compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Grátis em julho e agosto! A garotada vai curtir o projeto “Férias a todo vapor” do Sesc 24 de Maio

01/07 a 05/08
Publicado em 25/06/2018

A criançada fica a mil por hora quando chegam as férias, não é mesmo? Então para dar conta de toda essa energia, o Sesc 24 de Maio lançou o projeto “Férias a todo vapor”, que acontece de 1 de julho até 5 de agosto, em diversos horários e com atividades como cursos e oficinas de construção de engenhocas; montagem de instrumentos musicais eletrificados e vitrolas de madeira; métodos de processos históricos em fotografia; vivências em jogos, ilustração e instalação com a temática retrofuturista e universo Steampunk.

A ideia é oferecer aos visitantes, o diálogo entre uma cultura que se inspira na literatura e no cinema. Há atrações para crianças, jovens e adultos aproveitarem de verdade as férias de julho. Tudo gratuito, mas para algumas delas é necessário retirar senhas com antecedência. Um passeio e tanto!

Mas o que é o universo Steampunk?

Nessa reimaginação do período vitoriano, do século XIX, a tecnologia baseada nas máquinas à vapor (de onde vem o “steam” do nome) é dominada por mulheres e homens, que se transformam em cientistas e inventores e se aventuram num mundo fervilhante de oportunidades e engenhocas.

As inspirações desse estilo vêem de Júlio Verne (o autor de “Vinte mil léguas submarinas”), Nicolas Tesla (o inventor que dominou a eletricidade), Louis Daguerre (pioneiro da fotografia), Luigi Russolo (inventor de instrumentos musicais experimentais) e até Mary Shelley (com o livro “Frankstein”); e começaram a ser difundidas entre as décadas de 80 e 90 do século passado.


Confira a programação para crianças e jovens e programe as férias da garotada!

LIVRES PARA TODAS AS IDADES

  • Vivência – LARP: Steampunk e o Magnífico no Mundo do Amanhã – um jogo de representação de papéis que se assemelha ao teatro de improviso, mas é para ser vivido e não assistido. A atividade é ambientada no universo steampunk, onde os participantes vivem uma aventura a bordo de um zeppelin, com diversas intrigas, mistérios e descobertas. Quem conduz a brincadeira é a Confraria das Ideias. Dia 8/7, domingo, das 14h às 18h, no Espaço de Tecnologias e Artes. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.
  • Tinkerlab – Uma série de atividades para criar objetos criativos com Glauco Paiva, no hall de entrada das oficinas, no 6º andar. Acompanhe a agenda: dia 7, sábado, das 14h às 17h – Laboratório de Traquitanas, Engenhocas e Outros Inventos: transformação de objetos do cotidiano em um robô bípede; dia 8, domingo, das 14h às 17h – Construção de Autômatos: criação de esculturas móveis a partir de engrenagens cortadas a laser; dia 21, sábado, das 14h às 17h – Máquinas Desenhistas: construção de uma máquina giratória que desenha mandalas geométricas; dia 22, domingo, 14h às 17h – Criaturas Fantásticas: oficina de modelagem de criaturas com circuitos elétricos.
  • Cinematógrafo: Máquina de Imagens em Movimento – Vivência com animações e experimentações em cinema expandido a partir de imagens de personagens e estruturas produzidos e animados a partir da narrativa do livro “A máquina diferencial” de William Gibson e Bruce Sterling, marco inicial da estética steampunk. A atividade é conduzida pelo Studio Intro e compõe o Gabinete de Ilusões que está montado na varanda das oficinas do no 6º andar. De 3/7 a 3/8, terças a sábados, das 9h às 20h, domingos, das 9h às 18h.
  • Jogos Steampunk – Experiência educativa com múltiplas tecnologias, como Machinarium, SteamWorld Dig e Gravity Rush, sobre o universo steampunk a partir dos jogos digitais, com o pessoal da Game e Arte. De 7 a 29/7, sábado e domingo, das 13h às 17h, no Espaço de Tecnologias e Artes, no 4º andar.
  • Construção de Lentes e Outros Brinquedos Óticos – Diferentes formas de pensar a imagem e suas potencialidades lúdicas através de texturas, cores, formatos, superfícies e janelas, reaproveitando materiais descartáveis, com +UM Coletivo. Dias 14 e 29/7, sábados e domingos, das 13h às 17h, no 6º andar, no hall de entrada das oficinas.
  • Teatro de Sombras – A clássica brincadeira de criar sombras de forma simples e soltar a imaginação, com +UM Coletivo. Dias 15 e 28/7, sábado e domingo, às 13h às 17h, no 6º andar, no hall de entrada das oficinas.
  • Orquestra Elétrica Experimental – Jam session com trocas de ideias e acordes de guitarra elétrica havaiana, kalinga elétrica, cajón elétrico, guitarra cigar box e de pedais de efeitos; e soluções da luthieria experimental. Dia 28/8, sábado, das 14h às 17h, no espaço de oficinas, 6º andar, sala 4.
  • Demonstração de Fotografia Lambe-lambe – A ideia é apresentar o fascínio antes adotado nos “laboratórios vermelhos” que, com o passar do tempo, reaparecem através da tecnologia dos aparelhos celulares e tablets, na função câmera fotográfica com o filtro negativo. Um ótimo momento para os pequenos conhecerem mais sobre a fotografia. Quem conduz a ação é Marcos Zaniboni. Dias 7 e 8/7, sábado e domingo, das 13h às 17h, com grupos de 30 em 30 minutos, no hall de entrada das oficinas, no 6º andar.
  • Instalação: Pequeno Gabinete de Ilusões – Mecanismos complexos de movimento cinético demonstram efeitos e ilusões ópticas criando um pequeno universo de objetos animados, com Coletivo Máquina Tudo. De 3/7 a 4/8, terças a sábados, das 9h às 20h; e de 8/7 a 5/8, domingos, das 9h às 18h, na varanda das oficinas, 6º andar.

