compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Mickey Mouse faz 90 anos: saiba como serão as comemorações ao longo do ano

Por Paulo Gratão - publicado em 13/03/2018

“Só espero que nunca percamos de vista uma coisa: tudo começou com um rato”, disse Walt Disney, em 1954. A essa altura, o estúdio já havia lançado clássicos imortais, como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Pinóquio (1940), Dumbo (1941), Bambi (1942) e Cinderela (1950), mas tudo, de fato, havia começado com Mickey Mouse, que completa 90 anos em 2018.

O rato mais famoso do mundo apareceu pela primeira vez em um curta-metragem animado chamado Steamboat Willie, em 18 de novembro de 1928. O clássico é relembrado até hoje na abertura das obras do estúdio, com a cena do Mickey dirigindo o navio e assobiando. De lá para cá, ele já deu as caras em mais de 100 animações. Atualmente, é possível vê-lo no Disney Channel, na série Mickey: Aventuras sobre Rodas.

Comemorações

O aniversário de Mickey é só em novembro, mas a Disney comemorará durante todo o ano. O primeiro evento foi o desfile da coleção capsula inspirada no personagem, criada pela marca Opening Cerimony, em 7 de março. Confira algumas das atividades previstas para celebrar o aniversário do rato mais famoso do mundo:

No último dia 7, a marca Opening Cerimony lançou uma coleção cápsula em homenagem aos 90 anos do Mickey.
  • A quinta temporada dos curta-metragens animados Mickey Mouse chega ao Disney Channel, completando sua 90ª produção com um episódio especial de aniversário que será exibido no final do ano.
  • Os parques da Disney ao redor do mundo comemorarão o 90º aniversário do Mickey no dia 18 de novembro com ações especiais.
  • No final de 2018 e início de 2019, acontecerá a Maior Festa Mouse do Mundo, em todos os Parques Disney.
  • Os shows do Disney On Ice (INGRESSOS AQUI!!) saudarão Mickey como anfitrião “Original” desde 1981. A temporada terá turnê nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, África e América Latina.
  • A Celebração Especial do Mickey, do Disney On Ice, exibe as memórias do personagem ao longo dos anos. A turnê será lançada no Japão, em julho de 2018, e continuará por toda a região Ásia-Pacífico até agosto de 2019.
  • Na França, 38 escolas de design e arte participarão do “Mickey Is Art”, uma competição única na qual os alunos criarão obras do Mickey, inspiradas no seu movimento artístico favorito. Os desenhos vencedores serão exibidos nas 12 principais estações de trem do país e estarão à venda em setembro na Galeria Glénat, em Paris.
  • As Disney Stores continuarão as comemorações com a Coleção Memórias do Mickey Mouse (lançada em janeiro de 2018) e uma série limitada de 12 pelúcias, canecas e broches colecionáveis.
  • A Disney Publishing Worldwide apresentará mundialmente mais de 30 títulos como parte do 90º aniversário do Mickey, incluindo livros, artesanatos e quadrinhos.

História

Uma curiosidade é que seu nome original seria Mortimer, mas a esposa de Walt, Lily, mudou para o mais amigável Mickey. O personagem nasceu a partir de Oswald, um coelho criado por Walt Disney que precisou sofrer alterações em seu formato por conta de direitos autorais.

Até 1946 quem dublava o Mickey era o próprio Walt Disney, tamanho era o apreço que ele tinha por sua criação mais famosa. O simpático rato ganhou uma estrela na calçada da fama em 1978, quando completou 50 anos, e um Oscar – Walt Disney recebeu um prêmio honorário da academia em 1932 pela criação do personagem.

Para se manter atual, Mickey passou por diversas alterações em sua imagem ao longo do tempo. Desde coloração da pele, até o formato do rabo, nariz e até mesmo nas famosas orelhas. Nos primeiros exemplares ele tinha orelhas pontudas. Quem diria?

A carreira cinematográfica de Mickey é extensa. O primeiro longa metragem em que apareceu foi Fantasia (1940), mas ele estrelou diversos curtas que foram para as telonas, como O Avião do Mickey e The Gallopin’Gaucho, até o mais recente A Hora de Viajar, que foi exibido antes de Frozen (2013).

Sobre Paulo Gratão:
Jornalista, escritor, criador e apresentador do canal do YouTube Orelhas & Tiaras, especializado no universo das animações Disney. Há vídeos novos todas às terças e quintas-feiras, ao badalar da meia-noite.

>> YouTube: www.youtube.com/channel/UChJn2bvjVGwm8ihUyqTvh5Q
>> Facebook: www.facebook.com/orelhasetiaras
>> Instagram: www. instagram.com/orelhasetiaras
>> Twitter: www.twitter.com/ OTiaras
>> Fale com ele: paulogratao@outlook.com
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Paulo Gratão:
Jornalista, escritor, criador e apresentador do canal do YouTube Orelhas & Tiaras, especializado no universo das animações Disney. Há vídeos novos todas às terças e quintas-feiras, ao badalar da meia-noite.

>> YouTube: www.youtube.com/channel/UChJn2bvjVGwm8ihUyqTvh5Q
>> Facebook: www.facebook.com/orelhasetiaras
>> Instagram: www. instagram.com/orelhasetiaras
>> Twitter: www.twitter.com/ OTiaras
>> Fale com ele: paulogratao@outlook.com
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!