compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Grátis: Caixa Cultural e Gente Arteira promovem folia com oficinas de fantasias, frevo e mamulengos para a garotada!

03/02 a 23/02
Publicado em 29/01/2018

O carnaval já está aí e tem muita coisa boa para a criançada e toda a família curtirem! Com as atividades que a Caixa Cultural São Paulo e o projeto Gente Arteira prepararam para os dias de folia vai ser possível soltar a imaginação e se divertir! São oficinas de danças carnavalescas, criação de fantasias, confecção de mamulengos e estandartes e, ainda, uma ação educativa que convida todos a conhecerem um pouco mais sobre a história do Carnaval de São Paulo. Além disso, educadores vão estar confeccionando itens para toda a família aproveitar os blocos de carnaval, como máscaras, balangadãs, leques abebés (um leque metálico circular de origem africana), turbantes e colares, tudo isso ao som de marchinhas. As atividades são gratuitas e para participar da maioria delas é necessário realizar inscrições antecipadas pelo telefone 11 3321-4400.


Dá uma olhada na programação infantil:

  • Oficina “Danças Carnavalescas: Frevo e Maracatu”
    Nessa atividade, a criançada e seus pais podem conhecer a história e aprender os passos dessas duas danças populares, símbolos do carnaval de rua de Pernambuco. Com muitas acrobacias e energia, o frevo, que incorpora elementos do maxixe, da polca e, principalmente, da capoeira, é considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Já o maracatu é uma dança de cortejo associada aos reis congos, marcada por forte percussão e coreografias específicas. Os participantes representam personagens como reis, embaixadores, rainhas, vassalos, baianas, caboclo. Caroline Medeiros comanda as oficinas agendadas para os dias 07, 08, 09, 10 e 12/02, nos horários de 9h30 e 14h30 (nos dias 10 e 12 acontece apenas uma sessão, às 14h30). Crianças a partir de sete anos podem participar acompanhadas de seus responsáveis. São 25 vagas por sessão.
  • Oficina “Fantasias de Carnaval”
    A atividade propõe que as crianças a partir de cinco anos, acompanhadas por familiares ou responsáveis, criem suas próprias fantasias e se maquiem para brincar o carnaval. Ao som de marchinhas, a artista plástica e arte-educadora Paula Pedroso irá ensinar a aplicar adereços e miçangas nos tecidos escolhidos. Nos dias 10, 11, 12 e 13/02, sempre às 11h, com duração de duas horas. São 25 vagas.
  • Oficina “Confecção e Manipulação de Mamulengos”
    Combinando com o clima de alegria e irreverência do carnaval, a garotada a partir de cinco anos (acompanhadas de seus responsáveis) irá aprender a confeccionar e a manipular bonecos com a arte-educadora Cleidione de Morais. Os mamulengos são um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A oficina acontece nos dias 10, 11 e 12, às 11 horas e nos dias 20, 21, 22 e 23/02, às 9h30 e 14h30, com duração de duas horas. São 25 vagas por sessão. Já no dia 28/02, nos horários de 9h30 e 14h30, a mesma atividade será oferecida para os deficientes intelectuais a partir de 10 anos. São 20 vagas.

Confira as atrações para vários públicos:

  • Ação “Viva o Carnaval”
    Nessa ação educativa, a equipe do Gente Arteira apresenta um pouco da história do carnaval paulistano. Por meio de monóculos, toda a família pode conferir fotos de época, que retratam o carnaval de rua de São Paulo desde a década de 10 do século passado. A atividade será realizada nos dias 10,11,12 e 13/02, às 14h e é indicada para todos os públicos (crianças a partir de sete anos). Não há necessidade de inscrição prévia.
  • Oficina “Confecção de Estandartes”
    Tradicionalmente utilizados nos blocos e em escolas de samba, esses objetos são considerados um bem cultural protegido como patrimônio imaterial. Na oficina, a artista plástica e arte-educadora, Alice Quadrado, ensina como confeccionar estandartes utilizando o bordado, retalhos de tecidos de diversos tipos e fitas coloridas. A atividade, especialmente desenvolvida para o público idoso, acontece no dia 03/02, às 9h30 e às 14h30. São 30 vagas.
Passeio: Carnaval Caixa Cultural São Paulo
Recomendado: de 5 a 16 anos
Quando: de 03/02/18 a 23/02/18
Horários: variados - depende da atração escolhida
Preços: Gratuito
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Sé - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 3321-4400
www.caixacultural.com.br
Facilidades:
• Alimentação
• Cadeira de Rodas disponível
• Piso tátil
• Ar condicionado
• Libras
• Rampas de acesso
• Banheiro adaptado
• Metrô
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Carnaval Caixa Cultural São Paulo
Recomendado: de 5 a 16 anos
Quando: de 03/02/18 a 23/02/18
Horários: variados - depende da atração escolhida
Preços: Gratuito
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Sé - São Paulo
Informações: (11) 3321-4400
www.caixacultural.com.br
Facilidades:
• Alimentação
• Cadeira de Rodas disponível
• Piso tátil
• Ar condicionado
• Libras
• Rampas de acesso
• Banheiro adaptado
• Metrô
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Férias no litoral? Visite os pontos turístico da Baixada Santista por R$10! Conheça o “Roda SP”, um ônibus de dois andares, guia e Wi-Fi

05/01 a 11/03
Passeios
Hoje tem!

Quem topa essa aventura? Circuito radical “Sobre as Redes” chega ao Suzano Shopping!

10/01 a 28/03
Passeios
Hoje tem!

Vai nevar em São Bernardo!!! Alaska Neve abre nova unidade no Extra Anchieta

29/01 a 28/02
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Janeiro de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!