compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Semana Mundial do Brincar: Confira as opções de passeios gratuitos no INTERIOR E LITORAL DE SP

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

Você cresceu jogando bola na rua, pulando corda e jogando amarelinha. Seus filhos não estão tendo o mesmo direito de viver de verdade suas infâncias. Ou estão na escola em tempo integral, ou estão em alguma atividade, no inglês, na natação, se preparando para o futuro. Mas e o presente? Como é que fica? Pesquisas já comprovaram o quanto viver plenamente a infância e simplesmente brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. O que podemos fazer para que as crianças tenham tempo de ser… crianças? 

É para discutir este tema e levantar esta bandeira que acontece na próxima semana, de 21 e 28 de maio, de domingo a domingo, a Semana Mundial do Brincar 2017, uma semana inteira recheada com centenas de atividades GRATUITAS para as crianças em todo o País, com o objetivo de promover uma sensibilização pela importância do brincar na infância. O evento é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Como são muuuuitas atrações, preparamos este GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 para você encontrar a atividade mais próxima da sua casa, ou a que mais te interessa, e curtir este super evento com a família.

Abaixo listamos somente as atividades que acontecem no INTERIOR E LITORAL DE SP. Para conferir a agenda completa de todas as regiões da cidade, acesse aqui o nosso GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017. Aproveite para brincar muito com seus filhos! Vamos viver e aproveitar a infância que o tempo não corre, voa!!


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017:

PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO DO INTERIOR E LITORAL DE SP

ARARAQUARA

  • FESTIVAL DE BRINCADEIRAS DE RUA: Espaço e tempo para experimentar brincadeiras tradicionais. Com os educadores do Programa Curumim. Dia 21/5, Domingo, das 09h30 às 11h30. Livre. Inscrições no local. Grátis. Local: Rua Ivo Dalláqua.
  • VIOLINHA CONTADEIRA: Causos e lendas brasileiras, entremeados por canções nativas de mestres da viola do sertão. Com Paulo Freire. Dia 21/5, Domingo, às 11h30. Livre. Grátis. Local: Garimpo.
  • A CRIANÇA NOVA… A CRIANÇA ETERNA…: Imagens da Cultura Infantil através dos tempos e relações com o Brasil contemporâneo. Com Lydia Hortélio, educadora, musicista e pesquisadora. Dia 25/5, quinta, às 19h. Livre. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. Local:Teatro.
  • QUEBRA CABEÇAS E DESAFIOS DE LÓGICA: Desafios individuais e coletivos para jogos de montar sequências de imagens no menor tempo possível. Com QC Brasil. Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 10h às 17h. Livre. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. Local: Convivência Externa.

BAURU

  • ESTRIPULIAS: Vivência. Pular, saltar, correr, equilibrar, subir, jogar, rolar, pendurar …seja através do esporte, da ginástica, do circo ou do brincar, o importante é não parar no lugar. Para crianças acompanhadas de seus responsáveis. Com Casa do Circo e Instrutores de atividades físicas. Dias 20, 21, 27 e 28/5, sábados e domingos, das 10h às 13h. Livre. Grátis. Local: Ginásio.
  • BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE RUA: Vivência. Convite para experimentar e aprender como construir alguns brinquedos e resgatar brincadeiras que marcaram a infância dos adultos e idosos de hoje. Com Instrutores de atividades infanto-juvenis. Dia 21/5, domingo, às 16h. Livre. Grátis. Local: Praça de Convivência.
  • CORRE COTIA: Vivência. Brincadeiras de rua com Programa Curumim e quem quiser brincar junto. Com Instrutores de atividades infanto-juvenis. Dias 24 e 26/5, quarta e sexta, às 16h. Livre. Grátis.Local: Campo Soçaite.
  • JAM SESSION BRINCANDO COM A DANÇA: Dança. A Jam propõe um jogo de improvisação onde corpo e movimento são experienciados de forma lúdica por toda a família. Acreditando que a dança é uma grande brincadeira, a proposta é brincar com o corpo vivendo suas possibilidades e todo o seu potencial de movimento com propostas que abarcam todos corpos de todas as idades.Com Cia. Meu Corpo, Meu Brinquedo. Dia 21/5, domingo, às 10h30. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência

BERTIOGA

  • MÁGICA CLOSE-UP: Intervenção. A mágica diante dos olhos do público: com um poder envolvente, faz com que os participantes passem por uma experiência única e inesquecível. Com Felipe Gouvea.
    Dia 25/5, quinta, das 08h às 09h. Livre. Para público hospedado. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • CASULINHO: Instalação de aéreos para crianças de 0 a 6 anos, criada pela artista plástica e circense Tatiana Santiago. O circuito foi inspirado nos aparelhos aéreos circenses e nas brincadeiras das crianças durante as aulas de circo. Com Casa do Circo. Dias 25, 26 e 27/5, quinta, sexta e sábado, das 09h às 12h. Livre. Para todos os públicos. Grátis. Local: Estação Vivência – Praia.
  • LABIRINTOS: Oficina. Aparelhos tradicionais circenses e experimentações com novas criações propõem caminhos diferentes para o brincar. Com Casa do Circo. Dias 25, 26 e 27/5, quinta, sexta e sábado, das 16h às 18h. Livre. Para público hospedado. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • MAGNIFIC: Inspirado em grandes espetáculos do teatro de revista, Magnific apresenta números clássicos do mundo do circo, com apresentações de malabares, percha, equilíbrio, acrobacia e mágica, entre outras modalidades circenses. Com Grupo Arena Circus. Dia 25/5, quinta, das 21h às 22h. Livre. Para público hospedado. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • TRAQUITANAS CIRCENSES: Oficina. Nessa oficina de Traquitanas (espécie de boneco ou qualquer objeto que se mova por mecanismo artificial) os participantes têm contato com os princípios básicos de funcionamento de alguns mecanismos na criação de um autômato, produzindo seu brinquedo.Com Leonardo Gallep. Dia 26/5, sexta, das 15h às 16h30. Livre. Para público hospedado. Grátis. Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
  • VOANDO COM O CIRCO: Oficina. Uma incrível experiência em meio ao mundo mágico do Circo, nesta oficina o público poderá experimentar o aprendizado de técnicas circenses em equipamentos aéreos como o trapézio e o tecido acrobático.Com Circo na Praia. Dias 26 e 27/05, sexta e sábado, das 16h às 18h. Livre. Para público hospedado. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • MALABARISMOS: A oficina propõe trabalhar técnicas de malabares desenvolvendo o controle corporal, coordenação motora, equilíbrio e concentração dos participantes.Com Circo na Praia. Dia 27/05, sábado, das 15h às 16h. Livre. Para público hospedado. Grátis. Local: Área de Convivência.

