compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Férias grátis! Cobras, corujas e borboletas são temas de atividades e brincadeiras no Instituto Butantan

Já foi!
Publicado em 02/07/2018

Vai ficar em São Paulo nas férias das crianças? Um passeio diferente pode animar os dias de folga os pequenos! O projeto “Férias no Butantan” está com uma programação especial de 8 até 14 de julho, das 10h às 18h30, para as famílias que quiserem conhecer mais de perto as atividades do Instituto Butantan. São 30 atividades acontecendo simultaneamente no parque do instituto, entre elas atrações infantis interativas com borboletas, corujas, serpentes, réplicas de mosquitos, oficinas de dança, brincadeiras, trajes especiais e até sessões com o BuZum. A participação é gratuita. Bora aproveitar as férias de julho?


Confira a programação completa e organize as férias dos filhos:

Atividades livres

Nos dias 8, 10, 11, 12, das 10h às 16h, sempre no Centro de Difusão Científica – CDC, acontecem atividades que despertam a curiosidade dos pequenos e dos adultos. Entre elas:

  • Desvendando doenças – Você sabe como a gripe é transmitida? Como se prevenir da febre amarela? Quais os hospedeiros da peste bubônica? A ideia a ação é desvendar essas doenças e suas características por meio de um quadro interativo;
  • Vestindo-se para trabalhar no Butantan – A produção de vacinas no Instituto é realizada em uma fábrica que funciona 24 horas por dia e os profissionais que trabalham nela precisam estar vestidos adequadamente. Na atividade, é possível conhecer e experimentar as mesmas roupas usadas por essas pessoas;
  • Como funciona a vacina? – livreto infantil para pais e filhos – Gostaria que seus filhos entendessem como as vacinas funcionam no nosso corpo? Este livreto voltado para crianças conta como funciona o sistema imune e das vacinas, por meio de atividades pensadas para os pequenos;
  • Conhecendo os mosquitos – Quer conhecer a vida dos mosquitos, inclusive aqueles que nos transmitem doenças? Uma pesquisadora do Butantan esclarece as dúvidas sobre estes insetos, por meio de réplicas e exemplares de mosquitos em diferentes fases de desenvolvimento.

Buzum Mamulengo

O ônibus do Buzum estará estacionado ao lado da lanchonete no dia 8, com sessões às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. O espetáculo Mamulengo explora o universo da cultura popular brasileira e, em especial, a cultura popular de Pernambuco. Joana, uma esperta garota que adora o carnaval, parte rumo a uma aventura para salvar seu amigo João, que caiu num poço. Com a ajuda de um falante papagaio, Joana passa por blocos de Caboclinho, Maracatu, Cavalo Marinho e frevo. São 40 vagas com inscrições no local 30 minutos antes do início da atividade. Indicado para crianças de três a 12 anos.

Do veneno ao soro – serpentes

Nos dias 8 e 11, das 10h às 12h, a criançada vai pode entender a diferença entre soros e vacinas, desde a produção até a aplicação, além de assistir à extração de veneno de uma serpente. O público ainda pode tirar todas as suas dúvidas e tocar em uma serpente não peçonhenta. A ação acontece no auditório do CDC. São 75 vagas com inscrições no local 30 minutos antes do início da atividade. Livre para todas as idades.

Oficina Pé de Baraúna – SapéCapoeira

A atividade acontece no dia 8, das 10h30às 11h30; no dia 10, às 14h30 às 15h30; dia 12, das 16h30 às 17h30; e em 14, das 14h30 às 15h30. Aqui, a capoeira é trabalhada em três diferentes perspectivas: lúdica, desportiva e socializadora. Procura-se explorar movimentos básicos e naturais do indivíduo, assim como elementos do jogo, da luta, da recreação e da relação com grupo e consigo mesmo. A ação acontece no heliponto. Livre para todas as idades.

