compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Semana Mundial do Brincar: Confira as opções de passeios gratuitos na ZONA SUL

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

Você cresceu jogando bola na rua, pulando corda e jogando amarelinha. Seus filhos não estão tendo o mesmo direito de viver de verdade suas infâncias. Ou estão na escola em tempo integral, ou estão em alguma atividade, no inglês, na natação, se preparando para o futuro. Mas e o presente? Como é que fica? Pesquisas já comprovaram o quanto viver plenamente a infância e simplesmente brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. O que podemos fazer para que as crianças tenham tempo de ser… crianças? 

É para discutir este tema e levantar esta bandeira que acontece na próxima semana, de 21 e 28 de maio, de domingo a domingo, a Semana Mundial do Brincar 2017, uma semana inteira recheada com centenas de atividades GRATUITAS para as crianças em todo o País, com o objetivo de promover uma sensibilização pela importância do brincar na infância. O evento é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Como são muuuuitas atrações, preparamos este GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 para você encontrar a atividade mais próxima da sua casa, ou a que mais te interessa, e curtir este super evento com a família.

Abaixo listamos somente as atividades que acontecem na ZONA SUL de SP. Para conferir a agenda completa de todas as regiões da cidade, acesse aqui o nosso GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017. Aproveite para brincar muito com seus filhos! Vamos viver e aproveitar a infância que o tempo não corre, voa!!


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017:

PROGRAMAÇÃO NA ZONA SUL DE SÃO PAULO

SESC INTERLAGOS

  • ARTE PLÁSTICA: Experimentações com tinta plástica a partir de estímulos sensoriais. Com Equipe do Espaço de Brincar. Dia 20/5, sábado, às 13h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • HISTÓRIAS PARA CANTAR, MÚSICAS PARA BRINCAR: Contação de história interativa em que o público participante é convidado a cantar, se desafiar e imaginar, ouvindo histórias cantadas e jogando brincadeiras musicais. Dia 20/5, sábado, às 14h. Livre. Grátis. Local: Espaço Multiuso.
  • QUANTAJAM – UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL PARA BEBÊS E SEUS PAIS: Espetáculo de música, vídeo e dança que estimulam a improvisação e a criação artística. Dia 21/5, domingo, às 13h. Livre. Grátis. Local: Sala Multiuso.
  • PEQUENO CIDADÃO DO FUTURO: Espetáculo com diversão e reflexão sobre conceitos de cidadania, sustentabilidade e tolerância tecem as cenas. Dia 21/5, domingo, às 15h. Livre. Grátis. Local: Espaço Multiuso.
  • BRINCAÇÃO: Vivência em estruturas sensoriais e peças de madeira formam um potencial brincante para a interação de crianças. Dias 24 e 25/5, quarta e quinta, das 10h às 10h50, das 11h às 11h50, das 14h às 14h50 e das 15h às 15h50. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • BRINCAYOGA PARA CRIANÇAS: Aula aberta por meio de brincadeiras corporais, música e trabalho em roda, elementos da natureza e posturas como técnicas utilizadas. Com Renata Von Poser. Dia 25/5, quinta, das 10h às 10h50, das 11h às 11h50, das 14h às 14h50 e das 15h às 15h50. Livre. Grátis. Local: Sala Multiuso.
  • CRIAÇÕES FANTÁSTICAS: Visitação mediada à intervenção urbana Bichos Fantásticos de Letras, da artista visual Fefê Talavera. Dia 26/5, sexta, às 10h. Livre. Grátis. Local: Recanto Infantil.
  • BRINCAR É SEMPRE BRINCADEIRA? Oficina para educadora/es, famílias e demais interessada/os na cultura pela infância para reflexão sobre a importância do brincar. Com Cia Volta e Meia. Dia 27/5, sábado, às 10h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • A CENA É… : Oficina de criação de cenas a partir de jogos teatrais e transformação de objetos simples e lúdicos. Com Cia Volta e Meia. Dia 27/5, sábado, às 13h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • BOLA E PIPA: Contação de história. Pedro Belo, encantado por bonecos de pano, faz nascer Pipa, sua boneca cantante. Com Cínica Cia de Teatro. Dia 27/5, sábado, às 14h. Livre. Grátis. Local: Espaço Multiuso.
  • O CIRCO INVISÍVEL: Espetáculo que recria o universo mágico do circo de forma lúdica e com muito humor. Com Cia. Fractal de Teatro. Dia 28/5, domingo, às 15h. Livre. Grátis. Local: Espaço Multiuso.

SESC IPIRANGA

  • BRINQUEDOS MUSICAIS: Oficina que propõe a confecção de instrumentos musicais a partir de materiais simples e recicláveis, estimulando a criatividade e a conexão da criança com objetos do seu cotidiano. Com Paulo Silva. Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, às 12h e às 14h. Livre. Retirada de convites com 1h de antecedência. Grátis. Local: Praça Vermelha.
  • BRINCADEIRAS CANTADAS: Intervenção por meio de cantigas e brincadeiras tradicionais em que as crianças e seus familiares são convidados a participarem desta apresentação interativa. Resgatando a potência do brincar, as crianças se envolvem de maneira simples e lúdica com cantigas por meio de uma roda de versos em que todos brincam juntos. Com Maria Carolina e Paulo Silva. Dia 28/5, domingo, das 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Praça Vermelha.

