compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Semana Mundial do Brincar: Confira as opções de passeios gratuitos no CENTRO DE SP

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

Você cresceu jogando bola na rua, pulando corda e jogando amarelinha. Seus filhos não estão tendo o mesmo direito de viver de verdade suas infâncias. Ou estão na escola em tempo integral, ou estão em alguma atividade, no inglês, na natação, se preparando para o futuro. Mas e o presente? Como é que fica? Pesquisas já comprovaram o quanto viver plenamente a infância e simplesmente brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. O que podemos fazer para que as crianças tenham tempo de ser… crianças? 

É para discutir este tema e levantar esta bandeira que acontece na próxima semana, de 21 e 28 de maio, de domingo a domingo, a Semana Mundial do Brincar 2017, uma semana inteira recheada com centenas de atividades GRATUITAS para as crianças em todo o País, com o objetivo de promover uma sensibilização pela importância do brincar na infância. O evento é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Como são muuuuitas atrações, preparamos este GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 para você encontrar a atividade mais próxima da sua casa, ou a que mais te interessa, e curtir este super evento com a família.

Abaixo listamos somente as atividades que acontecem na ZONA CENTRAL de SP. Para conferir a agenda completa de todas as regiões da cidade, acesse aqui o nosso GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017. Aproveite para brincar muito com seus filhos! Vamos viver e aproveitar a infância que o tempo não corre, voa!!


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017:

PROGRAMAÇÃO NA ZONA CENTRAL DE SÃO PAULO

SESC BOM RETIRO

  • É TEMPO DE BRINCAR: Intervenção poética potencializando a importância do brincar ao longo das diversas fases do desenvolvimento humano. A partir de 20/5, terça a sexta das 9h às 21h, sábados das 10h às 18h30, domingos e feriados das 10h às 17h30. Livre. Grátis. Local: Diversos locais da unidade.
  • ATELIER DE PIPAS: Oficina de construção de pipas para pais e filhos. Com instrutores de atividades infanto-juvenis. Dia 21/5, domingo, das 11h às 12h. Livre. Grátis. Local: Praça de Convivência.
  • ACALANTOS, CANTILENAS, BRINCOS E BRINCADEIRAS DOS PEQUENOS:  Vivência. Os acalantos, cantilenas e brincos são executados pelos responsáveis com a finalidade de embalar, distrair ou divertir os pequenos. A proposta é possibilitar às crianças, o contato com um delicado repertório, refletindo sobre a importância na formação de vínculos no desenvolvimento da criança. Com Lucilene Silva, Mestre e doutoranda em Música na UNICAMP e coordena o Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e o Centro de Formação de Educadores Brincantes da Oca – Escola Cultural. Dias 21/5, 26/5 e 28/5, domingos e sextas, das 11h às 12h. Para crianças de 0 a 3 anos acompanhadas pelos responsáveis. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • PEQUENOS BORDADOS: Espaço para mães e pais tecerem histórias sobre a maternagem e o universo dos primeiros anos de vida de seus bebês. Neste encontro, a desmistificação da ideia de brinquedo de menino e brinquedo de menina. Com instrutoras de atividades infanto- juvenis. Dia 23/5, terça-feira, das 11h às 12h30. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas pelos responsáveis. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • YOGA PARA PEQUENOS: Atividade entre mães e pais e seus pequenos, possibilitando um contato mais lúdico por meio de alongamentos, balanços e massagens, intensificando os vínculos afetivos. Com Roberta Leles. Livre. Grátis.Local: Ponto de encontro na Praça de Convivência. Dia 25/5, quinta-feira, das 11h às 12h. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas pelos responsáveis. Grátis. Local: Praça de Convivência.
  • PINGOS DE CORES: Oficina. Atelier de construção de brinquedos e brincadeiras entre pais filhos. Com instrutoras de atividades infanto-juvenis. Dia 26/5, sexta-feira, das 17h às 18h30. Para crianças de 0 a 10 anos acompanhadas pelos responsáveis. Grátis. Local: Sala de Oficinas1.
  • DE VOLTA AO TEMPO DE BRINCAR: As crianças inscritas no Projeto Curumim convidam o público da unidade para relembrar jogos e brincadeiras de diferentes épocas e também criarem novas brincadeiras incentivando a importância do tempo para o brincar. Com instrutoras de atividades infanto-juvenis. Dias 25 e 26/5, quinta e sexta-feira, das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h.
  • TEMPO PARA O BRINCAR: REFLEXÃO E PRÁTICA: Integrando crianças e adultos, a proposta é um bate-papo sobre o brincar, sua importância e repertório. Esse bate-papo será costurado com a prática de brincadeiras tradicionais registradas por Lucilene Silva em várias regiões brasileiras. Lucilene é mestre e doutoranda em Música na UNICAMP e coordena o Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e o Centro de Formação de Educadores Brincantes da Oca – Escola Cultural.. Dia 27/5, sábado, das 10h30 às 12h30. Livre. Grátis. Local: Sala de Oficinas 1. CPF – Centro de Pesquisa e Formação
  • TEMPOS DE CRIANÇA: REFLEXÕES SOBRE A AGENDA CHEIA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O encontro trará reflexões sobre os impactos da agenda cheia no desenvolvimento da criança. Ao mesmo tempo, em contrapartida a essa aceleração, surgem iniciativasque defendem a ideia de que para as crianças se desenvolverem de maneira saudável, é preciso respeitar seu tempo de descobrir, observar e experimentar. Abordando pesquisas, estudos e iniciativas realizadas na área, será discutida a importância do ócio e da brincadeira como parte fundamental do desenvolvimento infantil. Com Katia A. KühnChedid – educadora e psicopedagoga, Juliana Borges – produtora audiovisual da Maria Farinha Filmes e Tatiana Weberman- produtora cultural e uma das criadoras do Movimento SlowKids. Dia 22/5, segunda, das 19h30 às 21h30. Local: CPF (Centro de Pesquisa e Formação).
  • QUADRINHOS PARA QUEM NÃO SABE (E NÃO QUER) DESENHAR: Oficina. Muitos entusiastas das HQs têm vontade de produzir suas próprias histórias, mas se deparam com um dilema: não sabem desenhar. Esses encontros são destinados para quem quer colocar suas ideias no papel sem que precisem adquirir técnicas rebuscadas, resgatando técnicas de colagem, détournement e fotonovela. Todo material produzido será reunido em um zine. Com Márcio Sno – zineiro, ilustrador, jornalista e educador. Dias 23, 24, 25 e 26/5, terça à sexta, das 14h30 às 17h. Crianças a partir de 10 anos são muito bem vindas! Local: CPF (Centro de Pesquisa e Formação).