CAMPINAS

  • O BRINCAR QUE ENCANTA O TEMPO: O Galpão e outros espaços do Sesc; estarão ocupados com estruturas lúdicas: brinquedos gigantes, jogos de desafios, circuito lúdico, brinquedo de bambu, brinquedos populares e programações diversas para adultos e crianças. De 20 a 28/5, terça a sexta, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Livre. Grátis. Local: Galpão Multiuso.
  • ESPAÇO DE BRINCAR: A proposta é brincar e pensar a vida na roça, valorizando o ato de brincar, oferecendo um espaço para a troca e o encontro entre gerações. De 20 a 27/5, terça a sexta, das 9h às 20h30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30.
  • BRINCADEIRAS DE ACORDAR: Atividades que agitam o corpo: corda, elástico, pés de lata, pernas de pau e outras brincadeiras que nos tiram do chão. Com instrutores de atividade infanto-juvenis. Dias 20 e 27, sábados, das 10h às 12h. Livre. Grátis. Local: Galpão Multiuso.
  • OFICINAS DE DEDOCHES: Moldar, cortar, alinhavar, costurar, oficina para adultos e crianças que confeccionam juntos fantoches de dedo. Dias 20 e 27, sábados, das 13h às 15h. Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis. Grátis. Local: Sala de Atividades 6
  • CASINHA DE FEIJÃO: Construção no jardim do espaço de brincar de uma cabana feita de feijões. Neste dia armaremos os alicerces, plantaremos e regaremos. Dia 20, sábado, das 14h às 17h. De 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis. Grátis. Local: Jardim do Espaço de Brincar.
  • ZARABATANA: Cantando em rimas e revisitando o colorido universo da Sinhá Marreca, Burrinho Tro- lo-ló e Macaquinho da Floresta, o quarteto Zarabatana experimenta junto às crianças diferentes modos de brincar, cantar e inventar histórias. Dias 21 e 28/5, domingos, das 10h às 13h. Livre. Grátis. Local: Galpão Multiuso.
  • SAPATOS TROCADOS: Narra a saga de Kapaxi, um grande velocista e contador de histórias, que recebeu um par de sapatos mágicos de presente de Tuminkery, para atuar numa missão especial: Com o grupo Makunaicontos. Dia 21/5, 11h às 12h30. Local: Espaço Arena
  • BORDADINHOS: Entre fios e fitas pais e filhos, compõem desenhos e memórias. Dia 23/5, terça, das 15h30 às 17h. Dias 24 e 25/5, quarta e quinta, das 10h às 11h30. De 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis. Inscrições no local da atividade com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • TEMPO DE BRINCAR, TEMPO DE SER CRIANÇA: Bate-papo entre pais, educadores e demais interessados nos assuntos ligados à educação. Nesta roda de conversa vamos refletir acerca do tempo de brincar com qualidade neste ato criativo e libertário das crianças. Dia 23/5, terça, das 10h às 12h. 18 anos. Grátis. Local: Sala de Atividades 5.
  • TEMPO DE ACESSAR NOSSO SER CRIANÇA: Vamos tratar nesta palestra do brincar como combustível da alegria, instigando os participantes a refletir o brincar enquanto vivência estética e criativa que inaugura um mundo de possibilidades. Com Adriana Klisys. Dia 23/5, terça, das 19h às 21h. 18 anos. Grátis. Local: Espaço Arena.
  • OFICINA DE CRIAÇÃO: Nesta oficina o objetivo é conhecer e experimentar ferramentas e materiais diversos para inventar um objeto lúdico. Ao final da confecção cada participante leva sua invenção.
    De 23 a 25/5, terça a quinta, das 19h às 20h. De 4 e 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • ESCULTURA COM ELEMENTOS DA NATUREZA: Experimentar explorar e compor esculturas utilizando a argila e elementos naturais. Dias 24 e 26/5, quarta e sexta, das 15h30 às 17h. De 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • PLAYGROUND: Duas crianças em situações de amizade, companheirismo e diversão, realizando várias acrobacias e equilíbrios. Com Cia. La Mala. Dia 27/5, sábado, às 15h30. Livre. Grátis. Local: Espaço Arena.

CATANDUVA

  • CURUMIM ENTRA NA BRINCADEIRA: Oficina. O resgate da infância, das brincadeiras populares, livres e de rua, com o objetivo de fortalecer a importância do brincar livre: cinco Marias, balangandã, elástico, cama de gato e rodas cantadas.Com instrutores de atividades infanto-juvenis. De 23 a 26/5, de terça a sexta, das 13h30 às 17h. Dia 27/5, sábado, às 10h e às 14h. Livre. Para crianças do programa Curumim. Grátis. Local: Espaços da unidade.
  • CIRANDA PAIS E FILHOS: Vivência. Brincadeiras de roda, com o objetivo de aproximar adultos e crianças numa convivência lúdica e interativa, valorizando uma das mais antigas manifestações culturais do mundo.Com instrutores de atividades infanto-juvenis. Dia 26/5, sexta, às 20h. Livre. Grátis. Local: Espaços da unidade.
  • TOMIE: Espetáculo dedicado à primeira infância que aborda o universo das cores e formas de Tomie Ohtake, por meio de uma exploração sinestésica e sensorial de cores, sons, movimentos e músicas. Com Cia Casa amarela. Dia 28/5, domingo, às 16h. Livre. Grátis. Local: Quiosque.

