compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Semana Mundial do Brincar: Confira as opções de passeios gratuitos no CENTRO DE SP

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

Você cresceu jogando bola na rua, pulando corda e jogando amarelinha. Seus filhos não estão tendo o mesmo direito de viver de verdade suas infâncias. Ou estão na escola em tempo integral, ou estão em alguma atividade, no inglês, na natação, se preparando para o futuro. Mas e o presente? Como é que fica? Pesquisas já comprovaram o quanto viver plenamente a infância e simplesmente brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. O que podemos fazer para que as crianças tenham tempo de ser… crianças? 

É para discutir este tema e levantar esta bandeira que acontece na próxima semana, de 21 e 28 de maio, de domingo a domingo, a Semana Mundial do Brincar 2017, uma semana inteira recheada com centenas de atividades GRATUITAS para as crianças em todo o País, com o objetivo de promover uma sensibilização pela importância do brincar na infância. O evento é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Como são muuuuitas atrações, preparamos este GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 para você encontrar a atividade mais próxima da sua casa, ou a que mais te interessa, e curtir este super evento com a família.

Abaixo listamos somente as atividades que acontecem na ZONA CENTRAL de SP. Para conferir a agenda completa de todas as regiões da cidade, acesse aqui o nosso GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017. Aproveite para brincar muito com seus filhos! Vamos viver e aproveitar a infância que o tempo não corre, voa!!


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017:

PROGRAMAÇÃO NA ZONA CENTRAL DE SÃO PAULO

SESC BOM RETIRO

  • É TEMPO DE BRINCAR: Intervenção poética potencializando a importância do brincar ao longo das diversas fases do desenvolvimento humano. A partir de 20/5, terça a sexta das 9h às 21h, sábados das 10h às 18h30, domingos e feriados das 10h às 17h30. Livre. Grátis. Local: Diversos locais da unidade.
  • ATELIER DE PIPAS: Oficina de construção de pipas para pais e filhos. Com instrutores de atividades infanto-juvenis. Dia 21/5, domingo, das 11h às 12h. Livre. Grátis. Local: Praça de Convivência.
  • ACALANTOS, CANTILENAS, BRINCOS E BRINCADEIRAS DOS PEQUENOS:  Vivência. Os acalantos, cantilenas e brincos são executados pelos responsáveis com a finalidade de embalar, distrair ou divertir os pequenos. A proposta é possibilitar às crianças, o contato com um delicado repertório, refletindo sobre a importância na formação de vínculos no desenvolvimento da criança. Com Lucilene Silva, Mestre e doutoranda em Música na UNICAMP e coordena o Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e o Centro de Formação de Educadores Brincantes da Oca – Escola Cultural. Dias 21/5, 26/5 e 28/5, domingos e sextas, das 11h às 12h. Para crianças de 0 a 3 anos acompanhadas pelos responsáveis. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • PEQUENOS BORDADOS: Espaço para mães e pais tecerem histórias sobre a maternagem e o universo dos primeiros anos de vida de seus bebês. Neste encontro, a desmistificação da ideia de brinquedo de menino e brinquedo de menina. Com instrutoras de atividades infanto- juvenis. Dia 23/5, terça-feira, das 11h às 12h30. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas pelos responsáveis. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • YOGA PARA PEQUENOS: Atividade entre mães e pais e seus pequenos, possibilitando um contato mais lúdico por meio de alongamentos, balanços e massagens, intensificando os vínculos afetivos. Com Roberta Leles. Livre. Grátis.Local: Ponto de encontro na Praça de Convivência. Dia 25/5, quinta-feira, das 11h às 12h. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas pelos responsáveis. Grátis. Local: Praça de Convivência.
  • PINGOS DE CORES: Oficina. Atelier de construção de brinquedos e brincadeiras entre pais filhos. Com instrutoras de atividades infanto-juvenis. Dia 26/5, sexta-feira, das 17h às 18h30. Para crianças de 0 a 10 anos acompanhadas pelos responsáveis. Grátis. Local: Sala de Oficinas1.
  • DE VOLTA AO TEMPO DE BRINCAR: As crianças inscritas no Projeto Curumim convidam o público da unidade para relembrar jogos e brincadeiras de diferentes épocas e também criarem novas brincadeiras incentivando a importância do tempo para o brincar. Com instrutoras de atividades infanto-juvenis. Dias 25 e 26/5, quinta e sexta-feira, das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h.
  • TEMPO PARA O BRINCAR: REFLEXÃO E PRÁTICA: Integrando crianças e adultos, a proposta é um bate-papo sobre o brincar, sua importância e repertório. Esse bate-papo será costurado com a prática de brincadeiras tradicionais registradas por Lucilene Silva em várias regiões brasileiras. Lucilene é mestre e doutoranda em Música na UNICAMP e coordena o Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e o Centro de Formação de Educadores Brincantes da Oca – Escola Cultural.. Dia 27/5, sábado, das 10h30 às 12h30. Livre. Grátis. Local: Sala de Oficinas 1. CPF – Centro de Pesquisa e Formação
  • TEMPOS DE CRIANÇA: REFLEXÕES SOBRE A AGENDA CHEIA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O encontro trará reflexões sobre os impactos da agenda cheia no desenvolvimento da criança. Ao mesmo tempo, em contrapartida a essa aceleração, surgem iniciativasque defendem a ideia de que para as crianças se desenvolverem de maneira saudável, é preciso respeitar seu tempo de descobrir, observar e experimentar. Abordando pesquisas, estudos e iniciativas realizadas na área, será discutida a importância do ócio e da brincadeira como parte fundamental do desenvolvimento infantil. Com Katia A. KühnChedid – educadora e psicopedagoga, Juliana Borges – produtora audiovisual da Maria Farinha Filmes e Tatiana Weberman- produtora cultural e uma das criadoras do Movimento SlowKids. Dia 22/5, segunda, das 19h30 às 21h30. Local: CPF (Centro de Pesquisa e Formação).
  • QUADRINHOS PARA QUEM NÃO SABE (E NÃO QUER) DESENHAR: Oficina. Muitos entusiastas das HQs têm vontade de produzir suas próprias histórias, mas se deparam com um dilema: não sabem desenhar. Esses encontros são destinados para quem quer colocar suas ideias no papel sem que precisem adquirir técnicas rebuscadas, resgatando técnicas de colagem, détournement e fotonovela. Todo material produzido será reunido em um zine. Com Márcio Sno – zineiro, ilustrador, jornalista e educador. Dias 23, 24, 25 e 26/5, terça à sexta, das 14h30 às 17h. Crianças a partir de 10 anos são muito bem vindas! Local: CPF (Centro de Pesquisa e Formação).

