compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Semana Mundial do Brincar: confira as opções de passeios gratuitos na REGIÃO DO ABC E OSASCO

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

Você cresceu jogando bola na rua, pulando corda e jogando amarelinha. Seus filhos não estão tendo o mesmo direito de viver de verdade suas infâncias. Ou estão na escola em tempo integral, ou estão em alguma atividade, no inglês, na natação, se preparando para o futuro. Mas e o presente? Como é que fica? Pesquisas já comprovaram o quanto viver plenamente a infância e simplesmente brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. O que podemos fazer para que as crianças tenham tempo de ser… crianças? 

É para discutir este tema e levantar esta bandeira que acontece na próxima semana, de 21 e 28 de maio, de domingo a domingo, a Semana Mundial do Brincar 2017, uma semana inteira recheada com centenas de atividades GRATUITAS para as crianças em todo o País, com o objetivo de promover uma sensibilização pela importância do brincar na infância. O evento é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Como são muuuuitas atrações, preparamos este GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 para você encontrar a atividade mais próxima da sua casa, ou a que mais te interessa, e curtir este super evento com a família.

Abaixo listamos somente as atividades que acontecem na REGIÃO DO ABC E OSASCO. Para conferir a agenda completa de todas as regiões da cidade, acesse aqui o nosso GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017. Aproveite para brincar muito com seus filhos! Vamos viver e aproveitar a infância que o tempo não corre, voa!!


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017:

PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO DO ABC E OSASCO

SESC OSASCO

  • BRINCOS – DANÇA PARA PEQUENINOS: A oficina propõe uma aproximação com a linguagem da dança através de Brincos, como são denominadas as brincadeiras da cultura infantil brasileira nesta faixa-etária. Acreditando que a dança é uma grande brincadeira, pais e filhos são convidados a brincarem com o corpo. O movimento corporal será abordado a partir dos princípios da dança educativa (Laban). Com Cia Meu Corpo Meu Brinquedo. Dia 21, domingo, às 10h30. Para bebês. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • CUPINZEIRO: Cupinzeiro é uma performance para espaços abertos voltada a todos os públicos, especialmente crianças. É também um jogo de ocupação dos espaços por uma massa de corpos e olhares, chamada cupinzeiro. Constrói-se nos cantos, nas coisas, nos bancos e demais lugares de passagem, relembrando o seu sentido lúdico, como um convite ao jogo. Dia 21, domingo, às 16h30. Livre. Grátis. Local: Gramado.
  • CAVALETE ANDANTE – HABITAR EM CORES: É uma proposta de encontro para investigação e interação com o espaço a partir de processos experimentais com pintura. Os participantes criam a pintura brincando a partir da referência da transparência das paredes, onde a pintura é o resultado da interação-relação com o outro, sobrepõe as imagens do espaço escolhido, tendo os corpos como referência. Com Bruno Perê e Jardélio Santos. Dias 23 e 24, terça e quarta, às 14h30. Livre. Grátis. Local: Gramado.
  • BRINQUEDOS MUSICAIS: Vivência em que batucar uma mesa, soprar uma garrafa com água, assoviar, tudo vira música! A proposta é que crianças e adultos confeccionem instrumentos musicais com materiais inusitados para brincarem. Com instrutores do Sesc. Dias 25 e 26, quinta e sexta, às 15h. Livre. Grátis. Local: Deck do Brincar.
  • “TODO TEMPO DO MUNDO”: O filme de Suzanne Crocker (CANADÁ, 2014, 87’), explora uma experiência de desconexão com a vida moderna, frequentemente agitada e saturada de tecnologia, para se reconectar com o outro, nós mesmos e a natureza. Em busca de novas perspectivas, uma família de cinco membros decide deixar o conforto do lar para viver por nove meses em um bangalô isolado na natureza, sem vias de acesso, eletricidade, água encanada, internet ou sequer relógios. Em tempos oportunos, este inspirador documentário mostra o desenvolvimento natural da vida quando uma família tenta se livrar do controle necessário nesse mundo marcado pelo tempo do relógio. Dias 25, quinta, às 19h30. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • SCARATUJA: Teatro para bebês de 0 a 3 anos, conduz os participantes por linhas que partem em infinitas direções. Os bebês e um de seus responsáveis sentam-se no meio do cenário, enquanto os outros adultos sentam-se atrás e conseguem acompanhar todo o desenvolvimento do trabalho. Assim, os adultos são levados a seguir a trilha do desenho que vai da garatuja – aquele desenho que as crianças pequenas fazem, sem sequer levantar o lápis do papel – à representação das formas. Com Aline Volpi e Vladimir Camargo. Dia 28, domingo, às 10h30. Para bebês acompanhados por adulto responsável. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • CIR.COM.PASSO: A intervenção traz a proposta de apresentar através da linguagem popular do circo de rua, esquetes cômicas que divertem e sensibilizam o espectador, através de palhaços, malabaristas e acrobatas. Com instrumentos musicais e outros adereços, os artistas convidam o público a interagir e viver novas experiências. Com Circo Amarillo. Dia 28, domingo, às 16h30. Livre. Grátis. Local: Gramado.

