compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Festa em Casa ou em Buffet? Conheça as vantagens e desvantagens!

Por Tati Ulhôa - publicado em 24/04/2017

Quando você resolve fazer uma festa infantil, uma das primeiras perguntas que vem a cabeça é em que lugar fazer a festa. Afinal, hoje em dia existem várias opções e cada uma delas têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, é muito importante avaliar quais são as suas reais necessidades e as opções que se encaixam melhor a elas.

Para te ajudar nesta escolha, vamos apresentar quais as principais vantagens e desvantagens de fazer uma festa em casa (ou salão de festas de condomínios) ou uma festa em buffet.

CASA

Vantagens:

Ecomomia com aluguel: fazer uma festa infantil em casa é uma forma de economizar, pois você vai pagar, no máximo, a taxa de aluguel do salão de festas do seu apartamento. Certamente este valor é inferior a qualquer tipo de salão que você procure.

Comidinhas preferidas: o cardápio de quem resolve fazer uma festa em casa pode ser personalizado de acordo com as suas vontades. Além disso, você também poderá economizar, adaptando o menu a sua disponibilidade financeira.

Ambiente acolhedor: quando você convida alguém para ir a sua casa ou o salão de festas do seu prédio é uma demostração de carinho e aconchego. Afinal, você não abre sua casa para qualquer pessoa e certamente quem é convidado vai ser sentir “abraçado”.

Horário flexível: Na sua festa, quem decide o horário é você quando opta por fazer em casa. Muitas vezes, as famílias são bastante festeiras e poder aumentar a duração da festa é uma grande vantagem para muitas pessoas.

Decoração diferente: quem faz uma festa em casa pode decorar do jeito que quiser. Isso significa que os móveis podem ser deslocados, você pode pendurar o que quiser em qualquer lugar e, quiçá, colar itens na parede. Afinal, a casa é sua e pode ser usada como bem entender. Mas lembre-se que se utilizar o salão de festas, existem regras que não podem ser violadas. Leia o regulamento.

Desvantagens:

Bagunça: se você gosta da sua casa impecável, com tudo no lugar, fazer uma festa nela pode ser uma tremenda dor de cabeça. Por mais que você delimite os espaços da festa, não se esqueça que se trata de uma festa infantil e as crianças nem sempre conseguem ficar no espaço destinado a elas. Por isso, saiba que uma festa em casa pode ser sim uma grande bagunça e se você não tirar isso de letra é melhor escolher outro local.

Sem hora para terminar: como os convidados se sentem literalmente “em casa”, muitas vezes eles podem se esquecer de que tem hora para irem embora, o que faz a festa durar bem mais do que o tempo previsto. O grande problema disso é que se há convidados, é necessário que tenha também alimentos e bebidas. Por isso, conhecer a sua lista de convidados é super importante para você se programar para possíveis esticadas de horários.

Ajuda de terceiros: Você vai precisar de ajuda para manter a festa em ordem. Se não puder contratar garçons, escale sua família e/ou amigos para te auxiliar nesta tarefa. Você não vai conseguir receber os convidados, servi-los adequadamente, manter a festa limpa e ainda aparecer linda nas fotos. Por isso, vale contar com alguém para ajudar nesta importante tarefa.

–  Falta de espaço: você acredita que pode convidar 100 pessoas para irem na sua casa, certo? Mas você sabe mesmo se estas pessoas cabem no ambiente destinado para a festa? Não é nada agradável você ir a um lugar em que o número de convidados simplesmente não cabe! Afinal, por mais agitado que seu convidado seja, ele não vai passar o tempo todo de pé, certo?

BUFFET

Vantagens:

Funcionalidade: se você gosta de praticidade, a escolha do buffet é certeira. Sempre digo que a mãe entra linda no buffet e na hora de ir embora diz tchau e não se preocupa com mais nada. Pagando o buffet providencia qualquer coisa para você.

Alimentos e bebidas inclusos: uma grande preocupação de qualquer anfitrião é o que servir para os convidados comerem e beberem. Além da definição de uma cardápio adequado, existe também a preocupação com a quantidade. Por isso, escolher um local que já forneça os alimentos e bebidas é uma grande vantagem para quem não tem noção sobre isso.

Entretenimento garantido: como sempre digo, em festa infantil as crianças precisam brincar e quando você opta por uma festa no buffet este item já está garantido. Além dos brinquedos, existe a monitoria, imprescindível para que as crianças brinquem com segurança.

Tamanho adequado: antes de escolher o local da festa é importante fazer a lista de convidados. Muitas vezes temos de convidar pessoas a mais do que o previsto e escolher um local que caibam todos confortavelmente é fundamental. Por isso, você pode escolher o local de acordo com a quantidade de pessoas que você for convidar.

Desvantagens:

Custo: a praticidade tem um preço e muitas vezes pode ser alto. Por isso, para quem precisa economizar, a opção de buffet pode não ser a melhor. Existem buffets de todos os preços, mas mesmo assim ainda pode sair mais caro do que uma festa em casa. Mas lembre-se de colocar TUDO na ponta do lápis, pois muitas vezes se gasta mais em fazer uma festa em casa do que se tivesse feito em buffet.

Horário fixo: se você gosta de festas longas, não faça festa em buffet. Há horário para tudo desde os horários para servir comidas até a hora do parabéns. E se a festa estiver boa, não tem choro nem vela: não há tolerância de mais de 30 minutos. Já vi uma família ser “expulsa” de uma festa e ficar na calçada conversando. A dica é analisar a sua lista de convidados.

Falta de personalidade: quem gosta de exclusividade normalmente não gosta de fazer festa em buffet, pois as opções são sempre padronizadas. Muitas vezes, se você vai em um buffet mais de uma vez, em festas de pessoas diferentes, o roteiro é exatamente o mesmo. Por isso, prepare-se para aceitar o cronograma e se divertir ou escolha outro lugar para festejar.

Como eu sempre digo, fazer festa exige planejamento. Por isso, pense no local e escolha aquele que trará mais vantagens para você, afinal, festa é para ser divertida e feliz!

Sobre Tati Ulhôa:
Tati Ulhôa é advogada e designer de interiores de formação e decoradora de coração. É designer de festas personalizadas na empresa Decorando Emoções, está a frente da loja online de artigos de festa You Do It e ministra cursos de decoração por todo o Brasil.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Tati Ulhôa:
Tati Ulhôa é advogada e designer de interiores de formação e decoradora de coração. É designer de festas personalizadas na empresa Decorando Emoções, está a frente da loja online de artigos de festa You Do It e ministra cursos de decoração por todo o Brasil.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!