JUNDIAÍ

  • OFICINA DE PETECA: Aprenda a fazer peteca brincando! Com Educadores do Sesc. Dia 20/5, sábado, das 13h às 14h e das 14h30 às 15h30. Recomendado para maiores de 5 anos. Inscrições meia hora antes no local. 50 Vagas. Grátis. Local: Quadra 02.
  • OFICINA PÉ DE LATA: Equilíbrio e coordenação estão presentes em todos os esportes! Venha fazer seu pé de lata para treinar essas capacidades brincando! Com Educadores do Sesc. Dia 20/5, sábado, das 16h às 17h e das 17h às 18h. Recomendado para maiores de 5 anos. Inscrições 1 horas antes no local. 50 vagas. Grátis. Local: Espaço radical 02.
  • BRINCADEIRAS NA MOCHILA: Intervenção. Com um desejo no coração, um mundo nas costas e sonhos dentro da mochila, as brincadeiras vão surgindo a cada encontro. Esses mochileiros vão caminhando pela unidade, resgatando diferentes brincadeiras! Com Coletivo Pé de Brincar. Dia 20/5, sábado, das 15h às 16h. Dia 21/5, domingo, das 12h às 13h e das 15h às 16h. Dia 27/5, sábado, das 15h às 16h. Dia 28/5, domingo, das 12h às 13h e das 15h às 16h. Livre. Grátis. Local: Convivência.
  • COISA E TAL: Contação de história. Eva Furnari é uma notável inventora de criaturas imaginárias e brincadeiras de palavras. Esse projeto apresenta e brinca com as invenções da autora, intercalando histórias de seus livros com brincadeiras. Com Cia Arte Negus. Dia 21/5, domingo, das 11h às 12h. Livre. Grátis. Local: Biblioteca.
  • OFICINA DE IOIÔ: Faça seu ioiô e aprenda várias manobras brincando! Dia 21/5, domingo, das 15h às 15h45, das 16h às 16h45 e das 17h às 17h45. Recomendado para maiores de 5 anos. Inscrições meia hora antes no local. 300 vagas. Grátis. Local: Espaço radical 02.
  • POIN E CIRCO: Intervenção. A POIN – Pequena Orquestra Interativa, projeto paralelo da Cia. Cabelo de Maria convida diversos artistas circenses para dividir momentos de muita diversão e beleza. Com Poin, Parlapatões, Jesus Fornies e Cia do Relativo. Dia 21/5, domingo, das 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Convivência.
  • SCARATUJA: Teatro para bebês. A partir de uma linguagem não verbal são exploradas as relações entre corpo e espaço, criança e imagens, oferecendo um emaranhado de linhas, traços e rabiscos, que ganham complexidade durante a encenação. Dia 23/5, terça, das 11h às 12h e das 15h às 16h. Dia 24/5, quarta, das 11h às 12h, das15h às 16h e das19h às 20h. Recomendado para bebês de 0 a 3 anos. Cada criança poderá ser acompanhada por 1 adulto. Inscrição e retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento. 30 vagas. Grátis. Local: Múltiplo Uso 02 e 03.
  • QUANDO SINTO QUE JÁ SEI: Filme. O documentário registra práticas educacionais inovadoras, reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola. Dia 23/5, terça, das 20h às 21h30. Livre. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. 220 lugares. Grátis. Local: Teatro.
  • O PINTINHO QUE NASCEU QUADRADO: Contação de histórias. Fábula de Regina Chamlian que fala das diferenças e do lugar no mundo a que cada ser tem direito, através da história de uma galinha que bota um ovo quadrado. Afinal, não é fácil aceitar o diferente! Com Canta e Conta. Dia 25/5, quinta, das 10h30 às 11h30. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • O MENINO E O PEIXE: Contação de histórias. Um menino amazonense pesca um peixe, e deslumbrado com a belezada floresta, o perde de vista. Em sua procura, encontra animais que vivem na floresta e outros personagens. Com Canta e Conta. Dia 25/5, quinta, das 15h às 16h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • JOGOS COOPERATIVOS – SHOGUN: O Shogun é um jogo sensorial no qual as crianças devem adentrar a escuridão de uma sala e resgatar os objetos perdidos antes que o Gun (guardião) note sua presença. Com Renato Reis e Beni Santos. Dia 25/5, quinta, das 10h às 12h e das 15h às 18h. Para crianças de 7 a 12 anos. Inscrições no local meia hora antes. 25 vagas. Duração de 40 min. Grátis. Local: Quadra de Squash.
  • BRINQUEDOS POR TELECOPISMO: Uma atividade orientada; de comunicação e criação de brinquedos.
    Com Renato Reis e Beni Santos. Dia 26/5, sexta, das 10h às 12h e das 15h às 18h. De 7 a 12 anos. Livre. Inscrições meia hora antes no local.25 vagas por turma – cada turma tem 40 minutos de duração. Grátis.
    Local: Quadra Esportiva.
  • A CRIANÇA E A LINGUAGEM DO IMAGINAR: O convidado provoca reflexões sobre a comunicação da criança com o mundo e sua vida simbólica. Com Gandhy Piorski – Artista plástico, pesquisador. Para educadores, pais e demais interessados. Dia 25/5, quinta, das 19h às 21h30. Livre. Inscrições 1 hora antes no local. 50 vagas. Grátis Local: Biblioteca.
  • CESTA BRINCANTE: Sombra de árvores, sopro suave do vento, raios de Sol, pequenos insetos da natureza… Munidos de uma cesta de brinquedos, passaremos um tempo de encantamento no Jardim Botânico.Com educadoras do SESC Jundiaí. Dia 26/5, sexta-feira, das 9h30 às 11h30. De 0 a 6 anos. Livre. Inscrições 30 minutos antes no Espaço de Brincar. 20 vagas. Grátis. Local: Jardim Botânico.
  • SINGELOS TESOUROS, GRANDES EXPERIÊNCIAS: As crianças são convidadas a experimentar possibilidades e brincadeiras, com objetos comuns do dia a dia, explorando seus formatos e cores. Com Coletivo Pé de Brincar. Dia 20/5, sábado, das 10h30 às 12h. Dia 26/5, sexta, das 15h às 16h30. Dia 27/5, sábado, das 10h30 às 12h. De 0 a 6 anos. Livre. Inscrições 1 hora antes no ETA. 20 vagas.. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • ESSES VIAJANTES E SUAS HISTORIETAS: Uma sessão de narração de histórias folclóricas apresentada por Elaine Magreta e Augusto Cabeça, extraídas de livros, como os de Câmara Cascudo, Silvio Romero e Ricardo Azevedo. Com Cia Arte Negus. Dia 28/5, domingo, das 11h às 12h. Livre. Grátis. Local: Biblioteca.
  • PADDLE BOAT: Que tal brincar de carrinho de bate-bate só que na piscina? Dia 27/5, sábado, das 10h30 às 18h. Dia 28/5, domingo, das 10h30 às 18h. Livre. Grátis. Sem inscrições. Piscina externa.
  • SURF MACHINE: Que tal experimentar a sensação de surfar sem precisar ir à praia? Dia 27/5, sábado, das 10h30 às 18h. Dia 28/5, domingo, das 10h30 às 18h. Livre. Sem inscrições. Grátis. Local: Espaço radical 01.
  • OFICINA BAMBODANÇA : Venha colorir seu bambolê e aprenda a dançar e brincar com ele de forma divertida!100 Vagas por turma. Recomendado para maiores de 5 anos. Dia 27/5, sábado, das 13h30 às 14h30. Dia 27/5, sábado, das 15h às 16h. Livre. Inscrições meia hora antes no local. Grátis. Local: Quadra 02.
  • VIAGEM AO CENTRO DA TERRA: Inspirado na obra do escritor francês Julio Verne, o espetáculo conta a história do Professor Otto Lidenbrock e seu sobrinho que iniciam uma viagem extraordinária para chegar ao Centro da Terra. Direção: Eric Nowinski. Com Cia Solas de Vento. Dia 28/5, domingo, das 16h às 17h. Livre. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência. 220 lugares. Grátis. Local: Teatro.

PIRACICABA

  • HISTÓRIAS DE BRINCAR: Pára tempo! Tá na hora da contação! Vamos atrás das palavras junto com a pedagoga e professora de educação infantil, Dani Farto. Dia 21/5, domingo, 11h às 12h. Livre. Grátis. Local: Sala de Leitura.
  • FLORENCIA, A MENINA RAPA NUI: Emilio de Angeles, do grupo Tarancón, e sua quena, sikuris e zamponha acompanha a contadora Nina Neder na Lenda da origem da música, pertencente aos Povos Mapuches.
    Dia 21, domingo, 14h às 15h. Livre. Grátis. Local: Sala de leitura.
  • PACHA MAMA E A LENDA DA BOCA DA TERRA: João Arruda e seu charango é o convidado de Nina Neder para contar a lenda dos povos Diaguitas. Dia 28, domingo, 11h às 12h. Livre. Grátis. Local: Sala de leitura.
  • CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: Brincando de uma forma espontânea, flexível, ágil e alegre com intervenções propostas pela pedagoga e professora de educação infantil Dani Farto. De 23 a 26/5, terça a sexta, 14h às 15h; 27/5, sábado, 13h30 às 14h30. Local: Beco do Ginásio. Grátis.
  • CORPOESIA PARA PRIMEIRA INFÂNCIA: Adentrando as palavras de grandes poetas brasileiros encontramos inspiração para transformá-las em movimento, dançando essa relação e trazendo para o corpo uma dança conectada com sua cultura, costumes, referências e histórias. Orientação Vivian Trivelin, educadora e artista. Dias 23, 24 e 26/5, terça, quarta e sexta, 15h15 às 16h30. Livre. Grátis. Local: Espaço Brincar.
  • ATRAVÉS DE HISTÓRIAS COM JOGOS E BRINCADEIRAS: Patrícia Torres, atriz, contadora de histórias e arte educadora na Cia Narrar – Histórias Teatralizadas. Thalita Passos, contadora de histórias no Grupo Mãos de Fada, utilizando Libras (línguas de sinais), trará jogos lúdicos teatrais cheios de brincadeiras para a partilha de experiências entre as crianças surdas e ouvintes. Dia 27/5, sábado, 10h às 11h. Livre. Grátis. Local: Comedoria.
  • ESCUTA COMO ESCUTO: Patrícia Torres, atriz, contadora de histórias e arte educadora na Cia Narrar – Histórias Teatralizadas. Thalita Passos, contadora de histórias no Grupo Mãos de Fada, utilizam Libras (linguagem de sinais), como o conto “Pedro, José e João”, de Câmara Cascudo. Dia 28/5, domingo, 10h às 11h. Livre. Grátis. Local: Sala de leitura.
  • PAIS E FILHOS: Interação de pais e filhos de forma lúdica e divertida, promovendo o fortalecimento das relações familiares. Dias 20 e 27/5, sábados, 14h30 às 15h30. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Sala de Expressão Corporal 1.
  • ESPAÇO LÚDICO: Especialmente planejado e destinado à valorização do brincar. Estímulo ao vínculo e ao diálogo entre gerações. Dias 20, 21, 27 e 28/5, sábados e domingos, 14h às 16h. Livre. Grátis. Local: Salas do Curumim.
  • JOGO DE DAMAS: Oficina e vivência. Dia 21/5, domingo, 14 às 15h30. A partir de 7 anos. Grátis. Local: Sala Curumim 1 e 2.
  • MOSAICO: Elaborado com retalhos de E.V.A. Dia 28/5, domingo, 14 às 15h30 A partir de 7 anos. Grátis.
    Local: Sala Curumim 1 e 2.
  • A VER ESTRELAS: Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação. Com a Cia Azul Celeste. Dia 20/5, sábado, 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Teatro.
  • DOM QUIXOTE, O CAVALEIRO SONHADOR: Dom Quixote – O Cavaleiro Sonhador é uma adaptação de Kelly Orasi da obra clássica de Miguel de Cervantes. Cia Trecos e Cacarecos. Dia 27/5, sábado, 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Teatro.
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O BRINCAR NA INFANCIA: Encontro que visa debater as políticas públicas para a infância na cidade de Piracicaba, destacando a importância do brincar na formação da criança. Com Marise Teixeira Cabral, coordenadora da Aliança pela Infância. Dia 25/5, quinta, 20h às 22h. 12 anos. Grátis. Local: Teatro.
  • PARQUE LÚDICO: Exploração e vivência em instalação lúdica com estruturas que permitem a exploração de movimentos corporais e estimulam a percepção dos sentidos. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30. Terças a sextas, 13h15 às 21h30. Livre. Grátis. Local: Parque Lúdico.

