compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Férias no sítio: biblioteca municipal recebe exposição gratuita “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”

01/07 a 02/12
Publicado em 29/06/2018

Para entrar no ritmo de férias, cante com a gente: “Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelooooo. Sítio do Picapau amarelo, sítio do Picapau amareloooo“! A exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, organizada para homenagear o criador do Sítio do Picapau Amarelo e um dos principais autores da literatura brasileira, fica em cartaz na Biblioteca Monteiro Lobato de 1 de julho até 2 de dezembro, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados das 10h às 17h e domingos das 10h às 14h.

A abertura no dia 1 de julho, domingo, acontece das 10h às 19h. As crianças vão se divertir conhecendo este universo colorido e os adultos voltarão a ser crianças. Um dica bacana para um passeio de férias em família. A entrada é gratuita!

Na entrada da biblioteca, os visitantes são recepcionados por um corredor com os tons do arco-íris, como um portal que dá acesso às duas salas no andar térreo. Confira como são os ambientes:

• Túnel do Pirlimpimpim – A marquise que liga a entrada da praça à biblioteca é transformada em um túnel colorido, com teto que vai diminuindo de altura para dar a sensação de que o público está ficando pequeno, voltando a ser criança.

• Sítio do Picapau Amarelo – Um gigante livro pop-up aberto, no qual a garotada pode entrar no sítio de Lobato e interagir com seus personagens. Confeccionados em madeira bidimensional, saltando das páginas do livro, personagens como Narizinho, Emília e Pedrinho têm o tamanho de uma pessoa real, assim como o cenário.

• Livros expositivos – No foyer da biblioteca, cinco livros gigantes, abertos na vertical, servem como espaço expositivo sobre a vida e a obra do autor.


No próximo dia 4 de julho, completam 70 anos da morte de Monteiro Lobato e o objetivo da exposição é reviver seus grandes momentos literários por meio de suas obras, expostas em grande formato, além de homenagear seu legado e sua contribuição para a literatura e cultura nacional.

“Monteiro Lobato introduziu crianças e adultos à leitura e as adaptações da sua obra para a televisão fizeram com que os personagens ficassem ainda mais conhecidos do grande público, de geração a geração. Nossa expectativa é que pessoas de todas as idades possam adentrar nesse universo mágico relembrando este autor que foi tão importante para a Literatura Brasileira”, explica o secretário municipal de São Paulo André Sturm.


Você sabia?

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é criador de personagens como Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, entre outras figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Desde a publicação de seu primeiro livro infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), o escritor se inspirou em histórias folclóricas brasileiras, mitologia grega e contos de fadas, entre outras referências.

Em 1916, começou a carreira como jornalista e, no ano seguinte, publicou seu polêmico artigo “Paranoia ou Mistificação?”, no qual criticava a influência das vanguardas europeias no trabalho da pintora Anita Malfatti, em nome do ideal da construção de uma estética nacional, sem estrangeirismos. Em 1918, fundou a primeira editora brasileira de livros, antes impressos em Portugal. Ao longo de sua carreira, Lobato publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.

Personagens do Sitio do Picapau Amarelo

Passeio: Exposição "O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato"
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 01/07/18 a 02/12/18
Horários: Abertura dia 1/7, das 10h às 19h. Após essa data: de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados das 10h às 17h; domingos das 10h às 14h
Preços: Gratuito
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485, Vila Buarque - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 3256-4122
ter.li/bibliolobato
Facilidades:
• Metrô
• Wi-Fi
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Exposição "O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato"
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 01/07/18 a 02/12/18
Horários: Abertura dia 1/7, das 10h às 19h. Após essa data: de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados das 10h às 17h; domingos das 10h às 14h
Preços: Gratuito
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485, Vila Buarque - São Paulo
Informações: (11) 3256-4122
ter.li/bibliolobato
Facilidades:
• Metrô
• Wi-Fi
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Com Pista Gigante de Obstáculos, Jump Balls e nova quadra de Society, PopHaus se prepara para receber garotada nas férias

Atração fixa
Passeios

Férias em SP: Anna e Elsa recebem crianças com café da manhã e super espetáculo para toda a família

03/06 a 29/07
Passeios
Hoje tem!

Vem aí o Fun 4 Family! Nestas férias, vai ter um novo parque de diversões para a família!

16/06 a 29/07
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Junho de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!