compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Passeio em família: confira nosso Guia da Viradinha Cultural São Paulo para Crianças

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

A “Viradinha“, programação infantil da Virada Cultural (maior evento cultural da cidade de São Paulo) este ano começa a partir das 9h do domingo, 21 de maio, em diversos espaços da cidade. Para facilitar sua vida, a gente reuniu as atrações no “Guia Viradinha Cultural São Paulo para Crianças“, com a agenda completa de cada local para você programar o seu passeio em família!

O conceito proposto para esta edição da Virada Cultural, que tem curadoria de Hugo Possolo, é de valorizar a interação do cidadão com a cidade, com ações em bibliotecas, centros de cultura, teatros, circos, CEUs e unidades Sesc. A cidade está repleta de manifestações artísticas, shows infantis, oficinas, teatro, intervenções circenses e muita, mas muita cultura para pequeno nenhum botar defeito! E mais! Prepare sua turma para espetáculos, brinquedos infláveis, distribuição de kits de pipoca, algodão doce e recreação. Tudo de graça!

Viradinha Cultural SP no Centro

Teatro de Contêiner Mungunzá (Centro)

Vale Anhangabaú (Centro)

Parque do Carmo e Planetário (Zona Leste)

Largo do Rosário (Zona Leste)

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Zona Leste)

Parque Chácara Jockey (Zona Oeste)

Autódromo de Interlagos (Zona Sul)

 

CONFIRA TAMBÉM ATIVIDADES INFANTIS EM OUTROS PONTOS DA CIDADE

CIRCO SPACIAL

10h – Carpinteiros em Domicílio

14h – Circo Palombar


CIRCO STANKOVICH

10h – Coletivo Nopok

14h – Circo de Ébanos


CIRCO MOSCOU

10h – Cabaré da Mafalda

14h – Cia dos Palhaços (Gran Circo Stopim e Convidados)


CIRCO SPADONI

10h – Clake

14h – Gari Muccioloco


CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS

CEU Paz       

  • 10h – Alegria, Cômicos e Piruetas
  • 14h – Contos do Meio Ambiente

CEU Butantã

  • 10h – Cirandas do Brincar
  • 14h – Era só o que faltava

CEU Parque Veredas

  • 10h – Simão e o Boi Pintadinho
  • 14h – Contos Brasileiros

CEU Heliópolis

  • 10h – Travessuras de palhaço
  • 12h – Cabaretize
  • 14h  – Círculo de Giz

CEU Azul da cor do mar               

  • 10h – Causos de Alexadre
  • 14h – A vida mudada de um bicho mutante

CEU Navegantes

  • 10h – Com a palavra os animais
  • 14h – Cadê meu nariz 

CEU Jambeiro

  • 10h – A Vida Mudada de um Bicho Mutante
  • 14h – Causos de Alexandre

CEU Vila do Sol

  • 10h – Era só o que faltava (circo)
  • 14h – Cirandas do Brincar

CEU São Mateus

  • 10h – Círculo de Giz
  • 14h – Travessuras de Palhaço 

CEU Quinta do sol

  • 10h – Contos Brasileiros
  • 14h – Simão e o Boi Pintadinho

CEU Pera Marmelo

  • 10h – Contos do Meio Ambiente
  • 14h – Alegria, Cômicos e Piruetas
  •  15h30 – Alegria não para

CEU Jaçanã

  • 10h – Alegria não para
  • 14h – Brasilidades

CEU Alvarenga

  • 10h – Cadê meu nariz
  • 14h – Com a palavra os animais

SESC BOM RETIRO

A programação infantil de domingo, às 12h, inclui o espetáculo “As Bruxas”, baseado no livro de Roald Dahl, que conta a história de um menino que, de tanto se meter em encrenca com bruxas, acabou especialista no assunto. Das 15h às 16h rola por lá a intervenção “Nas Abas do Meu Cordel”, onde artistas se misturam ao público, chamando a atenção através de cantigas e historias rimadas. Com Cia. da Matilde. Já às 16h30 Cinco palhaços/músicos tentam se entender para executar um concerto com canções das mais variadas manifestações populares e eruditas, em “O Concerto da Lona Preta”.


SESC BELENZINHO

A criançada vai poder se divertir com a atração encaixar, desencaixar, alinhar, experimentar os tamanhos e formatos, testar possibilidades de construção e tantas outras invenções em Caixa Caixinha e Encaixe, com diversas caixas de papelão com formas e tamanhos diferenciados. Com Volta e Meia – Projetos Lúdicos. Até 5 anos. 20 e 21/5. Sábado, 18h às 23h55. Domingo, 11h às 18h. Literatura. •Oficina. Kamishibai. Uma das formas mais populares de contar histórias no Japão, o Kamishibai é um teatro de papel. Com Marlene Szpigel e Luci Figueiredo. Livre. 20/5. Sábado, 18h às 20h. Lendas Orientais Contadas com Origami. As histórias narradas são transmitidas de geração em geração e revelam os segredos, as crenças e os temores desse povo de tradição milenar. Seus animais lendários e seres fantásticos aguçam a imaginação do público. Com Irene Tanabe. Livre. 20 e 21/5. Sábado, 21h e 23h. Domingo, 11h. •Ateliê Aberto. Mangá para Crianças. Atividade apresenta a arte do mangá por meio de personagens e desenhos, além de uma conversa informal com os responsáveis sobre os aspectos visuais e narrativos do quadrinho japonês. Com Simonia Fukue. Livre. 21/5. Domingo, 13h às 16h.