PRESIDENTE PRUDENTE

  • BRINCANDO COM ARTE “CIRCO, IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE”: A oficina trabalhará através de jogos cênicos e recreativos a desinibição, o trabalho em grupo e a experimentação artística dos participantes.
    Dia 21/5, domingo, às 16h. Livre. Local: Quiosque. Grátis.
  • BAMBODANÇA: Atividade Lúdica que mistura dança com bambolê. Esta modalidade é uma forma
    divertida e prazerosa de fazer ginástica e proporciona movimento e equilíbrio corporal. Dia 23/5, terça, às 9h, 10h30, 15h, 17h, 19h e 20h30. Dia 24/5, quarta, às 9h, 10h30, 17h e 19h e 20h30. Local: Quintal do Sesc Thermas. Livre.
  • RECUPERAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE JOGOS DE MADEIRA: Oficina e vivência.
    23 e 25/5, terça e quinta, 19h. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento – Vagas limitadas. Grátis. Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
  • BRINCANDO NO QUINTAL: Jogos e brincadeiras no Quintal Esportivo do Sesc Thermas com o objetivo de promover um ambiente de troca entre gerações por meio de atividades lúdicas, com instrutores do Sesc.
    Dias 21 e 28/5, domingos, das 16h às 17h30. Grátis. Local: Quintal do Sesc Thermas.
  • JOGOS E BRINCADEIRAS AQUÁTICAS: Atividades Lúdicas com o objetivo de promover a integração com o meio e entre os participantes. Dias 24 e 26/5, quarta e sexta, às 15h. Grátis. Local: piscina do Sesc Thermas.
  • CANTIGAS DE RODAS, BRINCADEIRAS CANTADAS E DANÇAS FOLCLÓRICAS: A oficina tem por objetivo compartilhar técnicas simples de se apropriar e ampliar o repertório dos participantes no que tange as Atividades Rítmicas Expressivas: Cantigas de Rodas, Brinquedos Cantados, Danças Folclóricas, etc.
    Dia 24/5, quarta das 9h às 12h e das 19 às 22h. Grátis. Local: Área de convivência.
  • LANÇAMENTO DO CD BRINCAR: LITERATURA ORAL: Bate-papo com Edson Vitor, Da Cia. de Brincadores Edinho Paraguassu, sobre o brincar e sua importância. Cantigas de Rodas, brinquedos cantados, danças circulares recreativas e folclóricas são os conteúdos dessa coletânea de músicas para brincar. Dia 25/5, quinta, às 19h. Local: Área de convivência. Grátis.
  • O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, O CORPO SENTE! Oficina focada nos sentidos: os participantes são convidados a ouvir um conto de olhos fechados. Trata-se de uma história que tem como protagonista um deficiente visual. É uma grande brincadeira de olhar através do toque; sentir o que se vê. Dia 27/5, sábado, às 14h. Local: Quintal do Sesc Thermas.
  • SUCATARIA DO BARULHO: Confecção de instrumentos musicais de percussão e de sopro, a partir de materiais recicláveis, seguido de dinâmicas musicais com os instrumentos construídos. Dia 28/5, domingo, às 16h. Local: Quintal do Sesc Thermas.

REGISTRO

  • Cultura Infantil e Música tradicional da infância: Bate- papo voltado para educadores, pais e mães e interessados no tema da infância. A proposta do encontro é refletir sobre a criança, o brincar, a cultura infantil e a música tradicional da infância, com apresentação de registros de diversos estados. A atividade será mediada pela arte-educadora Lucilene Silva que desenvolve, desde 1998, pesquisa e documentação de manifestações tradicionais brasileiras. Dia 19, sexta, 18h às 20h. 120 vagas. Grátis. Local: Teatro.
  • BRINCADEIRAS CANTADAS: Oficina integrando crianças e pais para a proposta da prática de um repertório de brincadeiras tradicionais registradas por Lucilene Silva em várias regiões brasileiras. Esse repertório direcionado para a primeira Infância contemplará brincadeiras cantadas como acalantos, cantilenas, brincos e brincadeiras de roda. Dia 20, sábado, 11h às 12h. Para crianças até 6 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis. 30 vagas. Grátis. Local: Teatro.
  • BRINCADEIRAS DE RUA: Um repertório de brincadeiras para crianças e sua necessidade de desafio e movimentação corporal: brincadeiras de mão, elástico, pegadores, amarelinhas, movimentação específica – que inclui um repertório cantado-, e brincadeiras de corda, com diferentes formas de pular: duas, três cordas, cordas cruzadas, além das diversas parlendas que propõem desafios diferentes. Com a educadora Lucilene Silva. Dia 20, sábado, 14h às 16h. Para crianças acima de 6 anos acompanhadas de adultos. 30 vagas. Grátis. Local: Teatro.
  • LITERATURA, BRINCADEIRAS E OUTRAS ARTES: Um espaço com muitos livros para pais e crianças se aproximarem. Entre uma leitura e outra, algumas brincadeiras para aproximar o público e mostrar que ler pode ser um momento descontraído e divertido. Com Cia. ArtsCompany. Dias 20 e 21, sábado e domingo, 13h às 17h. Livre. Grátis. Local: Convivência.
  • TÁ DE BRINCADEIRA?! Brincar do quê? O encontro propõe campos de experiências que valorizam diferentes faces do brincar: descoberta do que os participantes brincam; invenção de brincadeiras novas; criação de brinquedos. Com equipe Sesc. De 23 a 26, terça a sexta, 13h às 18h. Para grupos agendados. 30 vagas por dia. Grátis. Local: Informações na Central de Atendimento.

