compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Confira espaços culturais SP com atividades infantis gratuitas e próximas ao metrô

Por Juliana Buosi Engelberg - publicado em 11/05/2017

São Paulo é uma cidade repleta de cultura e atividades esperando para serem descobertas e aproveitadas. É muito comum a oferta de eventos ser maior do que o tempo para usufruir, principalmente das atividades gratuitas. Muitas mamães e papais amam fazer passeios culturais, passar horas contemplando as obras de artes num museu, conhecer novos nomes no cenário artístico ou visitar uma exposição inédita de grandes artistas estrangeiros, mas, além do deslocamento e acesso, não é tão fácil assim quando se tem filhos, né?

E que tal espaços culturais bem próximo a estações de metrô e que ainda tem uma setor educativo com atividades dedicadas exclusivamente aos pequenos ou uma exposição interativa onde os pequenos podem tocar nas obras e aprender um monte?

Da sim para fazer um passeio repleto de arte e cultura que emocione todas as idades e sem se preocupar com o bolso, porque muitos dos espaços culturais de São Paulo oferecem entradas gratuitas sempre ou pelo menos um dia da semana.

O Museu de Arte de São Paulo é considerado um dos museus mais importantes do mundo e o mais importante do Hemisfério Sul. O MASP possui um rico e abrangente acervo com cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje. Com obras de artistas europeus como Rafael, Van Gogh, Monet, Picasso, Toulouse-Lautrec, Degas, Goya, o mexicano Diego Rivera e os brasileiros Tarsila do Amaral e Portinari, a exposição dos quadros nos cavaletes de vidros da arquiteta e artista Lina Bo Bardi é um show a parte para quem ama arte. O museu também oferece atividades para crianças, que podem ser conferidas AQUI e esta localizado na Avenida Paulista, pertinho da estação Trianom-MASP, linha verde do metrô e as terças feiras a entrada é gratuita.

Também na Avenida Paulista, pertinho da estação Brigadeiro da Linha Verde do metrô, a Casa das Rosas é um centro cultural com enfiasse em produções literárias e por isso lá existe uma agenda repleta de atividades de contração de histórias, musicais e até de oficina para mamães, papais e as crianças. O acesso é sempre gratuito e no envolto da casa tem um lindo jardim com rosário que todos vão adorar e é um ótimo cenário para fotos de família.

Na Zona Oeste de São Paulo, pertinho da estação Faria Lima, linha amarela do metrô está o Instituto Tomie Ohtake. O local destaca-se por ser um dos raros espaços da cidade especialmente projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design e desenvolve exposições que focalizam os últimos 60 anos do cenário artístico. Pelo instituto já passaram mostras inéditas no Brasil como Louise Bourgeois, Josef Albers, Yayoi Kusama, Salvador Dalí, Joan Miró, entre outras. O instituto conta com muitas oficinas e projetos voltados para o público infantil, como o Manhã de Histórias e até um curso de marcenaria para crianças e adolescentes. Atualmente o espaço expõe trabalhos de Yoko Ono numa exposição com muitas obras interativas o que é um passeio super divertido para as crianças. As terças-feiras a entrada ao espaço também é gratuita.

No belo histórico centro de São Paulo está o Centro Cultural Banco do Brasil. O espaço é aberto a visitação gratuitamente e tem um setor educativo que oferece visitas guiada a grupos de crianças e tem ainda um espaço de oficina sensorial que faz muito sucesso com os pequenos – e com os adultos também. O CCBB fica bem pertinho da estação da Sé da linha vermelha do metrô ou da estação São Bento, na linha azul para quem deseja dar uma caminhada pelo calçadão central e eles oferecem translado de vans que saem da estação República.

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 é o museu de arte mais antigo da cidade e está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva e hoje conta com um significativo acervo com quase 10 mil obras. Na Pinacoteca pode-se chegar de trem ou de metrô, pois ela esta localizada ao lado da estação Luz e vale a pena visitar o Parque Luz, anexo ao prédio da Pina e admirar as dezenas de esculturas ali presentes, enquanto as crianças brincam no parque. Além de o prédio do espaço ser uma maravilha a parte, a Pinacoteca tem um setor educativo que inclusive oferece propostas de atividades on-line que todos os pais e mães podem fazer com os filhos sem sair de casa. Crianças até 10 anos não pagam entrada e aos sábados é sempre grátis.

Sobre Juliana Buosi Engelberg:
Formada pelo Centro Universitário Belas Artes, a artista plástica e fotógrafa Juliana Buosi Engelberg é fundadora da start-up PAPUM Livros e traz sua experiência e sensibilidade artística para mergulhar no universo infantil e colorido das crianças e transformar os desenhos delas em verdadeiros livros de artista.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Juliana Buosi Engelberg:
Formada pelo Centro Universitário Belas Artes, a artista plástica e fotógrafa Juliana Buosi Engelberg é fundadora da start-up PAPUM Livros e traz sua experiência e sensibilidade artística para mergulhar no universo infantil e colorido das crianças e transformar os desenhos delas em verdadeiros livros de artista.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!