compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Semana Mundial do Brincar: Confira as opções de passeios gratuitos na ZONA SUL

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

Você cresceu jogando bola na rua, pulando corda e jogando amarelinha. Seus filhos não estão tendo o mesmo direito de viver de verdade suas infâncias. Ou estão na escola em tempo integral, ou estão em alguma atividade, no inglês, na natação, se preparando para o futuro. Mas e o presente? Como é que fica? Pesquisas já comprovaram o quanto viver plenamente a infância e simplesmente brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. O que podemos fazer para que as crianças tenham tempo de ser… crianças? 

É para discutir este tema e levantar esta bandeira que acontece na próxima semana, de 21 e 28 de maio, de domingo a domingo, a Semana Mundial do Brincar 2017, uma semana inteira recheada com centenas de atividades GRATUITAS para as crianças em todo o País, com o objetivo de promover uma sensibilização pela importância do brincar na infância. O evento é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Como são muuuuitas atrações, preparamos este GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 para você encontrar a atividade mais próxima da sua casa, ou a que mais te interessa, e curtir este super evento com a família.

Abaixo listamos somente as atividades que acontecem na ZONA SUL de SP. Para conferir a agenda completa de todas as regiões da cidade, acesse aqui o nosso GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017. Aproveite para brincar muito com seus filhos! Vamos viver e aproveitar a infância que o tempo não corre, voa!!


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017:

PROGRAMAÇÃO NA ZONA SUL DE SÃO PAULO

SESC INTERLAGOS

  • ARTE PLÁSTICA: Experimentações com tinta plástica a partir de estímulos sensoriais. Com Equipe do Espaço de Brincar. Dia 20/5, sábado, às 13h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • HISTÓRIAS PARA CANTAR, MÚSICAS PARA BRINCAR: Contação de história interativa em que o público participante é convidado a cantar, se desafiar e imaginar, ouvindo histórias cantadas e jogando brincadeiras musicais. Dia 20/5, sábado, às 14h. Livre. Grátis. Local: Espaço Multiuso.
  • QUANTAJAM – UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL PARA BEBÊS E SEUS PAIS: Espetáculo de música, vídeo e dança que estimulam a improvisação e a criação artística. Dia 21/5, domingo, às 13h. Livre. Grátis. Local: Sala Multiuso.
  • PEQUENO CIDADÃO DO FUTURO: Espetáculo com diversão e reflexão sobre conceitos de cidadania, sustentabilidade e tolerância tecem as cenas. Dia 21/5, domingo, às 15h. Livre. Grátis. Local: Espaço Multiuso.
  • BRINCAÇÃO: Vivência em estruturas sensoriais e peças de madeira formam um potencial brincante para a interação de crianças. Dias 24 e 25/5, quarta e quinta, das 10h às 10h50, das 11h às 11h50, das 14h às 14h50 e das 15h às 15h50. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • BRINCAYOGA PARA CRIANÇAS: Aula aberta por meio de brincadeiras corporais, música e trabalho em roda, elementos da natureza e posturas como técnicas utilizadas. Com Renata Von Poser. Dia 25/5, quinta, das 10h às 10h50, das 11h às 11h50, das 14h às 14h50 e das 15h às 15h50. Livre. Grátis. Local: Sala Multiuso.
  • CRIAÇÕES FANTÁSTICAS: Visitação mediada à intervenção urbana Bichos Fantásticos de Letras, da artista visual Fefê Talavera. Dia 26/5, sexta, às 10h. Livre. Grátis. Local: Recanto Infantil.
  • BRINCAR É SEMPRE BRINCADEIRA? Oficina para educadora/es, famílias e demais interessada/os na cultura pela infância para reflexão sobre a importância do brincar. Com Cia Volta e Meia. Dia 27/5, sábado, às 10h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • A CENA É… : Oficina de criação de cenas a partir de jogos teatrais e transformação de objetos simples e lúdicos. Com Cia Volta e Meia. Dia 27/5, sábado, às 13h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • BOLA E PIPA: Contação de história. Pedro Belo, encantado por bonecos de pano, faz nascer Pipa, sua boneca cantante. Com Cínica Cia de Teatro. Dia 27/5, sábado, às 14h. Livre. Grátis. Local: Espaço Multiuso.
  • O CIRCO INVISÍVEL: Espetáculo que recria o universo mágico do circo de forma lúdica e com muito humor. Com Cia. Fractal de Teatro. Dia 28/5, domingo, às 15h. Livre. Grátis. Local: Espaço Multiuso.

SESC IPIRANGA

  • BRINQUEDOS MUSICAIS: Oficina que propõe a confecção de instrumentos musicais a partir de materiais simples e recicláveis, estimulando a criatividade e a conexão da criança com objetos do seu cotidiano. Com Paulo Silva. Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, às 12h e às 14h. Livre. Retirada de convites com 1h de antecedência. Grátis. Local: Praça Vermelha.
  • BRINCADEIRAS CANTADAS: Intervenção por meio de cantigas e brincadeiras tradicionais em que as crianças e seus familiares são convidados a participarem desta apresentação interativa. Resgatando a potência do brincar, as crianças se envolvem de maneira simples e lúdica com cantigas por meio de uma roda de versos em que todos brincam juntos. Com Maria Carolina e Paulo Silva. Dia 28/5, domingo, das 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Praça Vermelha.

SESC SANTO AMARO

  • PALESTRA – O papel da creche no brincar do bebê de 0 a 2 anos. Com Gisele Ortiz – Psicóloga e especialista em Educação Infantil Dia 26/5, sexta, das 13h30 às 15h. Livre. Retirada de ingressos meia hora antes no local. Grátis. Local: Teatro.
  • BRINCADEIRAS MUSICAIS: Vinicius Medrado e grupo Manuí, num um repertório de diversas cantigas brincadas e brincadeiras cantadas e dançadas. Com Grupo Manuí. Dia 20/5, Sábado, às 14h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: O grupo Manui realiza brincadeiras musicais com um repertório de diversas cantigas e danças de origem africana. Com Vinicius Medrado e Amanda Ribeiro. Dia 27/5, Sábado, às 14h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.

