compartilhe

Passeios para todos! Confira nossas dicas de atrações acessíveis para se divertir em família

Atração fixa
Publicado em 03/12/18

Aproveitamos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, para lembrar que todas as crianças e suas famílias têm o direito de brincar. Por isso, estamos sempre de olho em atrações que possam atender à todas as pessoas, independente da sua situação física ou intelectual.

Pensando nisso, o site do São Paulo para Crianças possui uma série de filtros que permitem a pesquisa de passeios por diversas categorias, inclusive por acessibilidade, como atrações com audiodescrição, Braile, piso tátil, tradução para Libras, locais com rampas de acesso, assentos adaptados, cinemas com exibição de filmes para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), entre outros.

FAÇA A SUA PESQUISA POR ACESSIBILIDADE  AQUI!


Confira algumas dicas de passeios com atrações acessíveis:

1) Bibliotecas públicas – São Paulo conta com bibliotecas espalhadas por todas as regiões da cidade. A programação sempre inclui atividades que atendem várias idades e tipos de públicos.Vale conferir a agenda aqui!

2) CCBB Educativo – O espaço reúne arte e cultura para as crianças e promete agradar em cheio os papais mais antenados: a programação do Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB, oferece uma lista diversificada de atrações, como exposições, cinema, teatro e festivais. A gente conta mais aqui!

3) Centros Culturais – Assim como as bibliotecas públicas, os centros culturais divulgam suas agendas de atrações mensalmente e sempre há opções de passeios com tradução em Libras e acessíveis. Acompanhe a agenda aqui!

4) Fim de Semana em Família do Itau Cultural – Promovido mensalmente pelo Itau Cultural, o evento traz atrações gratuitas para crianças e jovens. A maioria das atividades conta com tradução para Libras e o espaço é adaptado com banheiros, acentos e rampas de acesso. Leia mais em nossas matérias!

5) MAM – Brincar, ouvir histórias e fazer arte são algumas das experiências promovidas pelo“Família MAM”, programa gratuito do Museu de Arte Moderna da São Paulo (MAM-SP) que tem como objetivo promover o encontro do universo artístico do museu com a cultura da infância. Uma ótima oportunidade de se divertir em família e ainda introduzir as crianças no universo da arte! A gente conta mais aqui!

6) Parque Ecológico Imigrantes – Passarelas suspensas para observação da fauna e flora, bondinho, ecoturismo, educação ambiental, construções sustentáveis e acessibilidade a cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais. O Parque Ecológico Imigrantes (PEI), que fica em São Bernardo do Campo, em meio a Mata Atlântica, é mais uma opção de passeio para os amantes da natureza. Saiba como visitar e leia mais aqui!

7) SESC – As unidades do Sesc espalhadas por toda a cidade oferecem muitas atrações culturais, esportivas e educativas para os pequenos e toda a família. Tanto os prédios, quanto parte da programação, contam com adaptações para atender todos os públicos. Confira alguns passeios aqui!

8) Sessão Azul – Uma sessão de cinema com som mais baixo, luz acesa, onde é permitido entrar e sair quando quiser, dar um passeio pela sala, conversar e sorrir. Essa é a Sessão Azul, criada com a proposta de realizar passeios adaptados para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. Confira as próximas sessões e leia mais aqui!

9) Teatro Dr. Botica – Um espaço de lazer com diversão e arte para adultos e, principalmente, para crianças. Essa é a proposta do Teatro Dr. Botica, que fica Shopping Metrô Tatuapé, na Zona Leste da cidade! O espaço traz uma decoração lúdica, colorida cheia de tijolos aparentes e piso de madeira, além de assentos individuais coloridos e estofados, para que a experiência seja ainda mais divertida para pais e filhos. A gente conta mais aqui!

10) Theatro Municipal –O programa Meu Primeiro Municipal traz montagens clássicas dedicadas ao público infantojuvenil. O passeio pode ser uma oportunidade bacana de levar a garotada para conhecer o Theatro Municipal de São Paulo! Saiba mais aqui!

11) Unibes Cultural – Ainda estamos um pouco longe de conseguirmos que todos os locais tenham acessibilidade para pessoas com deficiência, mas algumas ações nos dão esperança de que estamos mais próximos de uma realidade melhor para todos! É o caso da ação da Unibes Cultural, que inaugurou a primeira biblioteca brasileira 100% acessível. Leia mais aqui!

FAÇA A SUA PESQUISA POR ACESSIBILIDADE  AQUI!


Em setembro de 2018, o São Paulo para Criança foi reconhecido internacionalmente como o melhor conteúdo digital, com o prêmio United Nations World Summit Award (WSA), na categoria Smart Settlements & Urbanization.

O WSA é uma premiação global que seleciona e promove os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição a inclusão e acessibilidade digitais.

CCBB

Parque Ecológico Imigrantes

Parque Ecológico Imigrantes

Sessão Azul

Sessão Azul

Sessão Azul

Sessão Azul

Educadora Sabrina Denise Ribeiro (Libras)

Theatro Municipal de São Paulo

MAM

Passeio: Dicas de passeios acessíveis
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Preços: há atrações gratuitas e pagas
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Dicas de passeios acessíveis
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Preços: há atrações gratuitas e pagas
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Grátis! Decoração de Natal da Crefisa encanta crianças e adultos. Confira as atrações

22/10 a 23/12
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Princesas da Disney: encontros AO VIVO com Bela, Ariel e Cinderela deixam o Natal do Campinas Shopping ainda mais encantado

01/11 a 24/12
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Grátis! Ceia dos Ursos, oficinas para as crianças e trenó virtual são as atrações do Natal do Shopping Market Place

01/11 a 02/01
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Dezembro de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!