compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Saiba mais o DR: um dispositivo de proteção contra choque elétrico que salva vidas

Por Edson Martinho - publicado em 04/04/2017

De tempos em tempos nos chega uma notícia de que alguém sofreu um acidentes com o carregador de celular. Normalmente são crianças que acabam colocando na boca o cabo ligado na tomada do carregador do celular, tablet ou outro dispositivo. Se analisarmos tecnicamente o dispositivo, ele não deveria oferecer risco, mas considerando uma série de fatores chegamos à conclusão de que esta prática é perigosa e pode causar danos muito sérios às nossas crianças.

Por outro lado, tomadas, normalmente ficam ao alcance de crianças e sabemos que estas crianças são curiosas, e as de hoje em dia, nascem com a tecnologia na mão. A eletricidade pode ser perigosa em níveis de tensão muito baixos, a partir de 25 volts já podem causar choques e dependendo do nível podem causar parada cardíaca ou respiratória. Mas, porque eu cito tudo isso? Porque, em geral, tomamos alguns cuidados com as instalações elétricas, mas muitas vezes não são suficientes para garantir a segurança, principalmente quando temos pequenos em casa.

A dica aqui é criar algumas práticas que garantam que as instalações estejam seguras. A primeira delas é fazer uma verificação completa da instalação elétrica, contratando um profissional habilitado e atualizado para que este identifique os problemas ‘não conformes’ e lhe forneça um relatório informando os riscos. A segunda dica é: após esta avaliação, realizar a adequação dos riscos reformando a instalação e inserindo os dispositivos que vão garantir a segurança e, por fim, manter a instalação em condições e realizar esta prática à cada 5 anos, pelo menos.

DR
DR

Ao revisar a instalação verifique certifique-se que esteja instalado o DR – Dispositivo Diferencial Residual que tem a função de salvar vidas contra choques elétricos. O DR se parece com um disjuntor, mas a sua função é totalmente diferente do disjuntor, pois internamente ele verifica se uma instalação elétrica não possui fuga de corrente. Esta fuga de corrente, pode ser causada por um choque elétrico, então o DR vai atuar imediatamente desligando o circuito em que a fuga aconteceu. Na prática, o DR vai desligar em alguns milissegundos o circuito da tomada onde o choque elétrico ocorreu e irá proteger seu filho. Mas você deve estar perguntando: como sei que tem DR e como instalar? Bom, lembra-se do profissional habilitado que lhe falei? Ele vai primeiro ver se o DR está instalado e quais locais da casa ele está protegendo, se não houver o dispositivo instalado, ele vai recomendar como instalar corretamente. Então não perca tempo, garanta a segurança da sua família e faça já a revisão da sua instalação e aproveite para instalar, se não tem, o DR.

 

Sobre Edson Martinho:
Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Especialista em segurança com a eletricidade. Palestrante há mais de 15 anos sobre o tema. Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009). Mais informações: edson@lambdaconsultoria.com.br.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Edson Martinho:
Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Especialista em segurança com a eletricidade. Palestrante há mais de 15 anos sobre o tema. Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009). Mais informações: edson@lambdaconsultoria.com.br.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!