RIBEIRÃO PRETO

  • EDUCAÇÃO, ARTE E JOGO EM JOHN DEWEY: Nesta palestra, serão abordados conceitos educacionais e artísticos de John Dewey, evidenciando o jogo (o brincar) como experiência estética e artística.
    Coordenação da Prof.a Dra. Erika Natacha Fernandes de Andrade. Dia 23/5, terça-feira, às 19h. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Grátis. Local: Auditório. 200 vagas. Livre.
  • TICO-TICO NO FUBÁ, MÚSICA PRA AVOAR! Com Felipe Pereira, Karina Giannecchini e outros mestres musicais. Teatro itinerante em que os sons e as palavras formam juntos trava-línguas e batuques ritmados em perfeita harmonia. Dias 23 e 24, 30 e 31/5, terças e quartas-feiras, às 8h e às 13h30. Locais: Escolas Municipais de Educação Infantil de Ribeirão Preto. Grátis.
  • ROPE SKIPPING: O Rope Skipping é uma prática que utiliza diversidade de saltos, acrobacias e manejos de corda, bem como infinitas combinações de habilidades. Com o grupo de Pé de Mola. Dias 23 e 24/5, às 14h. Grátis. Local: Ginásio de Esportes. Dia 25/05, às 17h30. Grátis Local: Quintal.
  • MUSICALIZAÇÃO: As crianças poderão vivenciar nesta oficina, por meio das atividades musicais, a possibilidade de brincar, inventar, imitar, reproduzir e explorar sons. Dia 27/5, sábado, às 11h. 30 Vagas. Livre. Retirada de senhas com 30 min. de antecedência. Grátis. Local: Quintal.
  • JOGOS E BRINCADEIRAS PARA FAMÍLIA: Recreação esportiva, praticada de forma lúdica, com objetivo de oportunizar a experimentação e o conhecimento das regras de diversas modalidades, por meio do jogo, das brincadeiras e dos movimentos básicos dos esportes. Dia 27/5, sábado, às 14h. Grátis. Local: Ginásio de Esportes.
  • BEATLES PARA CRIANÇAS: Com Fabio Freire, Gabriel Manetti, Edu Puperi, Johnny Frateschi e Humberto Zigler. Show interativo, histórias, vídeos e músicas. Dia 27/5, sábado, às 16h. Grátis. Local: Convivência.
  • SESC NO PARQUE MAURÍLIO BIAGI: Programação diversificada com jogos, brincadeiras, oficinas e apresentação artística. Dia 28/5, domingo, às 11h. Grátis. Livre. Local: Parque Maurílio Biagi.
  • NOS TRILHOS COM DONA MARIA FUMAÇA: Dona Maria Fumaça é uma locomotiva exagerada, espevitada, desajeitada e falante. Dia 28/5, domingo, às 15h. Grátis. Local: Quintal.
  • JAM: Através de estímulos estéticos e lúdicos, as famílias são convidadas a dançar, a interagir com o espaço, a criar sons, palavras, elementos visuais e a experimentar uma convivência criativa. Dia 28/5, domingo, às 16h. Grátis. Local: Galpão.

RIO PRETO

  • VAI BRINCAR OU AMARELAR? Instalação com a tradicional brincadeira da amarelinha que convida e desafia adultos e crianças a brincarem. Dias 20, 21, 27 e 28/5, Sábados e Domingos, das 9h30 às 19h. De 23 a 26/5, Terça a Sexta, das 13h às 22h. Livre. Em vários Espaços da Unidade. Grátis.
  • ARTEIROS: Atividades para crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas por um adulto responsável, conduzidos por instrutores do Sesc. Dias 20, 21, 27 e 28/5, sábados e domingos, das 14h às 17h. Espaço Oficina 1. Grátis. Dias 23 e 24/5, Terça e Quarta, das 14h às 18h. Para inscritos no Programa Curumim e Esporte Criança. Grátis. Espaço Oficina 1 e Gramado. Grátis.
  • CIRCUITO PAIS E FILHOS: Espaço desenvolvido para brincadeiras entre pais e filhos, atividades ministradas por instrutores do Sesc. Dias 21 e 28/5, domingos, das 10h às 18h. Grátis. Local: Espaços da Unidade.
  • HÁ TEMPO DE BRINCAR: Estações com brincadeiras tradicionais, contemporâneas, intergeracionais que estimulam o convívio lúdico. Com Instrutores do Programa Curumim, Esporte Criança e profissionais contratados. Dia 20/5, sábado, das 14h às 17h. Dia 21/5, domingo, das 10 às 12h e das 14h às 17h. Livre. Grátis. Local: Ginásio de Esportes 1. Dias 25 e 26/5, Quinta e Sexta, 14h às 18h. Para inscritos no Programa Curumim e Esporte Criança. Grátis. Local: Ginásio de Esportes 1.
  • UM CORPO QUE BRINCA É UM CORPO QUE DANÇA: Vivência de dança e expressão corporal para crianças.
    Com Instrutores do Programa Esporte Criança. Dias 23 e 24/5, Terça e Quarta, das 14h às 18h. Para inscritos no Programa Curumim e Esporte Criança. Grátis. Local: Ginásio de Esportes 1.
  • QUINTAL DE BRINCAR: Festival de brincadeiras tradicionais como bola queimada, pega-pega e fresbee. Com Instrutores do Programa Esporte Criança. De 23 a 26/5, Terça a Sexta, das 14h às 18h. Para inscritos no Programa Curumim e Esporte Criança. Grátis. Local: Ginásio de Esportes 1.
  • DUO BADULAQUE: O duo paulistano apresenta um repertório autoral de músicas infantis. Percussão corporal e sapateado. Dia 20/5, Sábado, às 16h30 ou Dia 21/5, Domingo, às 12h. Grátis. Local: Comedoria.
  • CANTIGAS DE ROCK: Nesta apresentação a banda rio-pretense, se apropria do universo infantil e transforma conhecidas cantigas de roda em músicas de rock’ n roll. Dia 27/5, Sábado, às 16h30 ou Dia 28/5, Domingo, às 12h. Grátis. Local: Comedoria.
  • A CRIANÇA, O BRINCAR E A CULTURA DA INFANCIA: A palestra busca a reflexão sobre o brincar e sua importância através do repertório de brincadeiras e de imagens registradas por Lucilene Silva em diversos estados brasileiros. Com Lucilene Silva, doutoranda em Música na UNICAMP e integra a equipe de educadores da Casa Redonda Centro de Estudos e do Instituto Brincante. Dia 23/5, Terça, às 19h30. 18 anos. Retirada de ingressos gratuitos com 1 hora de antecedência. Local: teatro.
  • ATELIE BRINCANTE: Construção de brinquedos. Com Instrutores do Programa Curumim. De 23 a 26/5, Terça a Sexta, das 14h às 18h. Para inscritos no Programa Curumim e Esporte Criança. Grátis. Local: Ginásio de Esportes 1.
  • MÁSSIMO – O GIGANTE MÍNIMO: Oficina de montagem de brinquedo articulado em papel, baseado em contação de histórias e técnicas de dobradura macro. Com Coletivo Unsquepensa. Dia 27/5, Sábado, das 14h às 17h. Livre. Grátis. Local: Ginásio de Esportes 1.
  • AVIÕES DE PAPEL – BRINQUEDOS VOADORES: Curso relâmpago de “engenharia aeronáutica e pilotagem” de aviões de papel.” Com Coletivo Unsquepensa. Dia 28/5, domingo, das 10h às 12h e das 16h às 17h30. Livre. Grátis. Local: Ginásio de Esportes 1.
  • RATINHO DE BIBLIOTECA: Ratos, reis, bruxas, são personagens das narrativas de Audrey Wood. Com Cibele Sampaio, atriz e educadora. Dias 20 e 27/5, sábados, às 15h30. Grátis. Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
  • OS SETE FIOS D’ÁGUA: Contos folclóricos livremente adaptados da obra Matam- Contos do Folclore Brasileiro, de Heloisa Prieto. Com Poliana Sanegnago. Apresentação com tradução em Libras. Dia 21/5, domingo, às 15h. Grátis. Local: Espaço Oficina 1.
  • PEQUENO SARAU: Sarau Literário com histórias, músicas e muita poesia declamada para as crianças e também pelas crianças! Traga sua poesia favorita e venha se divertir. Com Simone Moerdaui e Diego Guirado. Dia 28/5, domingo, às 15h. Grátis. Local: Espaço Oficina 1.