SESC VILA MARIANA

  • HISTÓRIA BRINCADA: A MENINA QUE JOGAVA VERSOS : Os versos da narrativa trazem diferentes brincadeiras tradicionais como: amarelinha, esconde-esconde, cabra cega, roda, passa anel. Aqui, todos são convidados a entrar na história e brincar. Com Mirela Estelles. Dia 23/5, terça, das 10h às 11h30. Livre. Somente para Programa Curumim. Gratis. Local: Sala Corpo e Artes. Dia 24/5, quarta, das 15h às 16h30. Sessão com Interpretação em libras. Livre. Gratis. Somente para Programa Curumim. Local: Sala Corpo e Artes. Dia 28/5, domingo, às 11h. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • BRINQUEDOS ARTESANAIS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: Crianças e adultos brincam juntos e interagem com brinquedos artesanais, disponíveis para empréstimo e exploram brincadeiras tradicionais brasileiras em conjunto com os educadores brincantes. Com Lindalva Souza e equipe. Dias 23 e 26/5, terça e sexta, das 17h às 19h. Dia 27/5, sábado, das 11h às 13h. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • JOGOS E BRINCADEIRAS DO CONGO: Partilhando seu repertório de músicas, histórias e brincadeiras do Congo, o educador busca interação direta com as crianças, trazendo o espírito do brincar de nossas raízes africanas. Com Daniel Wasaulua. Dia 24/5, quarta das 17h às18h30. Dia 28/5, domingo das 15h às 16h30. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos
  • NHEMONGUATÁ: CONTOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: Todos poderão vivenciar brincadeiras e danças ancestrais indígenas como peteca, dança dos pássaros, jogo da onça permeada pelas histórias escritas por Kaká Werá em “As fabulosas fábulas de Iauaretê”. Com Grupo Manuí. Dia 25/5, quinta, das 17h às 18h30. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • O BRINCAR E A CRIANÇA NAS CULTURAS INDÍGENAS: O escritor Kaká Werá Jekupé fala com o público sobre a compreensão do ser criança e o brincar na tradição indígena. Com Kaká Werá Jekupé. Dia 25/5, quinta, das18h30 às 20h. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • HISTÓRIA E BRINCADEIRA CANTADA: O público será convidado a interagir, estimulados pela narrativa de histórias, permeadas de músicas e movimento e objetos variados e brincadeiras tradicionais da infância. Com Mirela Estelles. Dia 27/5, sábado, das 14h às15h. Livre. Sem retirada de senhas – sujeito à lotação do local. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • A MENINA E O PÁSSARO ENCANTADO: Conto de Rubem Alves. O público será convidado a brincar e usar sua imaginação. Com Grupo Manuí. Dia 27/5, sábado, das 15h às 16h30. Livre. Sem retirada de senhas. Grátis. Local: Praça de Eventos
  • ARTE AÇÃO: PIPA CAPUCHETA: Construção de pipa, capucheta com papéis coloridos e linha, sem utilização de varetas, de fácil manuseio para brincar, correr e se divertir. Com Reinaldo Ferreira, instrutor do Curumim. Dia 27/5, sábado, das 13h às 15h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes na Central de Atendimento. Gratis.
  • ARTE AÇÃO: FLAUTA DE EMBOLO E GAITA DE PALITO : Oficina de construção, decoração e experimentação sonora de dois brinquedos musicais: flauta de êmbolo, feito de cano de PVC e bexiga d’água, e a gaita de palito. Com Reinaldo Ferreira, instrutor do Curumim. Dia 27/5, sábado, das 13h às 15h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes na Central de Atendimento. Grátis. Local: Conferir na Central de Atendimento.
  • CANTIGAS E BRINCADEIRAS DO CONGO: O educador congolês traz cantigas de ninar, brincadeiras e histórias do Congo aproximando a todos do continente Africano. Com Daniel Wasaulua. Dia 28/05, domingo, das 14h às 14h45. Livre. Sem retirada de senhas – sujeito à lotação do local. Grátis. Local: Espaço de Brincar.

CASA DE VIVER

Domingo, dia 21/05, das 10h às 12h, a Casa de Viver (Rua Doutor Tirso Martins, 280, Vila Mariana), que fica na Zona Sul de SP, promove o evento “Casa Aberta para a Semana Mundial do Brincar”. A Casa de Viver é um espaço que reúne coworking familiar e brinquedoteca, voltado para quem busca a criação com apego. No dia 21 de maio estará aberta cobrando um valor simbólico de R$10.

A família pode aproveitar o  jardim, quintal, tanque de areia e muitos brinquedos. O encontro possibilita a interação entre pais e filhos, além de estimular o ato do brincar. Serão trabalhadas as brincadeiras que aproximam as crianças da natureza. Mais informações: (11) 5083-1291. Fica pertinho da estação Santa Cruz (Metrô – Linha 1 Azul).

Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA SUL DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a atração escolhida.
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA SUL DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a atração escolhida.
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Com camas elásticas gigantes, espaço para festas e atrações inéditas no Brasil, novo Impulso Park é o MAIOR parque de trampolins do País

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Isso, Isso, Isso! Com Vila dos Chaves, Escape 60′ abre nova unidade nos Jardins

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Para os Potters de plantão! Mogi das Cruzes ganha Food truck “Expresso Hogwarts” inspirado na saga do bruxinho

Atração fixa
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!