CINESESC

  • BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CIRCENSES: Oficina. Confecção de brinquedos e vivência com materiais circenses que estimula a imaginação e o livre brincar. Com o grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais. Dia 21/5, domingo, às 10h. Livre. Retirada de ingressos no local. Grátis. Local: CineSesc.
  • A FAMÍLIA DIONTI: Filme. O jovem Kelton vive no interior de Minas Gerais, junto do irmão e do pai. Eles trabalham no canavial e fazem pequenos bicos na feira. Kelton sofre com a ausência da mãe, que “se transformou” e abandonou a família. Ao se apaixonar por uma colega de sua sala, o garoto tem medo de sofrer o mesmo destino da mãe. Os indícios estão todos lá: ele transpira demais, tem desmaios… Kelton estaria derretendo? (Dir. Alan Minas. Brasil, 2015, 98 min.) Dia 21/5, domingo, às 11h.
    Livre. Retirada de ingressos 1h antes. Grátis. Local: CineSesc

SESC CONSOLAÇÃO

  • O CORPO COMO ESPAÇO DE BRINCAR: O encontro propõe uma reflexão sobre o corpo e os indicadores lúdicos na Primeira Infância. Com Uxa Xavier, Marcos Santos Mourão e Sheila Murahovschi.
    Dia 25/5, quinta, das 19h30 às 21h. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência
  • CARRINHOS DE VESTIR: Oficina. Uma caixa de papelão pode ganhar vários significados quando nas mãos de uma criança. Com Casa do Brincar. Dia 27/5, sábado, das 12h às 15h. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • SILHUETAS: Oficina a partir da construção de uma silhueta em tamanho real. Dia 27/5, sábado, das 14h às 17h. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • VAMOS BRINCAR COM MÚSICA? Experimentação de fontes sonoras diversas por meio de instrumentos, objetos sonoros e sons. Com Sheila Murahovschi. Dia 27/5, sábado, das 15h30 às 16h30. Para crianças de 0 a 3 anos e acompanhante. Retirada de ingressos meia hora antes na Central de Atendimento. Grátis. Local: Centro de Música.
  • BRINCADEIRAS E TRAVESSURAS: Contação de histórias. Um avental que serve de cenário para as aventuras de uma menina e suas travessuras. Com Tapetes Contadores de Histórias. Dia 27/5, sábado, às 17h30. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.

SESC FLORÊNCIO DE ABREU

  • NO PASSO DA CENTOPEIA JUDITE: Intervenção com a personagem de 30 m., ganha vida junto aos participantes convidando a dançar, brincar de ciranda, cantar, contar e ouvir histórias. Com Cia Arueiras do Brasil. Dia 23/5, terça, das 11h às 12h e das 13h às 15h. Livre. Grátis. Local: Largo de São Bento.
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA CENTRAL DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA CENTRAL DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Com camas elásticas gigantes, espaço para festas e atrações inéditas no Brasil, novo Impulso Park é o MAIOR parque de trampolins do País

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Para os Potters de plantão! Mogi das Cruzes ganha Food truck “Expresso Hogwarts” inspirado na saga do bruxinho

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Gratuito: que tal levar as crianças para conhecerem um verdadeiro Grupamento dos Bombeiros?

Atração fixa
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!