SESC SANTO ANDRÉ

  • CAMINHOS DO BRINCAR: Intervenções brincantes para grupos agendados, a fim de usufruir brinquedos não estruturados e o livre brincar. Indicado para grupos de crianças de 0 a 6 anos acompanhadas dos responsáveis, e, grupos de profissionais da educação. Dias 23 24 e 26/5, terça, quarta e sexta, 09h as 10h30| 14h30 às 16h | 19h às 20h30. Agendamento de grupos: agendamento@santoandre.sescsp.org.br |. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • REDARIA: Instalação de conjunto de redes artesanais disponíveis para as brincadeiras das crianças no Espaço de Brincar. Criação de Ju Bernardo – artista visual, performer e educadora. De 20 a 28/5, sábados e domingos das 10h às 18h, terça a sexta das 10h às 19h. Crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de adulto responsável. Grátis. Local: Espaço de Brincar
  • REDARIA: OBRA EM CONSTRUÇÃO: Ativação da obra Redaria, convidando o público a criar e interagir com a base da trama de crochê, proporcionando momentos de compartilhamento de histórias, aprendizagem de técnicas de confecção manual e brincadeiras com as crianças, os fios e os instrumentos de trabalho. Com Ju Bernardo. Dias 20 e 28/5, sábado e domingo, das 13h às 14h e 17h às 18h. Crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de adulto responsável. Grátis. Local: Espaço de Brincar
  • QUITANDA DO BRINCAR: CONSTRUINDO JOGOS POPULARES: Crianças, jovens e adultos, a partir de materiais de uso comum, poderão planejar e construir brinquedos e jogos para a Quitanda do Brincar.
    Dias 20 e 27/5, sábados, das 14h às 15h30. Livre. Inscrição com 30 min. de antecedência no local. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • QUITANDA DO BRINCAR: Depois de um passeio pelas ruas da comunidade, carrinhos de feira que transportam jogos confeccionados com materiais naturais ou reaproveitados estacionarão na pracinha, formando ali o ponto de encontro de criatividade para quem quiser brincar e inventar formas simples de se divertir. Dias 21 e 28/5, domingos, das 14h às 16h. Livre. Grátis. Local: Arredores do Sesc Santo André.
  • BREVES PARTITURAS PARA MUITAS CALÇADAS: A calçada é uma margem de uma ilha chamada quarteirão… O público é convidado para uma dinâmica corporal que relaciona o espaço, o território e as pessoas, em um diálogo lúdico para toda família. Com o grupo Lagartixa na Janela. Dia 20/5, sábado, das 16h às 17h. Livre. Grátis. Local: Arredores do Sesc Santo André.
  • DANÇAS DE TRABALHO: Manifestações da cultura popular brasileira também dá brincadeira. Nesta vivência, os participantes irão conhecer o repertório corporal, visual e simbólico das danças populares.
    Com Cristiane Santos. Dias 21 e 28/5, domingos, das 14h às 16h. Livre. Grátis. Local: Arredores do Sesc Santo André.
  • DISTRAÍDOS BRINCAREMOS: DEGUSTANDO A BRINCADEIRA: Um palco se transformará em degustação da diversão com diversas brincadeiras. Com vivências simples, a hora de comer também será tempo de brincar. De 23 a 26/5, terça a sexta, das 12h30 às 13h30. Livre. Grátis. Local: Palco da Comedoria.
  • O BRINCAR QUE ENCANTA O TEMPO: EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR: Bate-papo sobre as aproximações da ludicidade e do brincar com a Cultura Popular Brasileira e processos de aprendizagem em diversos contextos de educação formal e não formal. Indicado para educadores e interessados no assunto. Agendamento de grupos: agendamento@santoandre.sescsp.br. Com o Mestre Tião Carvalho e Antônio Carvalho. Dia 23/5, terça-feira, das 19h30 às 21h. Livre. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Grátis. Local: Teatro.
  • A ARTE DO BRINCAR NA CULTURA POPULAR: Brincadeiras, cantigas e histórias populares de tradição oral serão apresentadas aos participantes no contexto das artes da cultura Popular. Indicado para educadores e interessados no assunto. Com o Mestre Tião Carvalho. Dia 27/5, sábado, das 10h30 às 13h30.
    Livre. Inscrições: infantojuvenil@santoandre.sescsp.org.br Grátis. Local: Sala de Práticas Corporais

