compartilhe

Segurança infantil: as férias e os parques de diversões

Por Edson Martinho - publicado em 25/06/2018

As férias escolares já estão chegando e começa a preocupação: o que vamos fazer com esta garotada em casa? Muitas são as opções, ir ao shopping, passear na praça, viajar, ou seja, aqui no portal São Paulo para Crianças você encontra muitas opções, mas quero tratar aqui de uma delas em especial, do ponto de vista risco do acidente com eletricidade. São os parques de diversões, aqueles que aparecem nas cidades e bairros, com roda gigante, carrinho de bate-bate, barco viking e outras atrações e que chamam – e muito – a atenção da nossa garotada.

Meu filho, quando vê um destes sempre me pede para levá-lo. Para falar a verdade, fico sempre com receio destes parques que viajam o país e que se instalam temporariamente em terrenos cedidos por prefeituras ou entidades locais, pois muitos deles não apresentam condições de manutenção adequada, pelo menos visualmente é o que percebo.

A exemplo dos circos, nestes parques sempre existe um ‘faz tudo’ que monta os brinquedos, liga a energia elétrica, faz a manutenção e fica na bilheteria, o que é temeroso! Mas como eu disse, o que dizer para seu filho diante daquele brilho nos olhos ao ver uma roda gigante ou um trenzinho fantasma?

Então vamos para três dicas importantes:

  1. Observe os fios e cabos que estão pelo parque e veja se eles não apresentam emendas mal isoladas, se estão encostando a partes metálicas, como grades, cercas e barracas e também se não estão em poças d´água.
  2. Antes de tocar em alguma cerca metálica, faça um teste com a sua mão – antes de seu pequeno colocar a mãozinha dele – para ver se não oferece choque elétrico, e se alguém comentar que acha que levou um choque em alguma área metálica, isole imediatamente a área e chame o responsável pelo parque, pois temos alguns relatos de crianças que sofreram choques nestes tipos de parque e que, infelizmente, perderam a vida.
  3. Não quero aqui “tocar o terror” como dizem os jovens, mas sim alertar para os riscos que a eletricidade oferece e que podem ser evitados com poucas atitudes. Nós, pais ou responsáveis por nossos pequenos, temos a obrigação de estar sempre atentos e quando o assunto é eletricidade, essa atenção precisar ser redobrada.

Não deixe de se divertir com a criançada, mas com segurança!

Mais informações sobre segurança nas instalações elétricas você encontra no site da Abracopel

Sobre Edson Martinho:
Edson Martinho é Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009)
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Edson Martinho:
Edson Martinho é Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009)
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!