compartilhe

Grátis! “Feira da Imunidade e Vacina” oferece diversão e conhecimento no Instituto Butantan

Já foi
Publicado em 20/02/19 e atualizado em 21/02/19

Passeios gratuitos para fazer com as crianças não faltam em São Paulo! O Instituto Butantan promove a “Feira da Imunidade e Vacina – para descobrir como os organismos se protegem” nos dias 23 e 24 de fevereiro, sábado e domingo, das 10h às 16h, no Heliponto (gramado).

Na programação infantil tem teatro, parede de escalada, jogos de tabuleiro, desenhos, exibição de vídeos curiosos, visita a uma célula gigante, microscópio para observação e palestras. Tudo relacionado ao corpo humano e ao desenvolvimento de vacinas. Quem tem um pequeno que adora ciências em casa não pode faltar! A participação é livre e gratuita!


Como será o evento?

Uma arena de atrações será montada no gramado do Instituto, com atividades que ilustram como é o nosso corpo por dentro e algumas transformações que acontecem por lá:

Mapa do evento

1) As barreiras externas – pele, suor, mucosas: o organismo não quer saber de microrganismo estranho entrar. Nessa área será possível conferir imagens das fronteiras que separam cada pessoa (corpo) do mundo exterior.

2) O sistema que nos protege: para chegar a todos os lugares do corpo, as células de proteção utilizam o sistema circulatório e também o sistema linfático, onde corre a linfa. Aqui será possível escalar (na parede de escalada) os vasos e conhecer os principais órgãos do sistema linfático.

3) Celularium: nosso corpo é formado por trilhões de células. Elas estão todo o tempo “trabalhando” em conjunto. A estrutura delas todas é parecida. O público poderá entrar em um planetário em formato de célula para conhecer uma delas por dentro.

4) Estação Microscópio: crianças e adultos poderão ver de perto os leucócitos (olhando no microscópio), que andam pelo corpo em busca dos corpos estranhos que por acaso entraram no nosso organismo.

5) Vacinas – modo de fazer e modo de proteger: um espaço com apresentações e vídeos sobre o sistema imunológico, instrumentos que os pesquisadores usam para desenvolver e preparar vacinas, como a vacinação em massa fez diminuir o número de doenças e muito mais.

6) Vacinas – a espiral da segurança: entre a vacina ser criada e chegar até nós, várias etapas garantem que ela seja eficiente e que não trará malefícios. Segurança é coisa séria e aumenta a cada volta da espiral.

7) Linfócito B – a fábrica de anticorpos: aqui é possível entrar dentro de uma célula gigante e ver em detalhe, bem de perto, uma célula imune, depois de estimulada pela vacina, em ação.


8) Palco – confira a programação:

  • 10h30 às 11h10 e das 14h às 14h40 – Teatro infantil “A vacina que protege no Sítio do Pica-pau Amarelo”;
  • 11h30 às 12h e das 15h30 às 16h – A Sociedade Brasileira de Imunizações e o Instituto Butantan convidam o público para debater mitos e verdades da vacinação;
  • 12h às 12h40 e das 15h às 15h30 – “Imunidade de rebanho” com um jogo que mostra por que todos temos que nos vacinar. Quem participar terá direito a um boné da Feira;
  • 16h – Encerramento.

9) Vacina contra gripe: o Instituto produz todas as vacinas de gripe usadas no Brasil. Nesse espaço será possível saber como elas são feitas. Começa com a criação de galinhas, que botam ovos, onde os vírus da influenza se multiplicam. O processo é surpreendente.

10) Imagine o mundo sem vacinas: Vital Brazil e Arthur Neiva, dois pesquisadores do século XX, vão contar como foram o surto de peste bubônica e a epidemia de gripe espanhola no Estado de São Paulo. Os visitantes também podem assistir a vídeos sobre epidemias de doenças que as vacinas eliminaram por completo.

11) Estação Brincar – desenhe e jogue com as vacinas: aqui crianças e adultos vão conhecer como eram feitas as campanhas de vacinação desde o início do século passado. Em um cenário com cartazes antigos, os pequenos serão convidados a desenhar seus próprios cartazes. Além disso, as famílias poderão brincar com três opções de jogos de tabuleiro que abordam os microrganismos e as doenças causadas por eles.


Os museus Biológico, de Microbiologia e Histórico terão entrada gratuita e funcionam normalmente durante a Feira, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Eles são uma opção bacana de passeio para toda a família! Leia mais sobre o Instituto Butantan em nossas matérias!

Galeria:
Passeio: Feira de Imunidade e Vacina
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 23/02 a 24/02
Horários: das 10h às 16h
Preços: Gratuito
Onde: Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500, Butantã - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 2627-9606
Site: www.butantan.gov.br/
Facilidades:
• Abre em feriados
• Espaço de amamentação
• Metrô
• Ar condicionado
• Estacionamento pago
• Rampas de acesso
• Banheiro adaptado
• Fraldário
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Feira de Imunidade e Vacina
Recomendado: Todas as idades
Quando: de 23/02 a 24/02
Horários: das 10h às 16h
Preços: Gratuito
Onde: Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500, Butantã - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 2627-9606
Site: www.butantan.gov.br/
Facilidades:
• Abre em feriados
• Espaço de amamentação
• Metrô
• Ar condicionado
• Estacionamento pago
• Rampas de acesso
• Banheiro adaptado
• Fraldário
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Sorvete da Hello Kitty com “nuvem” é novidade fofa do mês na Dona Nuvem

18/02 a 31/03
Passeios
Hoje tem!

Novidade fofa e deliciosa: Hello Kitty Milkshake chega ao cardápio da Dona Nuvem, e nossos leitores têm desconto!

06/03 a 31/03
Passeios
Hoje tem!

Grátis para os fãs da Popó! Com encontros AO VIVO, parque da Galinha Pintadinha chega ao Butantã Shopping

08/03 a 31/03
Gratuito
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Fevereiro de 2019. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!