Oficina Pé de Baraúna – Caçada ao Saci

A ação será realizada no dia 8, das 14h30 às 15h30. Antes da “caçada”, promove-se uma roda de conversa sobre o Saci Pererê. Esta oficina direciona o olhar da criança para a natureza, pois um bom caçador de Sacis precisa estar atento aos movimentos das folhas e das árvores, sentir a presença do vento e da brisa. Além disso, a imaginação é estimulada, ganha corpo e promove a caçada no heliponto. Livre para todas as idades.

Exibição “Caminhos da vacina” – Médicos sem Fronteiras

O documentário será apresentado nos dias 8 e 13, das 14h às 14h30, no auditório do Museu de Microbiologia. A ideia da ação é chamar a atenção para a situação alarmante de cerca de 22 milhões de crianças menores de um ano que não recebem todas as vacinas necessárias, indo a óbito por sarampo, meningite, cólera e febre amarela. A atividade acontece São 35 vagas. Livre para todas as idades.

Café científico

Um bate-papo descontraído com pesquisadores e especialistas que discute temas da ciência na atualidade nos dias 8 e 13, das 15h às 16h30. Nesta edição, os 100 anos da Gripe Espanhola será a base para conversar sobre a produção de vacinas, sua importância para a saúde pública e os movimentos contrários à vacinação, que têm se destacado em países europeus e começam a surgir no Brasil. A ação acontece no auditório do Museu de Microbiologia. São 35 vagas com inscrições antecipadas que podem se feitas AQUI para o dia 8 e AQUI para o dia 13. Indicado para jovens e demais interessados.


 Pic-Imune 

Atividade acontece ao ar livre no dia 10, das 10h às 12h e no dia 14, das 14h às 16h, e é baseada na brincadeira Pic-Bandeira. O objetivo é colocar as crianças em contato com o funcionamento do sistema imune de forma divertida. A atividade acontece no heliponto. São 20 vagas por partida. Indicado para crianças entre oito e 12 anos.

 Oficina Pé de Baraúna – brincadeiras clássicas

No dia 10, das 10h30 às 11h30, a atividade tem a intenção de fazer os adultos relembrarem as brincadeiras de infância e mostrar aos filhos como era o brincar naquela época. A ação é realizada no heliponto. Livre para todas as idades.

Oficina Pé de Baraúna – danças brasileiras

No dia 11, das 10h30 às 11h30, a atividade vai mostrar que as danças brasileiras vão para além da prática corporal, elas são um recorte cultural do país, de norte a sul, de leste a oeste. A ação acontece no heliponto. Livre para todas as idades.

Oficina Pé de Baraúna – dança afro-brasileira

No dia 12, das 15h às 16h, a atração irá mostrar que a dança é movimento e expressão, uma linguagem corporal que todos podem praticar. E ainda, que a dança afro é a base de muitas danças e a sua prática ajuda a organizar o corpo espacialmente, trabalha com ritmo, movimento e pausas. A ação acontece no heliponto. Livre para todas as idades.

Oficina Pé de Baraúna – Circo

Também no dia 13, das 10h30 às 11h30, toda a família pode ter contato com uma arte que engloba teatro, dança, mágica, acrobacias, música, equilíbrio e malabarismo. Por meio do circo é possível trabalhar consciência corporal, noção espacial, ritmo, coordenação motora, espírito de equipe, disciplina, responsabilidade, desafio, superação etc. A atividade acontece no heliponto. Livre para todas as idades.


Mão na cobra

Nesta atividade realizada no serpentário no dia 12, das 10h às 11h, os educadores do Museu Biológico e os profissionais do Laboratório de Ecologia e Evolução do Butantan trazem serpentes não peçonhentas de diversas espécies para os visitantes observarem e tocarem, além de tirar suas dúvidas sobre esses animais. Afinal, ver uma serpente de perto é uma coisa rara, mas não no Butantan. Livre para todas as idades. Em caso de lotação, a fila será encerrada às 10h30.

