compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Certidão de nascimento ou RG? Como tirar a Carteira de Identidade de bebês e crianças

Publicado em 05/02/2018

Você sabia que é possível emitir o RG (documento de identidade) para crianças desde o seu nascimento? E qual a vantagem de tirar o documento ainda na infância? Primeiramente segurança, já que as digitais da criança ficam registradas no sistema, o que pode ajudar em caso de sequestros, por exemplo.

Além disso, o documento é mais prático de transportar que a certidão de nascimento, que pode danificar se ficar na carteira, por exemplo. Com a emissão do RG, a criança já vai receber um número de CPF, o possibilita abrir uma conta bancária em nome da criança e fazer sua poupança.

É possível tirar o RG até mesmo de recém-nascidos nos postos do Poupatempo. É fácil e o atendimento é personalizado e preferencial. Como os bebês têm poucos dias de vida valem as impressões digitais tiradas apenas do dedo polegar, providência que também é adotada para crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.

Como inserir o CPF no RG da criança

As novas certidões já estão sendo emitidas com CPF, então é só levar essa certidão no Poupatempo que o número do CPF será incluído no RG da criança. Caso a certidão do seu filho não tenha CPF, é preciso solicitar antes de ir tirar o RG, caso você queira que o RG tenha CPF. Se não fizer questão pode tirar o RG direto no Poupatempo, que será emitido sem CPF normalmente.

Para quem precisa tirar CPF, a orientação é ir até uma agência dos Correios com certidão de nascimento da criança e a cópia do RG e CPF do responsável (ou a CNH). O número é gerado na hora. Depois, é preciso acessar o site da Receita Federal e ativar o CPF. Taxa de R$7 por CPF.

Veja como tirar o RG do bebê e da criança:

Agende a ida ao Poupatempo, que pode ser feito pelo celular por meio do aplicativo SP Serviços, disponível para as plataformas iOS e Android, ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br  .

Para tirar a 1º via do RG não há pagamento de taxa, caso você queira a comodidade de receber em casa, a taxa cobrada é do envio no valor de R$9,09 e deve ser informada no ato em que estiver fazendo o RG. Ele fica pronto em 5 dias úteis e você também recebe um SMS com o comunicado de que ele já pode ser retirado, inclusive com o número do documento.

A foto do RG da criança/bebê será tirada no próprio Poupatempo, que tem algumas exigências/recomendações: a) Evitar usar roupas brancas ou muito claras. b) Adornos de cabeça: seu uso é permitido se não impedir a visualização do rosto e dos cabelos. c) Óculos escuros:  seu uso é permitido somente para deficientes visuais, que devem apresentar Laudo Médico original ou cópia simples. d) Véu, boina, touca, lenço na cabeça ou turbante: seu uso é permitido somente por motivo de tratamento médico ou de religião. Neste caso, é necessário apresentar Comprovante da Entidade Religiosa original ou cópia simples.

O que é necessário levar:

  • Protocolo de agendamento no Poupatempo (recebido por e-mail ou SMS no celular).
  • Certidão de nascimento original e cópia
  • Número de inscrição no CPF (se tiver)
  • Documento da mãe original e cópia
  • Certidão de Casamento original e cópia (caso os responsáveis sejam casados)
  • 1 foto 3×4 (com fundo branco) – a foto pode ser tirada no Poupatempo
  • Acesse o SP Serviços.
Dica: Voce também pode utilizar o SPServiços, Poupinha: o atendente virtual do Poupatempo disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo. O Poupinha também atende pelo Messenger, do Facebook, neste link. Nas maiores unidades do Poupatempo  você pode usar os totens de autoatendimento, que permitem concluir alguns serviços sem necessidade de passar pelas mesas de atendimento presencial. Por enquanto, existem totens nas 18 maiores unidades do Programa. Nesses equipamentos o cidadão pode emitir o Atestado de Antecedentes Criminais ou solicitar a segunda via da CNH ou do RG (se o documento tiver sido emitido a partir de agosto de 2014). Também é possível fazer o agendamento de horário para ser atendido em qualquer das unidades do Poupatempo através dos totens.
Fotos: Crédito – Poupatempo – Bebê Cidadão

????????????????????????????????????

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Compartilhar:
BEBÊS

Em família: dá pra curtir o SP Restaurant Week com as crianças, sim!

publicado em 04/04/2018
BEBÊS

Ideias para lancheira: sugestões práticas e divertidas para a hora do lanche

publicado em 20/03/2018
BEBÊS

Fashion durante os nove meses! Confira a Bump Box, empresa que aluga roupas para grávidas

publicado em 16/03/2018
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!