SANTOS

  • BRINCANDO NO MORRO Uma grande tarde brincante na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. Intervenções de dança, circo, fantoches, oficinas de desenho, massinha e colagem, brincadeiras de rua e contações de histórias. Dia 21/5, domingo, das 14 às 17h. Livre. Grátis. Local: Av. Prefeito Dr. Antônio Manoel de Carvalho, 1152-1828. Parque da Montanha.* em caso de chuva, a atividade será transferida para a sede do G.R.E.S. Unidos do Morro – Caminho da Lagoa, 191-245 – Morro Nova Cintra.
  • TEMPOS DE BRINCAR: Instalações, intervenções e atividades recreativas explorando diversas formas de experimentar tempos de brincar. Com educadores do Sesc Santos. De 21 à 28/5, terça a sexta, das 10h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 19h. Livre. Grátis. Local: Informações na Central de Atendimento.
  • CRIANÇA PERGUNTA, CRIANÇA RESPONDE: Oficina de educomunicação com foco no protagonismo infantil na produção de narrativas. A proposta é cultivar nas crianças o interesse pela pergunta, o despertar da curiosidade e principalmente o desenvolvimento de linguagens e narrativas. De 21 à 28/5, terça a sexta, das 10h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 19h. Livre. Grátis. Local: Diversos espaços da unidade.
  • INFÂNCIA(S), BRINCAR(ES) E TEMPO(S) E RITMOS(S)_ OLHARES DA ACADEMIA: Neste encontro, serão discutidos os temas da infância, da brincadeira, do jogo, e o olhar sobre o tempo de brincar, dentro da pesquisa e ensino acadêmicos. Com professores dos cursos de Pedagogia e Educação Física das universidades da baixada santista. Dia 23/5, terça, às 19h. Grátis. Local: Teatro.
  • CONVERSAS EM FAMÍLIA – OUTROS TEMPOS DE BRINCAR, VIVER E CONVIVER: Um convite a educadores, estudantes, mães, pais, famílias e interessados no tema para sentarmos em uma roda de troca de experiências, conhecimentos e inquietações sobre os tempos e ritmos de brincar na infância hoje. Dia 24/5, quarta, às 19h. Grátis. Local: Auditório.
  • BRINCAR É DIREITO: Crianças, familiares e educadores das escolas e instituições de educação sairão às ruas de Santos para uma mobilização pelo direito do brincar nos espaços públicos da cidade. #brincandoemsantos.
    Dia 26/5, sexta, das 9 às 18h. Livre. Grátis. Locais: Praça José Bonifácio, s/n – Centro (“praça do Fórum”) e diversas praças da cidade.
  • BRINCANDO NO MERCADO: Todo último sábado do mês, o Mercado Municipal de Santos recebe uma tarde brincante, promovida pelo Centro Social Marista Lar Feliz. Durante a Semana do Brincar, o Sesc se une a essa brincadeira para fazer desta tarde mais que especial, com intervenções musicais e circenses, jogos populares e muitas outras surpresas! Dia 27/5, sábado, das 14 às 17h. Livre. Grátis. Local: Praça Iguatemy Martins, s/n – Vila Nova – Mercado Municipal.
  • BRINCANDO NA PRAIA: A orla da praia vai virar uma grande rua de brincar. Intervenções artísticas, oficinas, estações de brincadeiras de rua vão ocupar a pista, o jardim e areia da praia. Dia 28/5, domingo, das 10h às 13h.
    Livre. Grátis. Local: Av. Bartolomeu de Gusmão/ orla da praia, entre os canais 5 e 6. * em caso de chuva, a atividade será transferida para a ETEC Dona Escolástica Rosa – Av. Bartolomeu de Gusmão, 111.
  • BRINCANDO NA ZONA NOROESTE: Um convite a uma ocupação brincante no grande complexo esportivo do Ginásio Dale Coutinho, na Zona Noroeste; brincadeiras de rua, jogos cooperativos, rodas cantadas. Dia 28/5, quinta das14 às 17h. Livre. Grátis. Local: Ginásio Poliesportivo Dale Coutinho/ Complexo Esportivo da Zona Noroeste – Rua Fausto Felício Brusarosco, s/n – Jardim Castelo.

SÃO CARLOS

  • QUE HISTÓRIA É ESSA? LITERATURA, BEBÊS E PARENTALIDADE: Um encontro voltado a educadores, mediadores de leitura, mães, pais e cuidadores, sobre a importância do incentivo à leitura desde a primeira infância. Com Cássia Bittens curadora do projeto Literatura de Berço (SP). Dia 20/5, sábado, das 10h30 às 13h. 16 anos. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. 30 vagas. Grátis. Local: Sala multiuso.
  • VIVENCIAS DO ESPAÇO DE BRINCAR: Ambiente dedicado aos bebês e crianças com até 6 anos, voltado ao livre brincar, interação e convivência. As crianças devem estar acompanhadas por seus familiares e adultos responsáveis, que podem se divertir, brincar e desfrutar momentos de lazer, juntos. Com instrutores infanto-juvenis do Sesc. De 20 a 28/5. Terça a sexta, das 13h30 às 20h. Sábados, das 9h30 às 17h30. Domingos, das 9h30 às 15h30. 0 a 6 anos. Grátis.
  • TECENDO CRIATURAS: Oficinas de cores, formas e texturas são utilizadas para a elaboração coletiva de personagens e criaturas de pano. Atividade melhor aproveitada por crianças entre 4 a 6 anos acompanhadas pelos responsáveis. Com Glória Viana, Bendita Artesanato (SP). Dias 24 25 e 26/5, quarta, das 15h às 17h30. Inscrições no local e horário da atividade. 20 vagas. Espaço de Brincar. Grátis.
  • VAMOS ECOBRINCAR? Oficina para adultos e crianças com jogos e brinquedos confeccionados a partir de sucatas. A Ecobrinquedoteca de Campinas promove a vivência com eco brinquedos, jogos, banda e traz à tona a criatividade e a ludicidade que nos habita, um espaço de vivência e formação. Com os ecobrinquedistas da Ecobrinquedoteca (Campinas/SP). Dia 21/5, domingo, das 14h às 17h. 0 a 6 anos. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Grátis. Local: Quintal.
  • BRINQUE NA TERRA – EXPEDIÇÃO ARQUEOLÓGICA: Cabanas, bolhas de sabão, brincadeiras com a terra e com ar… Crianças e adultos são convidados a brincar e criar no quintal do Sesc, utilizando os elementos da natureza. Com Samara Costa e Bárbara Freitas, da Engenharia Lúdica (SP). Dias 25 e 26/5, quinta e sexta, das 14h às 18h. Dia 27/5, sábado, das 10h às 14h. 0 a 6 anos. Inscrições no local e horário da atividade. Quintal. Livre. Grátis.
  • TRANÇAS AFRICANAS: Oficina de resgate da tradição africana de fazer tranças. Um aprendizado geracional, quando mães e avós ensinam as filhas a usá-las e praticá-las. Com a Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região (CAASCar). Dia 27, sábado, 13h. Inscrições no local e horário da atividade. 30 vagas. Área de convivência externa. Livre. GRÁTIS.
  • FLOU! Performance interativa direcionada às crianças de 4 a 10 anos que, sentadas ao redor de uma grande folha branca, assistem, fruem e participam da criação colaborativa de um grande desenho. Duração 60’. Com Ieltxu Ortueta e Gil Fuser. Dia 28/5, domingo, das 11 às 12h. Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo. 60 vagas. Galpão. Livre. Grátis.
  • BRINCANTORIAS: O espetáculo leva as crianças e a família toda a passear por cantos de rodas, travas línguas, improvisos coletivos para sonhar e brincar junto com as culturas populares. Com Cantavento (SP).
    Dia 28/5, domingo, 16h. Livre. Área de convivência externa. Grátis.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

