compartilhe

Sete dicas para seu filho começar a gostar de livros

Por Kelly Jamal - publicado em 02/10/2018

Criando nossos filhos justamente quando temos uma geração multi-telas, não é nada fácil inserirmos e despertarmos o interesse deles pelos livros, mas são exatamente nossos hábitos e nossa atenção que podem mudar essa realidade.

Veja bem, não sou radical quanto ao uso de iPads, celulares e TV aqui em casa, mas acredito que tudo pode ser moderado sem nos tornarmos alienados.

Eu gosto de ler desde que me conheço por gente. Lembro de quando aprendi a ler de fato e como fiquei feliz com aquilo, minha avó quem dizia, afinal era só eu ver uma placa de rua, um outdoor (ainda havia centenas deles espalhados pelas ruas e estradas de SP), uma revista e eu logo saía lendo para todo mundo ouvir.

Com isso, não foi tão difícil criar o hábito de leitura aqui em casa com o Guga, mas se engana quem acha que ele puxou a mãe e gosta de parar de brincar para ouvir uma história que nada tem a ver com brinquedos. E foi aí que entendi que a maneira para envolvê-lo na hora da leitura seria exatamente usando o que ele mais ama: os bonecos e os carros.

Quando a gente pára e observa de um outro ângulo como podemos chamar a atenção dos nossos filhos para um livro, tudo fica mais fácil, por isso resolvi deixar cinco dicas que podem ajudar você a inserir a literatura na rotina dos seus filhos:

  1. Escolher o livro mais adequado para a idade da criança é essencial. Não adianta achar que um livro sem figuras ou objetos lúdicos vai entretê-lo
  2. Leve em consideração o que seu filho fala. Entre na imaginação dele;
  3. O ambiente e o horário para a atividade também precisam levados em conta, afinal você não espera que seu filho lhe dê atenção se ele está com sono ou muito agitado;
  4. Pais que têm o hábito de ler, criam filhos com hábitos de leitura;
  5. Deixe os livros em locais de fácil acesso;
  6. Deixe eles escolherem o que querem ler no dia;
  7. Converse sobre aquilo que leram.
Sobre Kelly Jamal:
Pãe do BabyGuga. Jornalista por formação e atriz por paixão. Leonina que adora viajar e tudo que está ligado ao mundo do cinema, teatro e séries. Louca por moda e makeup. Kelly é blogueira e escreve no "Mãe de Botas".
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Kelly Jamal:
Pãe do BabyGuga. Jornalista por formação e atriz por paixão. Leonina que adora viajar e tudo que está ligado ao mundo do cinema, teatro e séries. Louca por moda e makeup. Kelly é blogueira e escreve no "Mãe de Botas".
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!