compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Que tal um mergulho no universo de jangadas, pescadores e sereias? Confira a programação do Fim de Semana em Família do Itaú Cultural

Já foi!
Publicado em 27/04/2017

O Fim de Semana Em Família do Itaú Cultural vai levar pais e crianças para um mergulho no universo de jangadas, pescadores e sereias, com canções praieiras do compositor baiano Dorival Caymmi. A atriz e cantora Cris Miguel, ao lado do maestro e pianista Danilo Tomic, vai ensinar a criançada canções de Caymmi, que depois são apresentadas no show Tanto Mar; em paralelo ao Fim de Semana em Família há programação infantil, em volta das exposições em cartaz  no instituto, e o tradicional Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca.

No workshop Canto de Sereias e Pescadores a garotada vai brincar de cantar as músicas de Caymmi com a atriz, cantora e instrumentista Cris Miguel, e o maestro e pianista Danilo Tomic.  Com duração de 90 minutos, a atividade acontece no sábado e domingo, a partir das 14h, e tem capacidade de até 30 pessoas.

Às 16h, é a vez do espetáculo musical Tanto Mar, com bonecos manipulados, que conta a história de três pescadores: Maurino, que encontra um peixe encantado, Dadá, que adora inventar histórias fantásticas e Zeca, o solitário que faz um pedido à Rainha do Mar para encontrar um amor. Acompanhada pelo piano e canto de Danilo, Cris canta, toca percussão, manipula os bonecos e narra as histórias em uma viagem pela música brasileira, com uma proposta para ouvir e ver, se divertir e se emocionar. A produção estreou em 2014, já fez turnê na Bulgária e em Portugal e participou do Festival de Bonecos de Podgorica, em Montenegro, onde recebeu prêmio de melhor espetáculo eleito pelo júri infantil. Duração de 50 minutos e capacidade para 80 lugares

A distribuição de ingressos para o público preferencial acontece duas horas antes do evento, com direito a um acompanhante. Para o público não-preferencial uma hora antes do evento, sendo um ingresso por pessoa. Haverá interpretação em Libras.

Oficinas temáticas relacionadas às exposições em cartaz

O Núcleo Educativo do Itaú Cultural programou três oficinas que acontecem todos os sábados e domingos até o encerramento da Ocupação Laura Cardoso, em 30 de abril, e da mostra Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Brasiliana Itaú Cultural, no dia 7 de maio.

  • Criando Sons – sábado, às 15h: relacionada à atriz Laura Cardos, nesta atividade crianças e adultos exercitam a criatividade utilizando objetos simples do cotidiano para sonorizar trechos de roteiros expostos na Ocupação que homenageia a artista como se estivessem na rádio. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa é livre, mas crianças a partir de 10 anos aproveitam mais. Capacidade 20 vagas e as inscrições devem ser feitas a partir das 14h30.
  • Dobra, Corta e Cola – sábado, às 17h: acontece a atividade – Livro Objeto, em diálogo com Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Brasiliana Itaú Cultural. Nela, os participantes são convidados a construir livros a partir de processos simples, como as dobraduras. A criação se baseia no livro-objeto de Julio Plaza, Muda Luz (1970), presente na mostra. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa é livre, mas crianças a partir de 10 anos aproveitam mais. Capacidade 20 vagas e as inscrições devem ser feitas a partir das 16h30. Dica: no sábado do dia 6 de maio, às 16h, o curador Felipe Scovino realiza visita guiada com o público. São 20 vagas disponíveis e, para participar da atividade, os interessados devem se inscrever de 26 de abril a 2 de maio.
  • Brincar de Interpretar – domingos, às 15h: esta oficina estimula os visitantes a interpretar um personagem de um texto sugerido. O objetivo é promover uma vivência onde o público é convidado pelos educadores a usar o corpo e a voz para encenar e se colocar no lugar de personagens. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa é livre, mas crianças a partir de 10 anos aproveitam mais. Capacidade 20 vagas e as inscrições devem ser feitas a partir das 14h30.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 11h30, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca. Pais e crianças podem ler e conhecer uma história de amor quase impossível com o livro O elfo e a sereia, de Ana Maria Machado. A publicação conta sobre um ser da mata que se apaixona por um ser do mar, aproximando mundos totalmente diferentes e criando seres da fantasia. Essa e outras histórias você encontra no Cantinho da Leitura, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas.

Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, estão a postos para ajudar no que for preciso.

 

Passeio: Fim de Semana em Família - Itaú Cultural
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 29/04/17 a 30/04/17
Horários: a partir das 11h30
Preços: Gratuito
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 2168-1777
www.itaucultural.org.br
Facilidades:
• Alimentação
• Banheiro adaptado
• Audiodescrição
• Fraldário
• Ar condicionado
• Libras
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Fim de Semana em Família - Itaú Cultural
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 29/04/17 a 30/04/17
Horários: a partir das 11h30
Preços: Gratuito
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista - São Paulo
Informações: (11) 2168-1777
www.itaucultural.org.br
Facilidades:
• Alimentação
• Banheiro adaptado
• Audiodescrição
• Fraldário
• Ar condicionado
• Libras
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Com camas elásticas gigantes, espaço para festas e atrações inéditas no Brasil, novo Impulso Park é o MAIOR parque de trampolins do País

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Para os Potters de plantão! Mogi das Cruzes ganha Food truck “Expresso Hogwarts” inspirado na saga do bruxinho

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Gratuito: que tal levar as crianças para conhecerem um verdadeiro Grupamento dos Bombeiros?

Atração fixa
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Abril de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!