  • CONTANDO HISTÓRIAS E FAZENDO ARTE: Narração de histórias onde as crianças dão vida aos personagens a partir da reutilização de diversos materiais, mostrando que é possível criar com quase tudo que há disponível usando a criatividade. Com Daniela Ferreira, pedagoga e coordenadora do Espaço Brincar, onde ministra diversos cursos e oficinas para educadores, pais e filhos. Dia 20/5, sábado, das 14h às 16h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Espaço Corpo e Arte.
  • RODA DE TAMBORES: Espetáculo e vivência com uma das mais antigas formas de integração e criação comunitária através do ato de tocar instrumentos percussivos, em roda e em grupo. Criando assim uma relação, uma ponte para integração, escuta, reconhecimento do outro, do diferente, materializando um fazer musical em comunidade. Com Alan Gonçalves. Dia 20/5, sábado, das 16h às 17h30. Livre. Grátis. Local: Praça.
  • QUINTAL DE BRINCADEIRAS: Vivência. Espaço para experiências lúdicas e vivências motoras que proporcionam o brincar entre pais e filhos. Com instrutores do Programa Curumim. Dia 21/5, domingo, das 17h30 às 18h30. Livre. Grátis. Local: Praça.
  • OFICINA DE LIVRO DE PANO: Esta atividade envolve a criação de histórias e a confecção de um livro de feltro. Com Márcia de Carvalho. Dias 23 e 25/5, terça e quinta, das 14h30 às 17h. Exclusiva para crianças participantes do Programa Curumim. Local: Oficina.
  • BRINCAR PRA QUÊ? BRINCAR POR QUÊ? Palestra. Você sabia que brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil? É tão fundamental que a brincadeira e o brinquedo são direitos garantidos por lei, tendo grande importância e finalidade para o desenvolvimento da criança. Uma coisa eu já posso adiantar: Brincar é coisa séria! Com Daniela Ferreira, pedagoga, coordenadora do Espaço Brincar. Dia 24/5, quarta, às 19h30. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Auditório.
  • PETANCA: Vivência com jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX. O seu nome deriva da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos. O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objetivo de ficar o mais próximo. possível de uma pequena bola de madeira (cochonet), lançada previamente por um jogador. Com Danilo Lemos. Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 16h às 18h30. Livre. Grátis. Local: Praça.
  • CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO: Oficina que propõe aos participantes, a construção de seu próprio jogo de tabuleiro. Proporcionando o exercício da criatividade e de habilidades motoras como dobradura e recorte, entre outras. Com Márcia de Carvalho. Dia 28/5, domingo, das 14h às 16h. Livre. Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência. Conferir o local na Central de Atendimento. Grátis.

SOROCABA

  • ESPAÇO LUDUS: Crianças, jovens, adultos e idosos podem experimentar diferentes técnicas esportivas e “brincar com o esporte”. Com Instrutores de atividades físicas do Sesc. Dias 20, 21, 27 e 28 de maio. Sábados e domingos, das 10h às 13h30. Livre. Grátis. Local: Ginásio.
  • DANÇA E RITMO DO CACURIÁ: Brincadeira cantada de São Luís do Maranhão. O ritmo é marcado pelos pequenos tambores, as caixas do Divino, e a dança em pares circulam o ambiente. Com Beatriz Fortes, Instrutora de atividades infanto-juvenis do Sesc. Dia 20/5, sábado, das 10h30 às 11h30. 3 a 6 anos, acompanhados de um adulto. Grátis. Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 15 vagas. Grátis. Local: Sala 1.
  • PRÍNCIPE SAPO E BRUXA SALOMÉ: Contação de histórias que mistura elementos da narrativa e oralidade com elementos teatrais. Com Cia. Lona de Retalhos. Dia 20 de maio. Sábado, das 16h às 17h.
    Livre. Grátis. Local: Convivência.
  • TERRITÓRIO DO BRINCAR: Vídeo que mostra o trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância e sua expressão mais genuína: o brincar. Uma realização do Instituto Alana, que tem como missão Honrar a Criança. Direção de David Reeks e Renata Meirelles Dia 21/5. domingo, das 14h30 às 16h. Livre. Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 270 lugares. Grátis. Local: Teatro.
  • AS PELEJAS DE SEVERINO EM BUSCA DO BOI SUVACO: O espetáculo narra, em tom de cordel, as aventuras do vaqueiro Severino Lombo Cansado. Com Cia Canoa Encantada. Dia 21/5. domingo, das 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Convivência.
  • BRINCADEIRAS PARA EXPERIMENTAR EM FAMÍLIA: Atividades que buscam sensibilizar crianças de 0 a 6 anos e seus pais ou responsáveis para o livre brincar em família. Com Instrutores de atividades infanto-juvenis do Sesc
  • Massinhas de modelar: dia 25/5, quinta, das 17h às 19h. Para bebês de seis meses a dois anos. Brinquedos que eu fiz! Dia 26/5, sexta, das 17h às 19h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar Interno.
  • MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS MATERNAS E PATERNAS EM CANTO E POESIA: Convite às gestantes, mães e pais com bebês para o fazer poético através da vivência das Rodas de Verso. Com Vivian Catenacci, antropóloga, educadora e contadora de histórias. Dia 27/5, sábado, das 10h30 às 11h30. 0 a 3 anos acompanhados de um adulto. Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 15 vagas. Grátis. Local: sala de Oficinas.
  • SETE CABRITINHOS E BARBA AZUL: Quando mamãe cabra deixa seus sete filhotes sozinhos em casa, ela os alerta para que não abram a porta para ninguém; porém o lobo engana os cabritinhos. Com Cia. Lona de Retalhos. Dia 27/5, sábado, das 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Convivência.
  • CURUMIM EM FAMÍLIA ESPECIAL NO PARQUE: Fechando a comemoração da Semana Mundial do Brincar, crianças e adultos poderão vivenciar muitas brincadeiras, oficinas e gincanas ao ar livre. Com Instrutores de atividades infanto-juvenis do Sesc. Dia 28/5, domingo, das 11h às 16h. Livre. Grátis. Local: Parque da Biquinha.
  • OFICINA DE MÚSICA TRADICIONAL DA INFÂNCIA: Prática do repertório de músicas e brincadeiras tradicionais registradas ao longo de quase 50 anos por todo o Brasil. Com Lydia Hortélio. Dia 28/5, domingo, das 14h às 15h30. Para mães, pais, educadores e interessados em geral. Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 270 lugares. Grátis. Local: Teatro.
  • FÓSFOROS, NUVENS E PASSARINHOS: Baseado nos contos “O menino das capas de chuva”, de João Anzanello Carrascoza, Com Teatro da Travessia. Dia 28/5, domingo, das 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Diversos espaços da Unidade.

