compartilhe

“Fim de Semana Família”, do Itaú Cultural, traz espetáculo sobre tradições africanas e oficina de colagens com temas indígenas!

Publicado em 05/02/18

Sábado e domingo são dias para a criançada se divertir e, se o passeio tem a presença de toda família, é melhor ainda! Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Itaú Cultural convida pais e filhos para aproveitarem a programação do “Fim de Semana em Família”, com temática voltada às tradições e culturas africanas e indígenas. As atividades iniciam às 11h, com a abertura do Cantinho da Leitura e da Feirinha de Troca, onde os pequenos têm um contato direto com dezenas de histórias e livros. Crianças e seus acompanhantes podem participar da oficina de colagem Monte sua Serpente, que acontece às 14h. Essa ação está relacionada a mostra “Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuin do Rio Jordão”, em cartaz no espaço. Na sequência, acontece a peça “Eleguá, menino e malandro”, do coletivo Clã do Jabuti, às 16h. Todas as atividades são gratuitas!


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Como já é tradição, crianças e adultos podem se divertir com o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca! Em “As Narrativas Preferidas de Um Contador de Histórias”, um livro de contos, os visitantes encontram a narrativa de diferentes povos ao redor do mundo. Nele é possível descobrir, ou redescobrir, mitos gregos, contos africanos e asiáticos e histórias brasileiras. Além dessa obra, o Cantinho conta com 30 publicações do acervo da biblioteca do Itaú Cultural. Já na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil, como livro, gibi e DVD, por outra, escolhida entre os materiais disponíveis no instituto. No espaço, monitores e voluntários estão à disposição. Ambas as atrações acontecem no piso térreo.


Oficina de colagem “Monte sua Serpente”

Conduzida por educadores do Itaú Cultural, a atividade permite que os pequenos e seus pais construam uma serpente feita de papel e colagens, que remete a mitos da cultura indígena, expostos também na mostra Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuin do Rio Jordão, em cartaz até o dia 13 de fevereiro, no Itaú Cultural. A jiboia, por exemplo, aparece em diversos mitos, como o Mito da Siriani, que explica o surgimento dos desenhos. A atividade acontece no Foyer da Sala Vermelha (piso 3), tem duração de 90 minutos e intérprete de Libras. Crianças a partir de 7 anos aproveitam melhor essa brincadeira. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição a partir das 13h30 no local.


Espetáculo “Eleguá, menino e malandro”

Depois de conhecer um pouco mais sobre as tradições indígenas, a garotada é convidada a conferir a peça que conta a história de um príncipe muito esperto que colocou o pé na estrada e se jogou no mundo para viver novas aventuras e amadurecer. A trama investiga a ancestralidade africana na cultura de países como Cuba e Brasil, desde a tradição oral, passando pela música e danças afro-brasileiras e afro-caribenhas. A obra apresenta cada um desses movimentos e traz para a cena, representado por uma criança, o mais importante dos orixás na santeria cubana: Eleguá.

A apresentação se divide em dois momentos: a narração da criação do mundo a partir da visão africana, o nascimento e a relação do personagem com sua família; e em seguida, passa a ter a rua como cenário, aproximando o mito das crianças e dos jovens dos dias de hoje por meio do rap, do funk e do blues, movimentos de expressão cultural e identidade negra. A linguagem e a musicalidade da peça, que traduz a cultura, espiritualidade e sabedoria do povo africano, são usadas para apresentar uma visão da sociedade para além do roteiro tradicional. A trilha sonora contém diversos ritmos brasileiros e contemporâneos, todos aliados aos ritmos e cantos sagrados. A produção é do grupo Clã do Jabuti. O espetáculo acontece na Sala Multiúso (Piso 2), tem duração de 50 minutos e interpretação em Libras e Audiodescrição. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos no local a partir das 14h.

Passeio: “Fim de Semana Família” - Itaú Cultural
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 03/02 a 04/02
Horários: a partir das 11h
Preços: Gratuito
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 2168-1777
ter.li/ItauCultural
Facilidades:
• Abre em feriados
• Assentos especiais
• Estacionamento pago
• Rampas de acesso
• Alimentação
• Audiodescrição
• Libras
• Ar condicionado
• Banheiro adaptado
• Piso tátil
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: “Fim de Semana Família” - Itaú Cultural
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 03/02 a 04/02
Horários: a partir das 11h
Preços: Gratuito
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 2168-1777
ter.li/ItauCultural
Facilidades:
• Abre em feriados
• Assentos especiais
• Estacionamento pago
• Rampas de acesso
• Alimentação
• Audiodescrição
• Libras
• Ar condicionado
• Banheiro adaptado
• Piso tátil
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Grátis: série “Que Monstro Te Mordeu?” ganha exposição no Centro Cultural FIESP

06/06 a 28/10
Gratuito
Passeios

Aproveite o mês das crianças para se divertir com o espetáculo “Variedades”, do Circo Spacial

01/07 a 28/10
Passeios
Hoje tem!

Férias no sítio: biblioteca municipal recebe exposição gratuita “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”

01/07 a 02/12
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Janeiro de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!