compartilhe

Feriado: teatro, música e dança na segunda edição do “Museu do Ipiranga em Festa!”, no Parque da Independência

Já foi
Publicado em 10/09/18

Que tal celebrar o feriado do Dia da Independência com muita cultura brasileira? A USP e o Sesc promovem nos dias 7 e 8 de setembro a segunda edição do evento “Museu do Ipiranga em Festa!”, no Parque da Independência. Apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do museu estão na programação do evento, que é gratuito.

Com atrações todas as idades, a programação acontece em diversos pontos do complexo que engloba o Museu Paulista (mais conhecido como Museu Ipiranga), a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, jardim e o riacho do Ipiranga, estimulando o público a ocupar esses espaços.

O Museu do Ipiranga está em reforma, com reabertura prevista para 2022. Durante todo o mês de setembro, a fachada do museu recebe a exposição “Estamos Aqui: O acervo do Museu do Ipiranga está em mudança” que apresenta as imagens de carros, carruagens, pedras, pinturas e móveis que estão sendo transferidos para outros espaços de guarda para a preparação do Edifício-Monumento para as obras de restauração e modernização. A exposição será inaugurada no feriado, das 10h às 20h, e segue de 8 a 30/09 das 5h às 20h.


Programação:

  • 07/09 das 11h às 12h – Grupo de Sopros da Orquestra Petrobras Sinfônica – Tributo à Cartola
    O maior sambista da história da música brasileira é o primeiro homenageado da série Tributos, novo projeto da Orquestra Petrobras Sinfônica. O repertório terá clássicos como “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho”, “O Sol Nascerá” e “Alvorada”.
  • 07/09 das 14h às 17h – Fragmento do processo criativo de montagem do novo espetáculo do Grupo Galpão
    O diálogo e o confronto entre o coletivo e os anseios de cada individuo, que se manifestavam de maneira incisiva no espetáculo anterior, permanecem no novo processo, num desdobramento da experiência inicial, voltada mais precisamente para uma pesquisa sobre alteridades.
  • 07/09 das 17h às 18h – Ilú Oba de Min
    Cortejo apresenta Akotirenes Yibi das Mulheres Quilombolas, a história das mulheres quilombolas que tanto lutaram e lutam ainda hoje por terras, direitos igualitários e respeito.
  • 07/09 das 18h às 19h – Concerto Museu em Festa
    A Orquestra Sinfônica da USP se apresenta com um repertório que inclui Valsas de Johann Strauss, Danças de Dvorak, obras consagradas do cancioneiro popular e a “Invocação em Defesa da Pátria” de Villa Lobos.
  • 07/09 a 08/09 das 10h às 18h – Meu Museu do Ipiranga
    Serão realizadas entrevistas com o público participante sobre sua relação com o Museu do Ipiranga e suas expectativas para a reabertura do Museu, prevista para 2022. As entrevistas farão parte das discussões sobre o novo plano museológico da instituição.
  • 07/09 a 08/09 das 14h às 15h – Roda Xondaro com Grupo Tembiguai
    Roda de dança de guerreiro, cantos sagrados e a dança Tangará. O Grupo Tembiguai é formado por doze guaranís da aldeia Ribeirão Silveira situada na reserva indígena Rio Silveiras em Boracéia, litoral norte de São Paulo.
  • 07/09 a 08/09 das 14 às 17h – Apagamentos
    Espetáculo teatral que questiona os vínculos entre independência e escravidão.
  • 07/09 a 08/09 das 14 às 17h – Intervenção XIX- figuras e imagens entre séculos e jardins
    Personagens e figuras icônicas do final do século XIX e início do século XX circulam pelo jardim revelando lembranças, formas de amar, ver e estar no mundo, marcadas por uma época, permitindo uma reflexão de como os estigmas e a busca por liberdade e identidade continuam urgentes no Brasil do século XXI.
  • 07/09 a 08/09 das 14 às 17h – Poesia Refúgio
    Uma intervenção por meio de poemas, contos e histórias. Um momento de reflexão sobre o universo do refúgio e diálogo entre culturas com refugiados. Com integrantes da Venezuela, República D. do Congo, Angola, Palestina, Hait, Kamsar Boké/Guiné e Congo.
  • 07/09 a 08/09 das 14h30 às 17h – Cortejando o Nordeste: Maracatu de Baque virado
    Levados pelo cortejo de Maracatu de Baque Virado o grupo percorre brinquedos da cultura tradicional nordestina, como o Cacuriá, a Ciranda e o Coco, festejando a coletividade em forma de homenagem ao povo nordestino.
  • 07/09 a 08/09 das 15h às 15h45 – Mané Boneco
    Intervenção criada a partir do brinquedo “mané gostoso” ativa o imaginário infantil e a memória afetiva por meio de uma dança de giros, idas e vindas ao som de poesia de cordel.
  • 07/09 a 08/09 das 15h às 16h30 – Outras margens
    Embalado por uma espécie de rádio dos anos 50 com gravações realizadas pelos participantes, o grupo do curso de Jogos Teatrais do Trabalho Social com Idosos segue em cortejo pelo parque em busca das margens do Ipiranga recitando poemas e cartas.
  • 07/09 a 08/09 das 16h às 17h – Jongo do Tamandaré
    Seguindo o formato tradicional das rodas de jongo com banco de tambores e roda de dança, a Comunidade Jongueira preserva esta tradição tão importante de expressão cultural das comunidades afro descendentes do sudeste do Brasil.
  • 07/09 a 08/09 às 15h – Cortejo Paulo Freire
    A Cia do Tijolo homenageia Paulo Freire, realizando um pequeno mergulho em seu universo. Baseado nos textos de Maria Valéria Rezende, Ivone Gebar e Frei Betto, com histórias do próprio homenageado e atores e músicos celebrando a amizade.
  • 07/09 a 09/09 das 19h às 20h – Projeção mapeada
    Imagens projetadas sobre a fachada do Museu do Ipiranga., com arte do VJ Alexis Anastasious e curadoria da artista visual Giselle Beiguelman.
  • 08/09 das 17h às 18h – Moçambique
    O grupo Terno Moçambique Estrela Guia, de Uberlândia, apresenta um cortejo com ritmos e dança ligados à ancestralidade africana, com origem em Moçambique e Gana.
  • 08/09 das 18h às 19h10 – De Tempo Somos: um sarau do Grupo Galpão
    Com esse trabalho, o Grupo Galpão realiza um sonho antigo de celebrar, com o público, o encontro do teatro com a música. Em cena, o grupo apresenta um sarau de canções, poesia e festa, com 25 canções do repertório musical do grupo, além de textos sobre a passagem de tempo e o processo de criação artística.

