compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Divertido, diferente e grátis: Museu do Corpo de Bombeiros é opção de passeio para crianças em SP

Atração fixa
Publicado em 15/03/2017

A profissão dos bombeiros é uma das mais admiradas e também uma das que mais habita o imaginário das crianças. Isso você sabe. Mas é que os nossos  super-heróis de carne e osso contam com espaço dedicado à preservar a história? O Museu do Corpo de Bombeiros, na Vila Mariana, fica em um casarão de dois andares de 1880 – tombado pelo patrimônio histórico -, abriga cerca de 170 objetos, entre viaturas reais, fotos, reportagens e equipamentos antigos e modernos.

A entrada é gratuita e o Centro de Memória do Bombeiros funciona de segunda a sexta-feira, de acordo com os horários informados em sua página oficial no Facebook. Famílias e grupos que quiserem ir aos sábados precisam agendar no Site da PMESP, clicando aqui, e verificar as datas disponíveis.

A próxima data disponível de visita aos sábados no Museu do Corpo de Bombeiros no site da PMESP é 23/06/2018, às 9h (checado em 12/04/18). Reserve aqui.

Já para visita guiada durante a semana (grupo mínimo de 10 pessoas, máximo de 30 pessoas), é necessário agendar por este e-mail antes de ir: ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br.

Grupos com menos de dez pessoas (somando adultos e crianças) não precisam de agendamento e a visita não é guiada. Você só precisa checar aqui o horário de funcionamento no dia que você quer ir e depois pode se dirigir diretamente ao local.

DICA: Como se trata de um quartel DE VERDADE, que poderá ter alterações de escala dos bombeiros, vale sempre checar se o local vai estar funcionando antes de ir no Facebook deles ou pelo telefone (11) 3396-2596.


Aberto em 2005, o museu abriga por exemplo uma carroça (quando os carros eram puxados por burros e mulas) usada mais de 100 anos atrás! Também é possível conferir um carro pipa, utilizado pelos bombeiros até a década de 20, que chegava a transportar um barril com 360 litros de água.

Quem gosta de história e tem curiosidade sobre o tema, vai adorar saber sobre os salvamentos e resgates feitos no litoral paulista, por exemplo. Nos dias de hoje dois navios de 30 metros para atendem as ocorrências por lá, mas antigamente, os bombeiros usavam um escafandro de 80kg nos mergulhos pelos mares na década de 70. Lá também dá para conferir réplicas de barcos e registro de incêndios ocorridos em refinarias.

O acervo também inclui as mudanças de uniformes ao longo do tempo, além de capacetes, os tipos de esguichos, nós e extintores de incêndio. Além disso, há uma sala de miniaturas de carros da corporação, e um livro de assentamento, desde 1891 a 1893, com a biografia dos heróis de antigamente.

Para pesquisas, existe a biblioteca, com mais de 500 artigos literários, entre reportagens, ocorrências, manuais, apostilas de diferentes épocas, tudo referente aos bombeiros. Há ainda uma sala de projeção, onde são exibidos filmes e curtas sobre a corporação.

Além dos objetos, uma sala preserva todo o histórico dos grandes incêndios que aconteceram em São Paulo, como o dos edifícios Andraus (24 de fevereiro de 1972), Joelma (1º de fevereiro de 1974) e Grande Avenida (14 de fevereiro de 1981).  Em outro espaço fica a  sala de projeção, que exibe filmes sobre a corporação e conta com uma biblioteca com mais de 500 artigos literários, entre reportagens, ocorrências, manuais e apostilas de diferentes épocas.

DICA: Não é possível estacionar no quartel, mas próximo ao museu tem vários estacionamentos, e também dá para ir de metrô (fica pertinho da estação Santa Cruz).

Atenção! O museu também recebe escolas com turmas de 10 a 30 alunos (se a turma for maior de 30 alunos tem que agendar uma visita para cada grupo). É necessário agendar a visita no telefone (11) 3396-2596 ou pelo e-mail ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br.

Passeio: Centro de Memória do Corpo de Bombeiros
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Horários: De segunda a sexta, confira os horários aqui: www.facebook.com/centrodememoriacbpmesp. Para ir ao sábados, agende aqui: https://goo.gl/rq4M1v
Preços: Gratuito
Onde: Centro de Memória do Corpo de Bombeiros – Rua Domingos de Morais, 2329, Vila Mariana - São Paulo
[como chegar]
Facilidades:
• Aceita excursões escolares
• Cadeira de Rodas disponível
• Metrô
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Centro de Memória do Corpo de Bombeiros
Recomendado: Todas as idades
Quando: Atração fixa
Horários: De segunda a sexta, confira os horários aqui: www.facebook.com/centrodememoriacbpmesp. Para ir ao sábados, agende aqui: https://goo.gl/rq4M1v
Preços: Gratuito
Onde: Centro de Memória do Corpo de Bombeiros – Rua Domingos de Morais, 2329, Vila Mariana - São Paulo
Facilidades:
• Aceita excursões escolares
• Cadeira de Rodas disponível
• Metrô
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Já ouviu falar em Abelhossauro?! Um dinossauro T-Rex gigante com som cinematográfico é a mais nova atração da Cidade das Abelhas

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Zona Norte ganha nova brinquedoteca: You Play space chega no Shopping Tietê com espaço de brincar, games, recreação e buffet infantil

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Cinema ou parque de diversão? Os dois! Conheça a sala Cinépolis Junior, no Shopping Iguatemi Alphaville, a primeira sala infantil do País

Atração fixa
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Março de 2018. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!