compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Linguagem infantil: uma somatória de significados que ajudam no desenvolvimento da criança

Por Maria Fernanda Oberling Porto Pontes - publicado em 17/11/2017

A linguagem infantil é um assunto muito importante que merece atenção de todos os pais e educadores, já que favorece o aprendizado e desenvolve a capacidade de raciocínio. É importante ressaltar que o desenvolvimento de fala e linguagem estão ligados, mas são processos que se desenvolvem de formas distintas. A percepção da linguagem ocorre muito cedo, em torno dos cinco meses os bebês já reconhecem seu próprio nome, em seguida conhecem a maior parte do repertório do seu cotidiano e começam a associar as imagens.

Sendo assim o início do desenvolvimento de linguagem precede a expressão através dos sons da fala. A emissão de sons iniciam-se com os balbucios que representam um papel importante no desenvolvimento de linguagem. O bebê emite sons e a partir das reações externas é estimulado a produzir mais. Por isso o ideal é que nossas conversas com os bebês sejam sempre com pronúncia e melodia adequadas.

A linguagem é uma somatória de significados correspondentes de conhecimento social. O significado de cada palavra será interiorizado pelas experiências do mundo que ela vive. Portanto a interação social é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. O significado de cada palavra será interiorizado pelas experiências do mundo que ela vive. Portanto, a interação social é fundamental para o desenvolvimento da linguagem.

A linguagem pode ser desenvolvida em momentos comuns de convivência, atividades do dia a dia, atividades que podem ser melhor explicadas e orientadas. Permita que a criança ouça histórias, fábulas, conte a suas histórias, faça relatos do dia, seja auxiliada a organizar seu próprio discurso, e seja ouvida com atenção. Precisamos ficar atentos às oportunidades que surgem em momentos comuns de convivência com nossos pequenos. Converse, explique, pergunte, crie, brinque e fantasie. A presença dos pais é indispensável e fundamental para um bom desenvolvimento de linguagem.

Sobre Maria Fernanda Oberling Porto Pontes:
Maria Fernanda Oberling Porto Pontes é fonoaudióloga Especialista em Linguagem e Psicopedagia, pela Universidade Metodista de São Paulo e pós graduada pela Santa Casa de São Paulo. É sócia-Proprietária da Clinica Alcance, em São Bernardo do Campo, e mãe do Leonardo, Lucas e Gabriela.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Maria Fernanda Oberling Porto Pontes:
Maria Fernanda Oberling Porto Pontes é fonoaudióloga Especialista em Linguagem e Psicopedagia, pela Universidade Metodista de São Paulo e pós graduada pela Santa Casa de São Paulo. É sócia-Proprietária da Clinica Alcance, em São Bernardo do Campo, e mãe do Leonardo, Lucas e Gabriela.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!