim de acelerar o processo de cicatrização tecidual de feridas.

O tratamento também é benéfico na desobstrução dos ductos mamários e no processo de cicatrização de mamas com mastite, consequentemente alívio imediato da dor e desconforto durante a amamentação.

Os efeitos do laser podem ser divididos em curto e longo prazo. As respostas em curto prazo são aquelas nas quais o efeito pode ser observado poucos segundos ou minutos após a aplicação, os efeitos observados em longo prazo são aqueles que ocorrem horas ou ainda dias após a aplicação, apresentando propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e de bioestimulação celular.

A laserterapia é um tratamento suave e indolor, geralmente aplicado por fisioterapeutas, e duram apenas alguns minutos e sem efeitos colaterais conhecidos.

Nesse contexto, a terapia com laser é considerada uma intervenção adequada, a fim de evitar e tratar a dor e desconforto, dificuldades e possíveis complicações, trazendo conforto e bem-estar, o que incentiva a mulher a manter o aleitamento materno e evitar o desmame precoce.

A amamentação promove benefícios físicos e psicológicos à mãe e ao recém-nascido. É um ato de amor!

Sobre Dra. Alessandra Sônego:
Alessandra Sônego é fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher pelo HC-FMUSP, atuante nas áreas de reabilitação dos músculos do assoalho pélvico e obstetrícia na clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional. Especialista em acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pela FACEI (2011). Site: http://www.athalifisioterapia.com
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Dra. Alessandra Sônego:
Alessandra Sônego é fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher pelo HC-FMUSP, atuante nas áreas de reabilitação dos músculos do assoalho pélvico e obstetrícia na clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional. Especialista em acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pela FACEI (2011). Site: http://www.athalifisioterapia.com
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!