Vem Borboletar

No dia 12, das 11h às 13h, acontece uma caminhada para observação de borboletas em áreas verdes do Instituto, onde os participantes podem conhecer sobre as características desses insetos. O parque do Instituto Butantan é uma ilha de floresta na cidade que serve de refúgio para diversos animais. Dentre estes se destacam as borboletas, que já tiveram 270 espécies registradas. A ação tem saída em frente à bilheteria. São 40 vagas. Livre para todas as idades. Atenção: para a participação da atividade é obrigatório o uso de calças compridas e sapatos adequados para caminhada no meio da mata.

O que comem as corujas?

No dia 12, das 16h30 às 17h30, a criançada vai descobrir o que comem as corujas e outras curiosidades por  meio da investigação das pelotas, o material seco regurgitado por esses animais após a digestão. A atividade será conduzida por cientistas do Instituto que estudam as corujas e outras aves que vivem no parque. A atividade acontece na Casa do Horto. São 20 vagas  com inscrições no local 30 minutos antes do início da atividade. Indicado para crianças acima de oito anos.

Vem Corujar

Ainda no dia 12, das 17h30 às 18h30, toda a família pode fazer parte de uma aventura noturna pelo Instituto Butantan em busca das corujas que moram por lá. Enquanto é realizada uma caminhada leve, são compartilhadas histórias que contam um pouco mais desses bichos noturnos misteriosos. A saída é em frente à bilheteria. São 40 vagas. Livre para todas as idades. Atenção: a dica aqui é usar calças compridas e sapatos adequados para caminhada.

Vem Passarinhar

Já no dia 13, das 10h às 11h30, será possível observar aves livres, ou passarinhar, uma forma única de estar em contato com a natureza. A atividade é conduzida por um ornitólogo, que além de identificar as aves e contar detalhes sobre os hábitos das espécies encontradas durante a caminhada, reproduz seus cantos, com uma caixinha de som, com o objetivo de atraí-las para mas perto dos observadores. Dez binóculos estão disponíveis para serem emprestados para os participantes. A ação tem saída em frente à bilheteria. São 40 vagas. Livre para todas as idades. Obrigatório o uso de calças compridas e sapatos adequados para caminhada.

Baile sem risco

No dia 12, às 14h30, 15h, 15h30; no dia 13, às  10h, 10h30, 11h, 11h30; e no dia 14, às 14h30, 15h, 15h30, a garotada pode participar da atividade e imaginar o que acontece quando numa festa, trocamos os copos com um amigo. Para entender melhor essa ideia, é mostrado como se dá a transmissão de doenças, num ambiente simulado de um baile, com muita música e diversão no auditório do Museu de Microbiologia. São 14 vagas  com inscrições no local 30 minutos antes do início da atividade. Indicado para crianças acima de oito anos.


Lembre-se!

  • Em caso de chuva, as atividades ao ar livre poderão ser canceladas;
  • Em dias de jogos do Brasil a programação poderá ser alterada ou cancelada;
  • Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos;
  • Toda a programação está sujeita a alterações.
Passeio: Férias no Butantan - programação julho
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 08/07/18 a 14/07/18 nas Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos.
Horários: entre 10h e 18h30
Preços: Gratuito
Onde: Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500, Butantã - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 2627-9606
www.butantan.gov.br/
Facilidades:
• Abre em feriados
• Espaço de amamentação
• Rampas de acesso
• Ar condicionado
• Estacionamento
• Banheiro adaptado
• Fraldário
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Férias no Butantan - programação julho
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 08/07/18 a 14/07/18 nas Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos.
Horários: entre 10h e 18h30
Preços: Gratuito
Onde: Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500, Butantã - São Paulo
Informações: (11) 2627-9606
www.butantan.gov.br/
Facilidades:
• Abre em feriados
• Espaço de amamentação
• Rampas de acesso
• Ar condicionado
• Estacionamento
• Banheiro adaptado
• Fraldário
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Que tal provar um sorvete com nuvem e confeitos de unicórnio? Na Dona Nuvem, na Augusta, tem!

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Já ouviu falar em Abelhossauro?! Um dinossauro T-Rex gigante com som cinematográfico é a mais nova atração da Cidade das Abelhas

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Férias em SP: Anna e Elsa recebem crianças com café da manhã e super espetáculo para toda a família

03/06 a 29/07
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Julho de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!