SESC CAMPO LIMPO

Show. MC Soffia. Cantora rima e chama as crianças para interagirem em seu show, no sábado, 18h.


SESC DOM PEDRO

Em um misto de festa, baile e show com músicos, dançarinos e brincantes, o público pode viajar por ritmos brasileiros. Das cirandas – passando por frevos, sambas, afoxés, caboclinhos – aos sonorosos e envolventes maracatus. Livre. 21/5. Domingo, 15h30. Das 14h às 17h tem ainda a instalação Parque do Circo, no qual crianças, jovens e adultos podem participar e interagir com a ajuda de monitores especializados, que orientam e estimulam o participante a conquistar novas habilidades corporais através da brincadeira. Já às 17h o Sarau dos Mesquiteiros com Rodrigo Ciríaco traz uma intervenção poético-literária para toda família.


SESC INTERLAGOS

Com toda a magia do circo, o Trixmix Cabaret preparou um espetáculo especial, combinando humor, estripulias circenses, dança e poesia. Vai rolar show de mágica (Alejandro Muniz), acrobalance (Paulo Maeda e Nathália Furlan), manipulação de bonecos (Virgílio Zago), malabarismo e palhaçaria (Du Circo) para todas as idades. 20/5. Sábado, 17h às 18h


SESC IPIRANGA

Apresentação de “Salve, Malala!” Duas crianças – uma menina e um menino – vivem numa aldeia em que o rei promove uma guerra contra escolas para meninas. Com Alessandro Hernandez e Léia Rapozo, domingo, 11h.


SESC ITAQUERA

A garotada vai poder conferir a peça “Achadouros”, que conta a história de duas personagens que vivem aventuras em um quintal imaginário, no domingo, em dois horários: 11h e 15h.  às 12h, tem Brinquedos de Palavras, baseado em brincadeiras e jogos linguísticos presentes em nossa cultura popular e de outros países latino-americanos. Das 11h às 16h, acontece também mediação de leitura com Collectivus de Leitura.


SESC PINHEIROS

O Grupo Esparrama apresenta o espetáculo “Fim? O mundo acabou”, em dois horários, às 15h e 17h. Na peça, as baratas comemoram achando que o mundo será só de sua espécie. Mas o que não sabem é que outros dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino.  Além disso, vai rolar oficina Lambe-lambe para Crianças: A Arte Urbana como Expressão Poética do Espaço Público. Criação e ensino de todas as etapas da técnica de lambe-lambe, da elaboração à aplicação. Domingo, das 14h às 16h.


SESC POMPEIA

Mutirão de Histórias: Galos, Galinhas e Ovos. Celebrando os 15 anos da Cia. Faz e Conta, Ana Luisa Lacombe traz histórias com muitos cacarejos e brincadeiras: “10 Galinhas” (Ivo Minkovicius), “Foi Ovo? Uma Ova!”, “Mudanças no Galinheiro” (as duas de Sylvia Orthof), às 11h. Em seguida, às 12h, começa o espetáculo João o Alfaiate – Um Herói Inusitado com Centro Teatral Etc e Tal (RJ). Inspirado na obra dos Irmãos Grimm “João Mata Sete”, o espetáculo conta a história de um alfaiate que, ao esbravejar sua valentia por matar sete insetos, é convocado para livrar o reino dos “temidos inesperados surpreendentes problemas reais”.  E mais, das 14h30 às 15h30, o Instituto Brincante promove “Brincadeiras Tradicionais em Família”, pais e filhos vivenciam momentos lúdicos com jogos musicais, os brincantes integram a contação de história ao ritmo das cantigas.


SESC SANTANA

Cia. Pavio do Abajur apresenta o espetáculo Sobre o Voo, que conta a história de Alberto, um menino persistente que acreditava que o homem poderia voar, em um tempo que só se andava a cavalo, de trem ou navio. Domingo, 14h


SESC SANTO AMARO

Em Meu Amigo Inventor, Com Cia. de Copas, Caterine constrói uma máquina e consegue trazer Leonardo Da Vinci para os dias de hoje. Domingo, 16h.


SESC VILA MARIANA

Em Jardim do Imperador, a Cia. Pelo Cano conta a história de um imperador que propõe um concurso entre as crianças do reino para ver quem melhor cultiva plantas para o jardim.  Domingo, 15h.

CURTIU esta dica de passeio com crianças em São Paulo? Quer saber o que mais existe para fazer com as crianças em SP? Procura passeios gratuitos com crianças em São Paulo? Então clique aqui e cadastre-se em nossa newsletter! Você vai receber gratuitamente todas as semanas várias dicas de passeios em família! Lembrando que as férias escolares estão chegando! Aqui no nosso site você encontra tudo que tem de mais legal para fazer com as crianças de férias em São Paulo!

 

Passeio: Viradinha Cultural SP
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: em 21/05/17
Horários: Variado, entre 10h e 18h
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Viradinha Cultural SP
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: em 21/05/17
Horários: Variado, entre 10h e 18h
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Uma viagem aos anos 70 sobre rodinhas: Conheça o Roller Jam

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Com trem retrô e Vila Inglesa, Expresso Turístico para Paranapiacaba é um passeio cheio de história e paisagens para curtir em família

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

De experiências sensoriais a piqueniques, Parque do Povo se destaca como opção de passeio em família em SP

Atração fixa
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Abril de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!