SESC SÃO CAETANO

  • A CULTURA DA INFÂNCIA COMO EXPERIÊNCIA ARTE EDUCATIVA: Neste encontro, voltado para educadores e professores, a educadora e contadora de histórias, Mirela Estelles, compartilhará algumas dessas experiências que buscam estabelecer relações e diálogos entre o universo das exposições de arte e o brincar. Dia 22/5, segunda, das 19 às 20h. Livre. Sem retirada de ingressos. Grátis. Local: Convivência
  • AULA ESPECIAL ESPORTE CRIANÇA: Aula aberta especial para pais, filhos e amigos do Esporte Criança com atividades para movimentar o corpo de forma lúdica. Com a instrutora Elaine Meloni.
    Dia 24/5, quarta, das 19h às 19h30. Senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Convivência.
  • FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS: Inspirados na campanha do Instituto Alana, o Sesc São Caetano convida aos pequenos a participar de uma feira diferente: é a feira de troca de brinquedos! Dia 24/5, quarta, das 19h30 às 20h. Livre. Grátis.  Local: Convivência.
  • CADA CONTO… : Em cada página, cores, texturas e figuras aguçam os sentidos e convidam a imaginação a embarcar em um universo de histórias. Com Maria Carolina Marchi Silva e Paulo Silva.
    Dia 27/5, sábado, das 11h às 12h e das 15h às 16h. Sem retirada de ingressos. Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • JAM SESSION – BRINCANDO COM A DANÇA: A Jam é um jogo de improvisação onde corpo e movimento são experienciados de forma lúdica por toda a família. Com Cia Meu Corpo Meu Brinquedo. Dia 27/5, sábado, das 12 às 13h. Livre. Grátis. Local: Convivência.
  • CHUAAAÁ….. : Jogos e brincadeiras para pais e filhos debaixo d’água! Com instrutora Patrícia Biaggi. Para crianças de 07 a 12 anos. Grátis. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento Dia 27/5, sábado, das 14h às 15h. Vagas limitadas. Necessários Credencial e exame dermatológico válidos. Local: Piscina.
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO DO ABC E OSASCO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO DO ABC E OSASCO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Varia de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Com camas elásticas gigantes, espaço para festas e atrações inéditas no Brasil, novo Impulso Park é o MAIOR parque de trampolins do País

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Para os Potters de plantão! Mogi das Cruzes ganha Food truck “Expresso Hogwarts” inspirado na saga do bruxinho

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Gratuito: que tal levar as crianças para conhecerem um verdadeiro Grupamento dos Bombeiros?

Atração fixa
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!