compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Quanto e como poupar para o futuro dos filhos?

Por Reinaldo Domingos - publicado em 22/05/2017

Um grande desejo da maioria dos pais, mães e responsáveis é que suas crianças tenham um bom futuro, sem precisar passar por dificuldades financeiras. Para tanto, oriento sempre a criação de uma poupança específica para o seu futuro, que ela possa usar para estudar, viajar ou comprar um bem, como carro ou apartamento.

É claro que muitas famílias têm dificuldade para poupar dinheiro, mas é válido lembrar que o orçamento sofreu ajustes com a chegada do filho, mesmo sem que tivesse tido um planejamento, portanto mudanças são possíveis e necessárias – ainda mais quando o objetivo que se deseja alcançar é algo tão importante.

Para se ter uma ideia, ao começar a poupar R$ 100 mensalmente (uma quantia não muito alta) a partir do nascimento do filho, investindo em um fundo com rendimento médio de 0,6% ao mês, fazendo um reajuste inflacionário de 10% ao ano, terá garantido aproximadamente R$ 100 mil para o filho quando ele fizer 18 anos. Uma ótima quantia, não?

O tempo deve ser considerado um aliado para poupar dinheiro, por isso é importante desenvolver o hábito de pensar no longo prazo. Afinal, o pouco que puder poupar hoje acabará se tornando um montante significativo com o passar dos anos

Se tiver dificuldades para poupar, considerando todos os gastos que trazem segurança nas diversas etapas do desenvolvimento de uma criança, aconselho que faça um diagnóstico financeiro, anotando por 30 dias (se tiver renda fixa) ou 90 dias (renda variável) todos os seus ganhos e gastos, incluindo as “pequenas” despesas, consideradas “sem importância”.

Durante o processo, você perceberá quais gastos podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados, inclusive alguns com as próprias crianças, perguntando para si mesmo: “o que é mais importante, satisfazer desejos imediatos, provavelmente passageiros, ou garantir tranquilidade financeira no futuro?”.

Com conscientização e esforço para mudar alguns hábitos e comportamentos, você poderá garantir sustentabilidade e segurança financeira para seu(s) filho(s) no futuro. Por que não tentar?

Sobre Reinaldo Domingos:
Doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil. Domingos é pai do Fabrizzio e da Graziella.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Reinaldo Domingos:
Doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil. Domingos é pai do Fabrizzio e da Graziella.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!