TAUBATÉ

  • CUBO MÁGICO: Lançado no Brasil em 1981, o cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional com faces coloridas. Nessa oficina, crianças e familiares irão descobrir os segredos desse incrível cubo. Com Fábio Seiji, Jhonatan Teixeira e Gustavo Arnaut. Dia 20/05, sábado, das 14h às 17h. Livre. Grátis. Local: Circo.
  • LIVRO-OBJETO: MARCELO, MARMELO MARTELO: Você gosta de inventar coisas? Pode ser palavras, imagens, sons… Na oficina, vamos conhecer Marcelo, do livro Marcelo, marmelo, martelo, um menino que adora inventar. Com Camila Feltre. Dia 20/05, sábado, das 14h30 às 16h. Até 6 anos. Para criança acompanhada de responsável. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • CONTA OUTRA: Para começar, cantigas e parlendas, depois vamos viajar com os Músicos do conto dos irmãos Grimm, uma parada para refletir com a Árvore Generosa, uma história de doação e amor incondicional. Com Cia Mapinguary. Dia 20/05, sábado, às 16h. Livre. Grátis. Local: Taba.
  • OFICINA ARTÍSTICA: Produção em trabalhos manuais que dialogam com os temas apresentados nas contações de história. Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc. Dia 20/05, sábado, às 16h40. Livre. Grátis. Local: Taba.
  • LÁ EM CASA: BRINCADEIRAS DE PALMAS: A-do-le-ta, le-peti, tole-tola […], lembra como era cantar as músicas e fazer diversas brincadeiras com as mãos? O Lá em Casa recordará com as crianças as brincadeiras de palmas tão famosas dos anos 80. Com instrutores de atividades infanto-juvenis do Sesc. Dia 21/05, domingo, das 11h40 às 12h40. Para crianças acompanhadas de responsável. Grátis. Local: Circo.
  • MOMENTO JOGOS ANOS 80: Jogo de botão, detetive, banco imobiliário, pula pirata, scotland Yard, super trunco, jogo da vida e aquaplay são alguns dos jogos que estarão disponíveis para toda família se divertir. Com instrutores de atividades infanto-juvenis do Sesc. Dia 21/05, domingo, das 13h30 às 16h Livre. Grátis. Local: Nave Cultural.
  • LIVRO-OBJETO: CHAPEUZINHO AMARELO: Do que você tem medo? Barata, tubarão, do escuro ou do lobo mau? Durante a oficina, vamos conhecer alguns livros e histórias como a da Chapeuzinho Amarelo que tinha medo de quase tudo. Alguém se arrisca? Com Camila Feltre. Dia 21/05, domingo, das 14h30 às 16h. Até 6 anos. Para crianças acompanhadas de responsável. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS: Construção de brinquedos típicos dos anos 80, como o ioiô e o pião. Com instrutores de atividades infanto-juvenis do Sesc. Dia 23/05, terça, às 7h30 e às 14h. Atividade exclusiva para crianças participantes do Projeto Curumim. Grátis. Local: Taba.
  • BRINCADEIRAS DOS ANOS 80: Muitas brincadeiras irão animar as crianças do Curumim e do Esporte Criança, como a queimada, a corda, o bambolê e o elástico. Com instrutores de atividades infanto- juvenis do Sesc. Dia 24/05, quarta, às 9h30. Dia 25/05, quinta, às 15h30. Atividade exclusiva para crianças participantes do Projeto Curumim e do Esporte Criança 6 a 10 anos. Grátis. Local: Quadra II.
  • PLANEJA CURUMIM ANOS 80: Brincadeiras e jogos dos anos 80 serão criados e aplicados pelas crianças do Projeto Curumim para o grupo. Com instrutores de atividades infanto-juvenis do Sesc. Dia 24/05, quarta, às 14h. Dia 25, quinta, às 7h30. Atividade exclusiva para crianças participantes do Projeto Curumim. Grátis. Local: Taba
  • EM BUSCA DO TESOURO DOS GOONIES: Nesse caça, as crianças serão desafiadas a buscar o tesouro perdido dos Goonies. Com instrutores de atividades infanto-juvenis do Sesc. Dia 26/05, sexta, às 7h30 e às 14h. Atividade exclusiva para crianças participantes do Projeto Curumim. Grátis. Local: Sala dos Figureiros.
  • O BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL: A partir de um panorama inicial sobre a importância do brincar na vida das crianças e a evolução dos estudos na área, será detalhada sua incidência no desenvolvimento integral de crianças nas diversas faixas etárias. Com Doutora em Antropologia (PUCSP), Mestre em Educação (UNICAMP) e Pedagoga (FEUSP), Adriana Friedmann. Dia 26/05, sexta, das 19h30 às 21h.
    Livre. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Local: Nave Cultural.
  • PATINAÇÃO: A mania de patinar surgiu no início dos anos 80, e com o tempo os modelos só foram se aprimorando. Nessa vivência, os participantes serão convidados a brincar com os patins tradicionais, aprendendo movimentos básicos. Dia 27/05, sábado, das 10h às 16h. A partir de 6 anos. Grátis. Local: Quadra Externa 1.
  • CURUMIM FAMÍLIA – EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS DOS ANOS 80: Espaço para exposição de brinquedos que foram fabricados nos anos 80, para apreciação e conversa sobre o brinquedo. Com instrutores de atividades infanto juvenis. Dia 27/05, sábado, das 10h às 11h. Atividade exclusiva para crianças participantes do Projeto Curumim. Grátis. Local: Circo.
  • CURUMIM FAMÍLIA – OFICINAS DE BRINCADEIRAS DOS ANOS 80: Brincadeiras dos anos 80 serão apresentadas pelas crianças e seus familiares, relembrando o brincar no tempo. Com instrutores de atividades infanto juvenis. Dia 27/05, sábado, das 11h às 12h. Atividade exclusiva para crianças participantes do Projeto Curumim. Grátis. Local: Circo.
  • BOLINHA DE GUDE: Nesse torneio, as crianças serão convidadas a aprender a jogar bolinha de gude e poderão participar de um torneio recreativo. Dia 27/05, sábado, das 14h às 16h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Tecnologia e Artes.
  • A ARCA ENCANTADA: A história do filho de um mercador rico que gastou toda a sua herança após a morte do pai. Recebeu de seu único amigo uma arca vazia, mas encantada, na qual voou para a terra dos turcos onde fez amizade com um caracol. Com Cia Lúdicos de Teatro Popular. Dia 28/05, domingo, das 11h às 12h Livre. Grátis. Local: Nave Cultural.
  • LÁ EM CASA: VAI E VEM: Construção do brinquedo Vai e Vem para toda a família brincar junta. Com instrutores de atividades infanto junenis. Dia 28/05, domingo, das 11h40 às 12h40. Para crianças acompanhadas de responsável. Grátis. Local: Nave Cultural.
  • CIRCUITO DE BRINCADEIRAS DOS ANOS 80: Circuito com diversas brincadeiras que fizeram sucesso nos anos 80, como elástico, pular corda, bambolê, cama de gato, queimada e amarelinha. Com instrutores de atividades físicas e infanto juvenis. Dia 28/05, domingo, das 13h30 às 16h. Livre. Grátis. Local: Ginásio.
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO DO INTERIOR E LITORAL DE SP
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO DO INTERIOR E LITORAL DE SP
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Com camas elásticas gigantes, espaço para festas e atrações inéditas no Brasil, novo Impulso Park é o MAIOR parque de trampolins do País

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Isso, Isso, Isso! Com Vila dos Chaves, Escape 60′ abre nova unidade nos Jardins

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Para os Potters de plantão! Mogi das Cruzes ganha Food truck “Expresso Hogwarts” inspirado na saga do bruxinho

Atração fixa
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!