compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Gosta da Natureza? Parque Estadual da Cantareira é a melhor opção de ecoturismo em SP

Atração fixa
Publicado em 18/09/2016

Com uma das maiores áreas de mata, dentro de região urbana, do mundo, o Parque da Cantareira é o programa certo para quem curte ecoturismo. Imagine se deparar com bicho Preguiça, Serelepe, Quati, Macaco Prego, Macaco Sauá. Samambaiaçu, Figueira, Jacarandá, Embaúba, Tapiá, Palmito, Cedro-rosa. Essas são só algumas espécies da fauna e flora existentes no maior parque do Estado de São Paulo, com mais 7.900 hectares de Mata Atlântica. As trilhas custam R$ 13,00 e para estudantes devidamente identificados: R$ 6,50.

O parque fica na Zona Norte da capital paulista e inclui áreas de municípios próximos, como Mairiporã, Guarulhos e Caieiras. É bom estar preparado com roupas confortáveis, protetor solar, bonés e uma garrafinha de água a tiracolo. Há lugar reservado para piqueniques, trilhas e visitas monitoradas. Para facilitar a vida dos visitantes, o parque foi dividido em núcleos. Confira:

Núcleo Pedra Grande, com três opções de trilhas para apreciar a natureza. Trilha das Figueiras com percurso de 1.200 metros, incluindo subidas. Já a Trilha da Bica tem 1.500 metros de percurso suave, passando por uma mini bacia hidrográfica. Por fim, a Trilha da Pedra Grande, com um percurso de 9.500 metros em uma estrada antiga, este longo caminho vai te levar a uma vista panorâmica incrível da  cidade de São Paulo.

Núcleo Engordador, nesta área é possível percorrer cerca de 3.500 metros na Trilha da Cachoeira, com cachoeiras e rios. Outros 700 metros te levam para o riacho pela Trilha do Macuco. Para os mais aventureiros tem ainda a Trilha de Mountain Bike com 1.400 metros, a única trilha para prática de ciclismo do local. Além disso, o passeio inclui visita à Casa de Bombas – tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), construída em 1894, que fez parte do primeiro sistema de abastecimento de água de São Paulo.

Núcleo Águas Claras – são quatro trilhas: a Trilha das Águas Claras, que passa por corredeiras e quedas d’água ao longo dos 700 metros de percurso. Enquanto que a Trilha Samambaia-açú tem 1.250 metros, onde você encontra  samambaias de até dois metros de altura. Já na Trilha das Araucárias tem diferentes tipos de pinheiros ao longos do seus 1.250 metros de extensão. Na Trilha da Suçuarana são 1.200 metros de bosques e vegetação ribeirinha.

Núcleo Cabuçu – você encontra mais quatro opções de trilhas: Jaguatirica (1.000m), Tapiti (250m), Sagui (730m) e Cachoeira (5.220m). Além disso, esta área conta ainda com um anfiteatro, centro de visitantes e playground.

Acesso às Trilhas:

  • Pedra Grande: das 08h às 15h
  • Cachoeira do Engordador: das 8h às 15h30
  • Cachoeira do Cabuçu: das 8h às 14h
  • Suçuarana: das 8h 30min às 15h

 

Ficam isentos de valor de ingresso: crianças de até 11 anos, adultos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e professores da rede pública (todos mediante apresentação de comprovantes).

Visitas monitoradas: O Parque oferece visitas monitoradas de terças às sextas para grupos escolares, ONGs, agências, grupos de terceira idade e de pessoas com mobilidade reduzida.

Passeio: Parque Estadual da Cantareira
Recomendado: para 0 anos
Quando: Atração fixa
Horários: sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h. Em dias de chuva, as trilhas são suspensas para a segurança do público
Preços: Gratuito
Onde: Parque Estadual da Cantareira – Rua do Horto, 1799, Horto Florestal - São Paulo
[como chegar]
Informações: 11) 2231-8555
hortoflorestal.sp.gov.br/
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Parque Estadual da Cantareira
Recomendado: para 0 anos
Quando: Atração fixa
Horários: sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h. Em dias de chuva, as trilhas são suspensas para a segurança do público
Preços: Gratuito
Onde: Parque Estadual da Cantareira – Rua do Horto, 1799, Horto Florestal - São Paulo
Informações: 11) 2231-8555
hortoflorestal.sp.gov.br/
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Pertinho de São Paulo: Viva Parque Aquático Ecológico tem piscinas, toboáguas e muita diversão para toda família

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Com trem retrô e Vila Inglesa, Expresso Turístico para Paranapiacaba é um passeio cheio de história e paisagens para curtir em família

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Shopping Center Norte ganha uma super brinquedoteca da rede YouPlay, com parquinho, oficinas, recreação, games e buffet infantil

Atração fixa
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Setembro de 2016. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!