compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Perigo dentro de casa: como usar extensões, benjamins e filtros de linhas sem arriscar a vida dos seus filhos

Por Edson Martinho - publicado em 03/04/2017

É fato que as casas e apartamentos do mundo atual têm uma carência enorme de tomadas, pois o número de equipamentos eletroeletrônicos cresceu demais e todos demandam uma tomada. Então surgem as soluções mágicas: os TE’s ou Benjamins (depende da região do país que você está) são a primeira opção para transformar uma tomada em três. Conhecido tecnicamente como “dispositivo de solução provisória” acaba se tornando dispositivo definitivo.

Na mesma linha destes dispositivos estão as extensões e os filtros de linha, que de diferente dos anteriores só tem o nome, pois na maioria dos casos são a mesma coisa. Só que os filtros de linha transformam uma única tomada em 2, 3 até 10. São soluções excelentes, mas que escondem alguns perigos, principalmente para quem está dentro da casa. OK, eu explico.

Uma tomada tem a capacidade de conduzir um determinado valor de corrente elétrica (este é o fenômeno da eletricidade) se fizermos uma analogia com uma avenida, podemos dizer que uma determinada avenida tem capacidade de passar até 100 carros por minuto, por exemplo. Se esta avenida receber 120 carros por minuto, provavelmente será vítima de um grande congestionamento, certo? No caso da tomada, se esta receber mais corrente (Amperes) que ela suporta, vai também congestionar, porém na eletricidade este congestionamento se traduz em aquecimento.

Quando você instala um Benjamin, TE, Extensão ou Filtro de Linha, possibilita que vários equipamentos sejam ligados e que todos demandem mais corrente do conjunto fio/tomada. Esta prática pode ultrapassar a capacidade de condução de corrente da tomada, aquecendo-a. Lembre-se que as tomadas possuem materiais à base de um tipo de plástico que, ao ser aquecido, pode derreter e então se danificar, podendo deixar expostos os conectores (aqueles ferrinhos das tomadas) que, em último caso, causarão um acidente.

Leia meu artigo anterior que você vai entender. Mas não é só isso que temos que nos atentar. As extensões e filtros de linha possuem cabos para que as tomadas cheguem mais longe e acabam ficando expostas, ou no chão ou sob os tapetes. Neste caso, os riscos são: de uma criança pegar, morder ou puxar e, como estão no chão, estes fios estão expostos à passagem de carrinhos, pisões e bancos em cima que podem danificar a isolação do cabo, deixando o fio à mostra.

Lembra-se das crianças? Pois é, elas podem pisar descalças, mas este risco não é só das crianças, pois os adultos também podem pisar descalços e levar um grande choque. As extensões sob os tapetes correm o risco de aquecerem e, como os tapetes são em geral de material combustível, já imaginaram o problema, não é?

Pois bem, o que fazer para solucionar isso?

Uma revisão na instalação elétrica, ampliação do número de tomadas e adequação dos sistemas de proteção são a solução. Fiquem ligados nas próximas dicas!

Sobre Edson Martinho:
Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Especialista em segurança com a eletricidade. Palestrante há mais de 15 anos sobre o tema. Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009). Mais informações:  edson@lambdaconsultoria.com.br.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Edson Martinho:
Engenheiro Eletricista, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Especialista em segurança com a eletricidade. Palestrante há mais de 15 anos sobre o tema. Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009). Mais informações:  edson@lambdaconsultoria.com.br.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!