SESC SANTO AMARO

  • PALESTRA – O papel da creche no brincar do bebê de 0 a 2 anos. Com Gisele Ortiz – Psicóloga e especialista em Educação Infantil Dia 26/5, sexta, das 13h30 às 15h. Livre. Retirada de ingressos meia hora antes no local. Grátis. Local: Teatro.
  • BRINCADEIRAS MUSICAIS: Vinicius Medrado e grupo Manuí, num um repertório de diversas cantigas brincadas e brincadeiras cantadas e dançadas. Com Grupo Manuí. Dia 20/5, Sábado, às 14h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: O grupo Manui realiza brincadeiras musicais com um repertório de diversas cantigas e danças de origem africana. Com Vinicius Medrado e Amanda Ribeiro. Dia 27/5, Sábado, às 14h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.

SESC VILA MARIANA

  • HISTÓRIA BRINCADA: A MENINA QUE JOGAVA VERSOS : Os versos da narrativa trazem diferentes brincadeiras tradicionais como: amarelinha, esconde-esconde, cabra cega, roda, passa anel. Aqui, todos são convidados a entrar na história e brincar. Com Mirela Estelles. Dia 23/5, terça, das 10h às 11h30. Livre. Somente para Programa Curumim. Gratis. Local: Sala Corpo e Artes. Dia 24/5, quarta, das 15h às 16h30. Sessão com Interpretação em libras. Livre. Gratis. Somente para Programa Curumim. Local: Sala Corpo e Artes. Dia 28/5, domingo, às 11h. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • BRINQUEDOS ARTESANAIS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: Crianças e adultos brincam juntos e interagem com brinquedos artesanais, disponíveis para empréstimo e exploram brincadeiras tradicionais brasileiras em conjunto com os educadores brincantes. Com Lindalva Souza e equipe. Dias 23 e 26/5, terça e sexta, das 17h às 19h. Dia 27/5, sábado, das 11h às 13h. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • JOGOS E BRINCADEIRAS DO CONGO: Partilhando seu repertório de músicas, histórias e brincadeiras do Congo, o educador busca interação direta com as crianças, trazendo o espírito do brincar de nossas raízes africanas. Com Daniel Wasaulua. Dia 24/5, quarta das 17h às18h30. Dia 28/5, domingo das 15h às 16h30. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos
  • NHEMONGUATÁ: CONTOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: Todos poderão vivenciar brincadeiras e danças ancestrais indígenas como peteca, dança dos pássaros, jogo da onça permeada pelas histórias escritas por Kaká Werá em “As fabulosas fábulas de Iauaretê”. Com Grupo Manuí. Dia 25/5, quinta, das 17h às 18h30. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • O BRINCAR E A CRIANÇA NAS CULTURAS INDÍGENAS: O escritor Kaká Werá Jekupé fala com o público sobre a compreensão do ser criança e o brincar na tradição indígena. Com Kaká Werá Jekupé. Dia 25/5, quinta, das18h30 às 20h. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • HISTÓRIA E BRINCADEIRA CANTADA: O público será convidado a interagir, estimulados pela narrativa de histórias, permeadas de músicas e movimento e objetos variados e brincadeiras tradicionais da infância. Com Mirela Estelles. Dia 27/5, sábado, das 14h às15h. Livre. Sem retirada de senhas – sujeito à lotação do local. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • A MENINA E O PÁSSARO ENCANTADO: Conto de Rubem Alves. O público será convidado a brincar e usar sua imaginação. Com Grupo Manuí. Dia 27/5, sábado, das 15h às 16h30. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos
  • ARTE AÇÃO: PIPA CAPUCHETA: Construção de pipa, capucheta com papéis coloridos e linha, sem utilização de varetas, de fácil manuseio para brincar, correr e se divertir. Com Reinaldo Ferreira, instrutor do Curumim. Dia 27/5, sábado, das 13h às 15h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes na Central de Atendimento. Gratis.
  • ARTE AÇÃO: FLAUTA DE EMBOLO E GAITA DE PALITO : Oficina de construção, decoração e experimentação sonora de dois brinquedos musicais: flauta de êmbolo, feito de cano de PVC e bexiga d’água, e a gaita de palito. Com Reinaldo Ferreira, instrutor do Curumim. Dia 27/5, sábado, das 13h às 15h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes na Central de Atendimento. Grátis. Local: Conferir na Central de Atendimento.
  • CANTIGAS E BRINCADEIRAS DO CONGO: O educador congolês traz cantigas de ninar, brincadeiras e histórias do Congo aproximando a todos do continente Africano. Com Daniel Wasaulua. Dia 28/05, domingo, das 14h às 14h45. Livre. Sem retirada de senhas – sujeito à lotação do local. Grátis. Local: Espaço de Brincar.

CASA DE VIVER

Domingo, dia 21/05, das 10h às 12h, a Casa de Viver (Rua Doutor Tirso Martins, 280, Vila Mariana), que fica na Zona Sul de SP, promove o evento “Casa Aberta para a Semana Mundial do Brincar”. A Casa de Viver é um espaço que reúne coworking familiar e brinquedoteca, voltado para quem busca a criação com apego. No dia 21 de maio estará aberta cobrando um valor simbólico de R$10.

A família pode aproveitar o  jardim, quintal, tanque de areia e muitos brinquedos. O encontro possibilita a interação entre pais e filhos, além de estimular o ato do brincar. Serão trabalhadas as brincadeiras que aproximam as crianças da natureza. Mais informações: (11) 5083-1291. Fica pertinho da estação Santa Cruz (Metrô – Linha 1 Azul).

Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA SUL DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a atração escolhida.
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA SUL DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a atração escolhida.
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Futebol de bolha, Beach Tennis e campo de areia em SP?! Conheça o PopHaus a nova opção de lazer da cidade

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Tem Natal do Castelo Rá-Tim-Bum no Grand Plaza Shopping em Santo André

03/11 a 25/12
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Masha e o Urso dão as boas vindas ao Papai Noel no Shopping União de Osasco

04/11 a 01/01
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!