compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Perigo que mora em casa: conheça os principais riscos elétricos para crianças que existem em sua residência

Por Edson Martinho - publicado em 22/03/2017

Olá! Estou estreando minha coluna no São Paulo para Crianças, então permitam me apresentar. Sou Engenheiro Eletricista, fundador e atual diretor da ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade e como o nome diz, há mais de 12 anos levamos, para todo o país, informações sobre como evitar acidentes de origem elétrica.

Pois bem, fiquei honrado com o convite e falar de eletricidade segura para crianças me dá muito prazer. Como sou pai e avô recente, tenho me preocupado com estas questões, então nada melhor do que começar a minha coluna com dicas dos principais riscos elétricos para crianças que temos dentro de nossas próprias casas.

O primeiro risco que as crianças estão expostas vem diretamente da tomada. Seja no padrão antigo ou mesmo no padrão atual, as tomadas atraem nossos pequenos que são curiosos, principalmente os menores que começam engatinhando ou dando os primeiros passos. O recurso de colocar tapa-tomadas é muito importante, mas cuidado com o modelo, pois eles podem remover. Mas, muito mais importante que o ‘tapa tomadas’, existe um dispositivo que é instalado no quadro de energia chamado DR. Este dispositivo tem a função de identificar situações da instalação elétrica que podem causar choques elétricos. E o que o DR faz? Ao identificar essa ‘fuga de corrente’, ele desliga o circuito instantaneamente, salvando o seu pequeno do choque e de uma consequência mais grave. “A melhor prevenção é instalar DR e colocar o tapa tomadas”.

Ainda dentro do assunto tomada, mas já como uma segunda dica, vem os equipamentos que estão ligados na tomada. Quando o equipamento está ligado na tomada, é fato que o tapa tomadas não vai estar lá, então é necessário que as crianças estejam afastadas desta “conexão” (equipamento / tomada), pois elas podem facilmente puxar um plugue e neste processo o risco é grande.

Mais uma dica dentro do assunto ‘tomada’: os equipamentos desconectáveis como carregador de celular, tablet, notebook etc. Apesar de ter um valor relativamente pequeno de tensão e corrente (os motivos do choque elétrico), para uma criança esse valor pode ser muito grande. Considerando que este serzinho, provavelmente, irá colocar na boca, a mucosa vai amplificar o valor e o acidente pode ter consequências graves. Então NUNCA retire o equipamento da carga e deixe o carregador ligado à tomada.

E para terminar este artigo de estreia, vem o risco que temos com FIOS SOLTOS NO CHÃO. Equipamentos ligados requerem fios, que na maioria das vezes ficam soltos no chão. Mais uma vez, os fios podem ser motivo para as crianças tropeçarem se enroscarem e até morderem, isto sem contar o risco de aquecimento e outras coisas que iremos tratar em outros artigos.

Lembrem-se esta é só uma introdução para o que trataremos de agora em diante. Muitas dicas virão para que você fique atenta aos ‘perigos’ que estão dentro da sua casa e que você não sabia!

Sobre Edson Martinho:
Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Especialista em segurança com a eletricidade. Palestrante há mais de 15 anos sobre o tema. Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009). Mais informações:  edson@lambdaconsultoria.com.br.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Edson Martinho:
Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Especialista em segurança com a eletricidade. Palestrante há mais de 15 anos sobre o tema. Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009). Mais informações:  edson@lambdaconsultoria.com.br.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!