compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Dica: Projeto “Praia Acessível” ajuda pessoas com deficiência a aproveitar o verão

Publicado em 05/02/2018

Dar uma chance a quem tem mobilidade reduzida de aproveitar a praia e viver a experiência de entrar no mar. Esse projeto inspirador é o Praia Acessível, que funciona no litoral e interior do Estado e coloca à disposição do banhista com deficiência uma cadeira capaz de proporcionar uma maneira segura de entrar na água do mar ou nas praias de água doce.

Para utilizar o Programa Praia Acessível o usuário com deficiência deve comparecer ao local com documento com foto, acompanhado de alguém. É disponibilizada toda a estrutura necessária, que inclui, além das cadeiras e esteiras, uma equipe de monitores, profissionais de saúde, salva-vidas e banheiro adaptado.

Doze municípios do litoral paulista e nove prainhas de água doce do interior do Estado contam com o Programa Praia Acessível. As cadeiras anfíbias foram entregues nas cidades do litoral: Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Ilhabela, Mongaguá, Santos, São Sebastião, São Vicente, Praia Grande, Cananéia e Ubatuba.

Mas nem só de mar se alimenta o Programa Praia Acessível. Várias cidades do interior de São Paulo, que contam com banhistas às margens de seus rios, aderiram. As prainhas de água doce que contam com o Programa ficam nos municípios de: Rosana, São Manuel, Iguape, Itapura, Panorama, Avaré, Presidente Epitácio, Rifaina e Caconde. Em Caconde, município do interior paulista, a prainha de água doce que recebe o Programa fica no Parque da Prainha.

Bertioga disponibiliza as cadeiras na Praia do Indaiá; Caraguatatuba, na Praia do Centro; Guarujá, na Praia de Pitangueiras. Em Ilhabela, o Programa está ativo nas praias do Castelhanos, Perequê, das Pedras Miúdas, da Armação, do Pequeá, do Bonete e Praia Grande. Em Monguagá está na Praia do Centro, na Praia Central e na Agenor de Campos. Em São Vicente, o Programa é encontrado na Praia de Itararé; e na Praia Grande, no Boqueirão. E em Santos, no Canal 3 e Canal 6.

Em Itanhaém está nas praias do Suarão, Satélite, do Cibratel e na Praia Grande. Em Cananéia, nas praias do Pereirinha, do Marujá, da Enseada da Baleia, do Pontal de Leste, do Pitu e na Cachoeira do Mandira. Em Ubatuba, a Praia do Piraigasú recebe o Programa. Em São Sebastião, o Programa está na Praia Grande e no Balneário dos Trabalhadores.

Cadeiras Anfíbias

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com as prefeituras dos municípios interessados.

O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.

As cadeiras utilizadas no Programa são feitas com “um pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade do mar não perigosa. Existe facilidade na transferência porque os braços são removíveis”, explica a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

Para atender a demanda, cada posto conta com uma equipe de três pessoas, as quais orientam e auxiliam na entrada e saída do mar com as cadeiras de roda anfíbias. O equipamento só pode ser utilizado com acompanhamento facilitador ou acompanhante, independentemente da condição física do usuário.

As praias disponibilizam o equipamento aos sábados, domingos e feriados. Apenas Itanhaém fornece as cadeiras todos os dias. O Programa pode ser utilizado por moradores ou visitantes das regiões que apresentem algum tipo de deficiência física. A cidade que se interessar pelo Programa Praia Acessível deve enviar ofício para a Chefia de Gabinete dessa Secretaria, manifestando interesse em participar. Dúvidas e informações: (11) 5212.3700 ou pelo e-mail adenardi@sp.gov.br.

Fonte: SP Notícias/Governo do Estado de SP

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Compartilhar:
Dicas

Viagem com os pets: quais cuidados tomar?

publicado em 02/07/2018
Dicas

Como a gestante pode prevenir a ocorrência de trombose durante as viagens de avião?

publicado em 26/06/2018
Dicas

Férias de inverno: confira dicas de passeios para fazer com as crianças em Campos do Jordão

publicado em 21/06/2018
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!