compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Teatro grátis! Espetáculo “Água Doce” estreia ao ar livre, no Parque da Aclimação

Já foi!
Publicado em 23/05/2018

Essa dica de passeio é para toda a família! Um espetáculo ao ar livre que fala sobre a relação do homem com a água doce, com destaque aos rios brasileiros, por meio do mito da Iara e de outros seres folclóricos das comunidades ribeirinhas. O Parque da Aclimação, na região central de São Paulo, recebe no dia 26 de maio, às 16h, a Cia. da Tribo para a estreia no  seu mais novo espetáculo “Água Doce“, que aborda a relação do homem com os rios e córregos das cidades. A entrada é gratuita. Dica: se o dia estiver ensolarado, lembre-se de levar bonés, chapéus, protetor solar e água para a criançada!

O espetáculo conta a história de quatro personagens: Iara, Abaré, Cacira e Xirú, de um povo inventado e inspirado em seres mitológicos. Iara, a deusa das águas, se destaca entre seus irmãos e tem seu valor reconhecido pelo seu pai, conhecido como Xirú, que a escolhe para cuidar das águas. Nesse momento, ela é atacada por sua irmã, e ao se defender, acaba a derrubando no rio. Iara é condenada ao exílio pela aldeia, enviada à pororoca (encontro turbulento das águas do mar com as águas do rio) e transforma-se em Mãe do Rio.

Sua amargura deixa um rastro de destruição e o rio poluído e sujo. Seu irmão empreende uma verdadeira jornada para trazê-la de volta, retomando assim a vida do rio. Em sua trajetória, conhece personagens folclóricos da cultura indígena, como o Cabeça de Cuia, o Jaguarão, o Pirarucu, e outros. Finalmente, depois de muito viajar, passar por redemoinhos e brigar com inimigos, ele encontra a Mãe do Rio, sem saber que é sua irmã. No final do embate entre os dois, ao ouvir a voz da irmã, ele a reconhece e os dois se reencontram. Iara finalmente devolve a vida à água doce e segue em seu papel mítico para proteger os rios brasileiros.

Criaturas “instrumentosas”

Materiais como fitas métricas, talheres, matrizes de garrafas pet, microfone, tachinha de lata, entre outros serviram de inspiração para esculturas lúdicas. Inspirado pelos personagens folclóricos e da cultura indígena, foram criadas 14 criaturas “instrumentosas”, algumas em grandes dimensões.

A música da água

A produção traz canções e trilha sonora originais criadas a partir de uma pesquisa da cultura popular. As referências são da música dos ribeirinhos e cantigas indígenas, além da música ibérica e de matriz africana. Além disso, as nuances sonoras da água, o som de chuvas, gotas e corredeiras também fizeram parte da pesquisa para compor o som metálico e urbano presente no espetáculo. A música das lavadeiras e o caboclinho também foram inspirações, assim como o uso de instrumentos como a alfaia, um tambor popular mais utilizado no maracatu, o vaso de cerâmica, mais conhecido como cântaro, e o atabaque africano, além de flautas de influência indígena.

As apresentações ao ar livre integram o projeto Água Doce, contemplado pela 6ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo. Os parques que recebem o espetáculo têm ligação com o tema, tendo rios em seu território ou em seu subterrâneo.


A Cia. da Tribo é um grupo urbano, que já montou 13 espetáculos, entre eles “Dois corações e quatro segredos”, que refaz a viagem de Mário de Andrade pelo interior do Brasil; “Pé de Vento”, inspirado nos poemas de Manoel de Barros; “Zabumba”, baseado na festa do Bumba-meu-Boi; “Quixote Caboclo”, inspirado nos poemas de Patativa do Assaré; entre outras montagens.

Água Doce - Foto: Rogério Almeida

Água Doce - Foto: Aro Ribeiro

Água Doce - Foto: Aro Ribeiro

Água Doce - Foto: Aro Ribeiro

Água Doce - Foto: Aro Ribeiro

Água Doce - Foto: Aro Ribeiro

Água Doce - Foto: Aro Ribeiro

Água Doce - Foto: Aro Ribeiro

Água Doce - Foto: Aro Ribeiro

Passeio: Espetáculo "Água Doce"
Recomendado: Todas as idades
Quando: em 26/05/18
Horários: 16h - duração: 50 minutos
Preços: Gratuito
Onde: Parque da Aclimação – Rua Muniz de Sousa, 1119, Aclimação - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 3208-4042
ter.li/parqueaclimacao
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Espetáculo "Água Doce"
Recomendado: Todas as idades
Quando: em 26/05/18
Horários: 16h - duração: 50 minutos
Preços: Gratuito
Onde: Parque da Aclimação – Rua Muniz de Sousa, 1119, Aclimação - São Paulo
Informações: (11) 3208-4042
ter.li/parqueaclimacao
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Gosta de jogos de tabuleiro? Conheça a Doidos por Dados, na Vila Mariana

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Tá frio aí? Anna e Elsa recebem crianças com café da manhã e super espetáculo para toda a família

03/06 a 24/06
Passeios
Hoje tem!

Clássico repaginado: Teatro BTC apresenta “Três Porquinhos, Um Lobo Bonzinho” e tem desconto para nossos leitores!

24/06
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!