PARA MAIORES DE 10 ANOS

  • BangBoo – Fantasmas Vitorianos: Um Jogo de Realidade Aumentada – É um jogo em realidade aumentada que transforma qualquer espaço em um cenário de caça aos fantasmas. Quem conduz a ação é o Coletivo Máquina Tudo. A missão do participante é encontrar e capturar todos os fantasmas e trazê-los ao ponto de partida da aventuraDe 1 a 29/7, sábados e domingos, das 14h às 17h, na varanda das oficinas. Recomendado para maiores de 10 anos. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.
  • Eletro&Acústico: Jam de Guitarra Havaiana+Kalimba Elétrica – Em um mix de jam session experimental, as pessoas participantes serão introduzidos no universo da luthieria e da música experimental e conhecerão uma guitarra havaiana (lap steel) e uma kalimba elétrica, com Alex Tonda e JP Salgado. Dia 14/7, sábado, das 15h às 17h, no espaço de Tecnologias e Artes – ETA. Atividade recomendada para maiores de 12 anos. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.
  • Confecção de Cartola Steampunk – Após uma breve introdução à história do movimento; utilizando materiais simples, como EVA, ferragens e tecidos, os participantes produzirão sua própria cartola inspirada no visual steampunk, ideal para completar figurinos e cosplays. Débora Puppet é quem conduz a atividade. Dia 15/7, domingo, das 10h às 13h, no espaço das oficinas, 6º andar, sala 1. Recomendado para maiores de 14 anos. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.
  • Customização de Óculos Steampunk – Aqui os participantes customizarão óculos com a temática steampunk para a criação de personagens e cosplays. Débora Puppet é quem conduz a atividade. Dia 21/7, sábado, das 14h às 17h, nas oficinas, 6º andar, sala 1. Recomendado para maiores de 14 anos. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.
  • Fotomontagem em Cianotipia – Vivência utilizando a técnica da cianotipia na elaboração de fotomontagens. Os participantes receberão folhas de papel sensíveis à radiação ultravioleta e poderão, através da impressão em cianotipia, criar fotomontagens sob orientação de Ligia Minami. De 22/7 a 5/8, sábados e domingos, das 10h às 15h (exceto dias 29/7 e 4/8), nas oficinas, 6º andar, sala 1. Recomendado para maiores de 14 anos. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.
  • Customização de Bracelete Steampunk – Utilizando materiais diversos com ferragens, tecidos e reciclados, os participantes customizarão braceletes com a temática steampunk. Débora Puppet é quem conduz a ação. Dia 28/7, sábado, das 14h às 17h, nas oficinas, 6º andar, sala 1. Recomendado para maiores de 14 anos. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.
  • Pinhole em Diferentes Formatos – Fotógrafos amantes das pinhole têm inventado diferentes formatos e técnicas para produzir imagens com um “buraco de agulha”. A atividade explora câmeras feitas com elementos do cotidiano, como caixa de fósforo e tijolo, com o pessoal do +UM Coletivo. Dia 4/8, sábado, das 10h às 13h, em oficinas, 6º andar, sala 1. Recomendado para maiores de 14 anos. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.
  • Construção de Projetor Portátil – Utilizando materiais simples e acessíveis como papelão e lupa, a ideia é construir um projetor que servirá como um ampliador da tela do celular. Quem conduz a atividade é o grupo +UM Coletivo. Dia 4/8, sábado, das 14h30 às 17h30, nas oficinas, 6º andar, sala 1. Recomendado para maiores de 14 anos. É necessário retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Oficina de cartola

Eletro acústico

Tinkerlab

Fábrica Fantástica

Oficina construção imagens e brinquedos

Cianotipia

Cianotipia

Cianotipia

Cianotipia

Jogos Steampunk

Jogos Steampunk

Jogos Steampunk

Jogos Steampunk

Jogos Steampunk

Teatro de sombras

Teatro de sombras

Traquitanas

Oficina Eletro Acústico

Guitarra Hav

Passeio: Férias a todo vapor - programação de julho
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 01/07/18 a 05/08/18 nas Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos.
Horários: variados
Preços: Gratuito
Onde: Sesc 24 de Maio – Rua Vinte e Quatro de Maio, 109, República - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 3350-6300

Facilidades:
• Alimentação
• Banheiro adaptado
• Metrô
• Abre em feriados
• Bicicletário
• Rampas de acesso
• Ar condicionado
• Estacionamento
• Wi-Fi
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Férias a todo vapor - programação de julho
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 01/07/18 a 05/08/18 nas Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos.
Horários: variados
Preços: Gratuito
Onde: Sesc 24 de Maio – Rua Vinte e Quatro de Maio, 109, República - São Paulo
Informações: (11) 3350-6300

Facilidades:
• Alimentação
• Banheiro adaptado
• Metrô
• Abre em feriados
• Bicicletário
• Rampas de acesso
• Ar condicionado
• Estacionamento
• Wi-Fi
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Que tal provar um sorvete com nuvem e confeitos de unicórnio? Na Dona Nuvem, na Augusta, tem!

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Já ouviu falar em Abelhossauro?! Um dinossauro T-Rex gigante com som cinematográfico é a mais nova atração da Cidade das Abelhas

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Férias em SP: Anna e Elsa recebem crianças com café da manhã e super espetáculo para toda a família

03/06 a 29/07
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Junho de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!