compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Grátis: com teatro, música, circo, dança e intervenções, festa no Parque da Independência agita feriado de 7 de setembro

Já foi!
Publicado em 04/09/2017

Com programação gratuita para toda a família, a Universidade de São Paulo (USP) e o Sesc vão agitar o feriado de 7 de setembro na cidade. Com muito teatro, circo, dança, música e poesia, o Parque da Indepedência, será palco dessa festa que celebra os 433 anos do bairro do Ipiranga, a partir das 14h. Um dos destaques do evento fica por conta do concerto da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do CoralUSP, sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá. Outra atração, o “Foto na Bike”, vai permitir uma sessão de fotos na fachada do Museu do Ipiranga que serão automaticamente impressas ao longo da programação de 7 de setembro.

Nesse dia a USP lançará um concurso público para os projetos de restauro e modernização do Museu do Ipiranga, que premiará os três melhores estudos preliminares de arquitetura para o restauro e modernização do Edifício-Monumento. A escolha será feita por uma comissão especializada e a previsão é que o Museu seja reaberto em 2022, nas celebrações do Bicentenário da Independência, com suas instalações inteiramente modernizadas e adequadas às normativas de acessibilidade e segurança. O edifício passará a ser dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental. Mais informações no portal do Museu Paulista.

Composto pelo Museu do Ipiranga (como é popularmente conhecido o Museu Paulista), a Casa do Grito, parte do acervo do Museu da Cidade, o Monumento à Independência e o riacho do Ipiranga, esse complexo tem um valor histórico e cultural inestimável tanto para o bairro como para toda cidade. Seu entorno ainda abriga a unidade do Sesc e o Museu de Zoologia da USP.

Fique por dentro da programação do Museu do Ipiranga

Vai rolar intervenção “Prazer, Poesia!”, com Cia. Patética, a boneca Poesia conversa com os passantes sobre os livros que eles leram e recomendam. Tem também “Foto na Bike”, com o coletivo Instant Press, que utiliza uma câmera sobre uma bicicleta para fazer fotografias do público, tendo como plano de fundo a fachada do museu. As imagens impressas instantaneamente serão distribuídas ao público.

Outra intervenção que promete chacoalhar os pequenos “Balões” traz performers utilizando balões de gás hélio amarrados às articulações, em um convite ao lúdico, à integração e ao ser criança. O Parque do Circo vai fomentar a prática de atividades corporais inspiradas em diversas técnicas circenses num espírito de festa que remete às antigas trupes das feiras medievais.

Para animar o público, cento e trinta artistas sobem ao palco para interpretar um repertório dedicado às obras de Johann Strauss Jr., Serguei Prokofiev, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, além de temas populares de Tom Jobim e Ary Barroso, rearranjados por Rodrigo Morte. O grupo executa, ainda, o Hinos Nacional e o Hino da Independência.

Um dos destaques musicais da comemoração é o show da banda carnavalesca paulistana ‘A Espetacular Charanga do França’, que interpreta marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga. O grupo é formado por Thiago França (sax alto), Anderson Quevedo (sax barítono), Amilcar Rodrigues (trompete), Allan Abbadia(trombone), Filipe Nader (sousafone), Sthe Araújo (percussão), Samba Sam (surdo) e Welington Pimpa Moreira (bateria e percussão).

Entre as peças teatrais, o espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, da Cia. Novelo, criado para ser encenado ao ar livre com música ao vivo. Ele narra as confusões amorosas entre dois jovens casais que se perdem em um bosque povoado por seres fantásticos, e assim popularizar essa comédia de William Shakespeare. Já “Leopoldina, Independência e Morte”, com Fabiana Gugli, recria poeticamente os momentos finais da primeira imperatriz do Brasil. A excêntrica dama desfila pelas instalações do Museu do Ipiranga, misturando eventos de sua vida e da Independência com questões que são importantes para o país contemporâneo.

DICA: você pode levar de casa banquinhos, almofadas ou cangas para melhor se acomodar nos locais das apresentações.

Passeio: Museu do Ipiranga em Festa
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: em 07/09/17
Horários: das 14h às 17h30
Preços: Gratuito
Onde: Parque da Independência – Av. Nazareth, s/n, Ipiranga - São Paulo
[como chegar]
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Museu do Ipiranga em Festa
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: em 07/09/17
Horários: das 14h às 17h30
Preços: Gratuito
Onde: Parque da Independência – Av. Nazareth, s/n, Ipiranga - São Paulo
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Uma viagem aos anos 70 sobre rodinhas: Conheça o Roller Jam

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Com trem retrô e Vila Inglesa, Expresso Turístico para Paranapiacaba é um passeio cheio de história e paisagens para curtir em família

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

De experiências sensoriais a piqueniques, Parque do Povo se destaca como opção de passeio em família

Atração fixa
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Agosto de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!