compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Paulista Cultural + Casa das Rosas: um domingo inteiro de atrações gratuitas para a criançada e toda a família!

Já foi!
Publicado em 05/03/2018

A avenida mais conhecida e querida de São Paulo vai ser palco de atrações teatrais, musicais, artísticas, de dança, literatura, fotografia, cinema e até botânica! A primeira edição do evento Paulista Cultural acontece em 11 de março, domingo, a partir das 10h, com uma programação gratuita e recheada de atividades para os pequenos e para a família também! A Casa das Rosas recebe Histórias Colaborativas com Kiara Terra.


CONFIRA AS ATRAÇÕES INFANTIS

  • MASP – 10h às 17h – Oficinas no Vão Livre: serão seis “estações” com atividades ao longo de todo o dia, apresentando propostas de artes visuais, música, dança e teatro, como: balé popular Cordão da Terra, bicicletas adaptadas para funcionarem como “máquinas” de pintura (as Splashcletas), Cavalete Andante,  Furoshiki (a arte milenar japonesa de envolver objetos com tecidos), entre outras.
  • Livraria Cultura – 11h – Aula gratuita de teatro: crianças e jovens poderão ter contato com uma aula de teatro com profissionais da Escola Mutatis, no Teatro Eva Herz.
  • Itaú Cultural – 14h às 17h – Cantinho da Leitura: serão disponibilizadas 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural para leitura, além da contação de histórias “Contos para Navegar em Terra Firme”, que reúne contos breves que levam o público a viagens inesperadas rumo ao deserto, aos encontros, às transformações e à amizade.
  • Instituto Moreira Salles – 14h às 19h – Monóculos fotográficos “Memória Familiar”: uma conversa entre gerações da família, em que não só os mais velhos ensinam os jovens a usar o monóculo, como também acabam contando suas recordações e transmitem a memória familiar. Ao longo da intervenção são produzidos monóculos fotográficos a partir de registro fotográfico das pessoas presentes e processamento do filme fotográfico ao vivo.
  • Fnac – 14h – Oficina de Aviões de Papel: o pessoal da Catapulta comanda a a atividade no Espaço Kids da Fnac.
  • Casa das Rosas – 15h – Histórias Colaborativas: o projeto é um convite para os participantes encontrarem e partilharem suas histórias e vivências. Neste encontro, Kiara Terra convida pais e filhos a participarem de uma história marcada pelo humor.
  • Japan House São Paulo – 15h30 – Kamishibai (Sotodominha ou Sala de Seminário): a apresentação mostra a técnica do Kamishibai, junção das palavras japonesas shibai (teatro) kami (papel), na contação de histórias. Os contos infantis “O Cozinheiro” e “Chapéus para os Jizos” serão apresentados dentro de um palco de madeira, tendo suas passagens ilustradas por meio de desenhos feitos em cartões sequenciais. É necessário retirar ingressos uma hora antes na recepção da Japan House São Paulo.
  • Centro Cultural Fiesp – 19h – Pagliacci (Teatro do Sesi-SP): baseado na ópera do italiano Ruggero Leoncavallo, o espetáculo mistura números cômicos com elementos melodramáticos para contar a história de uma trupe de palhaços que decide abandonar suas origens e encenar um drama refinado. A peça aborda os dramas humanos da própria companhia em uma história cheia de ciúme, traição e vilania. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

Crie o seu próprio circuito escolhendo entre as atividades!

  • Sericleta – Casa das Rosas, das 11h às 15h: uma unidade móvel de impressão em serigrafia idealizada para a produção de materiais gráficos.
  • Kamishibai –  Centro Cultural Fiesp, às 11h30 – mais do que contar a história, a técnica do Kamishibai, junção das palavras japonesas shibai (teatro) kami (papel), ilustra suas passagens por meio de desenhos feitos em cartões sequenciais.
  • Oficina Autodesretratos – Instituto Moreira Salles, das 15h às 17h30: a oficina convida a fazer um autorretrato diferente, onde cada pessoa é fotografada no início da oficina e depois constrói sua obra a partir de um acervo de imagens para recorte e colagem. Como resultado, surgem retratos sem semblante, que revelam a intimidade da mente de cada participante. Com distribuição de senhas a partir das 14h30.
  • Japan House – Yuzo Akahori e Yoohey Kaito – Instituto Moreira Salles, às 11h: os músicos nipodescendentes aprenderam a tocar esses instrumentos tipicamente japoneses no Brasil e aprimoraram sua técnica em diversas expedições ao Japão. Com distribuição de senha (uma por pessoa) 30 minutos antes.
  • Aulão de Batekoo no Itaú Cultural, às 14h, 15h e 16h: os professores irão trabalhar o ritmo oriental Batekoo com movimentos de danças como Passinho, Dancehall, Afrohouse & Kuduro, Funk e Twerk. Haverá interpretação em Libras. É necessário realizar inscrições presenciais antecipadas, a partir das 13h30.
  • Polvos Poéticos – Japan House São Paulo, às 16h: como uma forma divertida e encantadora de chamar a atenção, atores do Grupo Sensus declamam Haikais (pequenos poemas) japoneses através de conduítes, para serem ouvidas por seis pessoas simultaneamente. A atividade acontece na área externa e nos três pisos da JAPAN HOUSE São Paulo.
  • Workshop de Furoshiki – MASP, às 14h e 15h: tradicional técnica de embrulho utilizada para embalar presentes e transportar objetos. A origem do nome “Furo” (banho) e “shiki” (abrir) vem  do período Edo, quando era comum o uso do furoshiki para guardar as roupas enquanto se banhavam nos banhos públicos. As inscrições devem ser feitas uma hora antes, na recepção do MASP.

A ideia foi criar um evento inspirado nos moldes do Museum Mile, que reúne todos os anos os museus da 5ª Avenida em Nova York, mas promovendo um intercâmbio entre as instituições participantes. Grandes nomes de fomento a cultura, arte e lazer se juntaram para que o evento acontecesse: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP, Sesc Avenida Paulista, CINEARTE – Conjunto Nacional, Cine Caixa Belas Artes, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Fnac Brasil, Mirante 9 de julho e Teatro Gazeta. Com certeza só poderia sair coisa boa daí! Você também pode acompanhar todas as atrações na página do evento no Facebook!


Acesse todas as matérias sobre esse evento:

Passeio: Circuito Paulista Cultural
Recomendado: Todas as idades
Quando: em 11/03/18
Horários: variados - depende da atração
Preços: Gratuito
Onde: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, Bela Vista - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 3285-6986
www.casadasrosas.org.br
Facilidades:
• Abre em feriados
• Metrô
• Aceita excursões escolares
• Bicicletário
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Circuito Paulista Cultural
Recomendado: Todas as idades
Quando: em 11/03/18
Horários: variados - depende da atração
Preços: Gratuito
Onde: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, Bela Vista - São Paulo
Informações: (11) 3285-6986
www.casadasrosas.org.br
Facilidades:
• Abre em feriados
• Metrô
• Aceita excursões escolares
• Bicicletário
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Com Pista Gigante de Obstáculos, Jump Balls e nova quadra de Society, PopHaus se prepara para receber garotada nas férias

Atração fixa
Passeios

Férias em SP: Anna e Elsa recebem crianças com café da manhã e super espetáculo para toda a família

03/06 a 29/07
Passeios
Hoje tem!

Vem aí o Fun 4 Family! Nestas férias, vai ter um novo parque de diversões para a família!

16/06 a 29/07
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Março de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!