DICA: você pode levar de casa banquinhos, almofadas ou cangas para melhor se acomodar nos locais das apresentações.

O Parque da Independência fica na zona sul e é um marco histórico nacional, foi alí, mais precisamente na Colina do Ipiranga, que D. Pedro I declarou a Independência do Brasil. O parque abriga o Museu da Independência, o Museu de Zoologia, além de um jardim em estilo colonial e um bosque repleto de exemplares da flora e da fauna, que fazem do lugar uma ótima pedida para piqueniques e caminhadas.

“Estamos Aqui: O acervo do Museu do Ipiranga...

Apagamentos

Concerto Museu em Festa

Cortejo Paulo Freire

Fragmento do processo criativo de montagem do...

Grupo de Sopros da Orquestra Petrobras Sinfônica...

Ilú Oba de Min

Jongo do Tamandaré

Mané Boneco

Cortejando o Nordeste: Maracatu de Baque virado

Outras margens

Moçambique

Poesia Refúgio

De Tempo Somos: um sarau do Grupo Galpão

Roda Xondaro com Grupo Tembiguai

Intervenção XIX- figuras e imagens entre...

Passeio: Museu do Ipiranga em Festa
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 07/09 a 08/09
Horários: Variado
Preços: Gratuito
Onde: Parque da Independência – Av. Nazareth, s/n, Ipiranga - São Paulo
[como chegar]
Facilidades:
• Banheiro adaptado
• Estacionamento pago
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Museu do Ipiranga em Festa
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 07/09 a 08/09
Horários: Variado
Preços: Gratuito
Onde: Parque da Independência – Av. Nazareth, s/n, Ipiranga - São Paulo
[como chegar]
Facilidades:
• Banheiro adaptado
• Estacionamento pago
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Grátis! Ceia dos Ursos, oficinas para as crianças e trenó virtual são as atrações do Natal do Shopping Market Place

01/11 a 02/01
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Princesas da Disney: encontros AO VIVO com Bela, Ariel e Cinderela deixam o Natal do Campinas Shopping ainda mais encantado

01/11 a 24/12
Gratuito
Passeios
Hoje tem!

Grátis! Natal da Galinha Pintadinha tem encontro AO VIVO com a Popó e parque temático no Raposo Shopping

02/11 a 31/12
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Setembro de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!