compartilhe

Segurança infantil: Festas Juninas

Por Edson Martinho - publicado em 01/06/2018

Chegou o mês de junho e com eles as festas juninas. Época deliciosa, pois tem friozinho, fogueira, doces, danças e brincadeiras de montão, mas temos que ficar atentos aos riscos que rondam estas festas. Além do risco de queimadura nas fogueiras, que devem ficar em locais longe de fios da rede elétrica; e de brincadeiras com fogos de artifícios que devemos evitar, há mais riscos.

Normalmente, as festas são improvisadas em escolas, praças, igrejas, condomínios e quase na sua totalidade as instalações elétricas não seguem regras de segurança, não sendo realizadas por profissionais habilitados e qualificados, ou seja, quem faz a instalação elétrica puxa uma extensão aqui, outra ali, liga umas  tomadas para o som, outra para o microondas e o forno elétrico e algumas lâmpadas.

Muitas vezes, estas tomadas são ligadas em outras como se fossem extensões, TE´s ou Benjamins e, neste caso, como já citado em artigo anterior, podem sobrecarregar a tomada inicial, colocando-a em risco de incêndio.

Outro risco é com os próprios fios, que se não forem corretamente dimensionados podem aquecer e derreter a isolação causando curtos-circuitos ou mesmo deixando partes energizadas à mostra, podendo causar choque elétrico.

Outro risco iminente são os fios que ficam expostos no chão, por onde pessoas passam e pisam. Se o fio não for adequado eles podem ir perdendo o isolamento e com o tempo deixam os condutores (partes energizadas) à mostra, podendo oferecer o risco de choque elétrico.

Para que os acidentes não ocorram, minhas recomendações são: se você é o organizador da festa ou faz parte da comissão, contrate um profissional habilitado para avaliar e executar as instalações elétricas, dando dicas de quais os componentes corretos devem ser usados, por exemplo, fios, tomadas, como instalar etc., normalmente será usado DR (já tratado em artigo) para proteger a todos e na hora de fazer a instalação, quais os caminhos dos fios são os mais seguros.

Se você não é o organizador e só vai participar da festa para se divertir com seus filhos, fique atento com fios no chão, ou passando por partes metálicas de barracas ou outras partes metálicas, verifique visualmente a integridade destes fios e se as tomadas não estão com sinais de aquecimento.

Não pise em fios pelo chão e após a chuva fique ainda mais atento aos locais com poças de água em contato com os fios, a água é condutora de energia elétrica e pode transmitir a energia dos fios para seu corpo causando choque elétrico. No mais, divirta-se, mas sempre com segurança!

Mais informações sobre segurança nas instalações elétricas você encontra no site da Abracopel

Sobre Edson Martinho:
Edson Martinho é Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009)
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Edson Martinho:
Edson Martinho é Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009)
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!