CINESESC

  • BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CIRCENSES: Oficina. Confecção de brinquedos e vivência com materiais circenses que estimula a imaginação e o livre brincar. Com o grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais. Dia 21/5, domingo, às 10h. Livre. Retirada de ingressos no local. Grátis. Local: CineSesc.
  • A FAMÍLIA DIONTI: Filme. O jovem Kelton vive no interior de Minas Gerais, junto do irmão e do pai. Eles trabalham no canavial e fazem pequenos bicos na feira. Kelton sofre com a ausência da mãe, que “se transformou” e abandonou a família. Ao se apaixonar por uma colega de sua sala, o garoto tem medo de sofrer o mesmo destino da mãe. Os indícios estão todos lá: ele transpira demais, tem desmaios… Kelton estaria derretendo? (Dir. Alan Minas. Brasil, 2015, 98 min.) Dia 21/5, domingo, às 11h.
    Livre. Retirada de ingressos 1h antes. Grátis. Local: CineSesc

SESC CONSOLAÇÃO

  • O CORPO COMO ESPAÇO DE BRINCAR: O encontro propõe uma reflexão sobre o corpo e os indicadores lúdicos na Primeira Infância. Com Uxa Xavier, Marcos Santos Mourão e Sheila Murahovschi.
    Dia 25/5, quinta, das 19h30 às 21h. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência
  • CARRINHOS DE VESTIR: Oficina. Uma caixa de papelão pode ganhar vários significados quando nas mãos de uma criança. Com Casa do Brincar. Dia 27/5, sábado, das 12h às 15h. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • SILHUETAS: Oficina a partir da construção de uma silhueta em tamanho real. Dia 27/5, sábado, das 14h às 17h. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • VAMOS BRINCAR COM MÚSICA? Experimentação de fontes sonoras diversas por meio de instrumentos, objetos sonoros e sons. Com Sheila Murahovschi. Dia 27/5, sábado, das 15h30 às 16h30. Para crianças de 0 a 3 anos e acompanhante. Retirada de ingressos meia hora antes na Central de Atendimento. Grátis. Local: Centro de Música.
  • BRINCADEIRAS E TRAVESSURAS: Contação de histórias. Um avental que serve de cenário para as aventuras de uma menina e suas travessuras. Com Tapetes Contadores de Histórias. Dia 27/5, sábado, às 17h30. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.

SESC FLORÊNCIO DE ABREU

  • NO PASSO DA CENTOPEIA JUDITE: Intervenção com a personagem de 30 m., ganha vida junto aos participantes convidando a dançar, brincar de ciranda, cantar, contar e ouvir histórias. Com Cia Arueiras do Brasil. Dia 23/5, terça, das 11h às 12h e das 13h às 15h. Livre. Grátis. Local: Largo de São Bento.
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA CENTRAL DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA CENTRAL DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Pertinho de São Paulo: Viva Parque Aquático Ecológico tem piscinas, toboáguas e muita diversão para toda família

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Com trem retrô e Vila Inglesa, Expresso Turístico para Paranapiacaba é um passeio cheio de história e paisagens para curtir em família

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Shopping Center Norte ganha uma super brinquedoteca da rede YouPlay, com parquinho, oficinas, recreação, games e buffet infantil

Atração fixa
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!