Você pode aproveitar o fim de semana para apresentar novas formas de brincar para as crianças! O projeto GIZ na Pracinha tem a intenção de reunir moradores e pessoas interessadas a transformar praças em lugares confortáveis para as crianças e suas famílias! No dia 8 de abril, domingo, das 10h às 14h, o grupo irá se reunir na praça Paulo Schiesari, na Pompeia, Zona Oeste de São Paulo. A ideia é realizar uma limpeza, cuidar dos jardins e promover uma intervenção artística com as crianças, moradores e pessoas interessadas. Ah, e claro, muitos desenhos coloridos de giz escolar serão criados no chão e no asfalto! Quem quiser pode levar materiais de arte para uso coletivo das crianças. A participação é gratuita!
De acordo com pesquisa realizada pelos integrantes do projeto, o espaço escolhido, a praça Paulo Schiesari, foi construída da década de 1980 e nasceu a partir de uma exigência da Prefeitura à empreiteira que levantou um dos poucos condomínios de prédios na Vila Anglo Brasileira. Localizada na Rua Antonio Gonçalves da Cruz, próximo à Avenida Heitor Penteado, na região da Pompeia, o local é cercado por pequenos jardins e conta com duas divisões: na primeira há mesinhas de xadrez com bancos e espaço de cimento livre; na segunda há um parquinho de areia, com balanços, gangorra, escorregador, trepa-trepa e espaço de cimento. O local é uma vila conhecida por suas casinhas e ruas estreitas. O pessoal do projeto GIZ convida a todos a transformarem essa praça em um lugar mais divertido e convidativo para as crianças!
O que é o GIZ?
Uma galeria de arte a céu aberto onde a criança é o artista protagonista. Com objetivo de dar voz aos pequenos, por meio do incentivo à liberdade de expressão artística, o projeto tem o objetivo de contagiar e unir pessoas interessadas em trocar experiências e conviver com a diversidade. Essa grande exposição de arte acontece nas ruas de São Paulo e o material usado é giz escolar. GIZ é um projeto que acredita na grandeza da transformação por meio da arte e da criatividade, que pretende ser mais uma boa semente na vida de crianças e famílias. Essa é uma tentativa de germinar uma reeducação artística, de olhos bem abertos para um novo caminho, para uma nova filosofia de vida, com o propósito de descoberta de um equilíbrio do conhecimento entre os adultos que estão por vir e do despertar de uma virtude em comum que une: a arte.