compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Semana Mundial do Brincar: confira as opções de passeios gratuitos na ZONA LESTE

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

Você cresceu jogando bola na rua, pulando corda e jogando amarelinha. Seus filhos não estão tendo o mesmo direito de viver de verdade suas infâncias. Ou estão na escola em tempo integral, ou estão em alguma atividade, no inglês, na natação, se preparando para o futuro. Mas e o presente? Como é que fica? Pesquisas já comprovaram o quanto viver plenamente a infância e simplesmente brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. O que podemos fazer para que as crianças tenham tempo de ser… crianças? 

É para discutir este tema e levantar esta bandeira que acontece na próxima semana, de 21 e 28 de maio, de domingo a domingo, a Semana Mundial do Brincar 2017, uma semana inteira recheada com centenas de atividades GRATUITAS para as crianças em todo o País, com o objetivo de promover uma sensibilização pela importância do brincar na infância. O evento é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Como são muuuuitas atrações, preparamos este GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 para você encontrar a atividade mais próxima da sua casa, ou a que mais te interessa, e curtir este super evento com a família.

Abaixo listamos somente as atividades que acontecem na ZONA LESTE de SP. Para conferir a agenda completa de todas as regiões da cidade, acesse aqui o nosso GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017. Aproveite para brincar muito com seus filhos! Vamos viver e aproveitar a infância que o tempo não corre, voa!!


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017:

PROGRAMAÇÃO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

SESC BELENZINHO

  • AMAR: LEITURA, DIÁLOGO E ARTES: Bate- papo. AMAR Coletânea de Livres Infantis apresenta quatro obras literárias com uma delicada narrativa sobre diversidade sexual e identidade de gênero.Com Thiago Minamisawa. Dia 24/5, quarta, às 17h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Biblioteca.
  • OFICINA DE ADIVINHA:  Estimula crianças e suas famílias a brincar de adivinhas como forma de contato e proximidade.Com Rosinha Campos. Dia 27/05, sábado, às 11h e às 14h30.
    Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Oficina II.
  • CONTOS CUMULATIVOS: A oficina brinca com os contos cumulativos, conhecidos como “contos de nunca mais acabar”, a partir de exemplos conhecidos. Com Rosinha Campos. Dia 28/05, domingo,às 11h e às 14h30. Livre. Entrega de senhas no local, 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Oficina II.
  • ACALANTOS E KALIMBA PARA BEBÊS: Contação de história. Os acalantos são experiências músico-sensoriais feitas para primeira infância. Com Pitirilo. Dias 23 e 24/05, terça e quarta, às11h.
    Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Biblioteca.
  • CAIXA-CAIXINHA-ENCAIXE: Intervenção. Encaixar, desencaixar, alinhar tamanhos e formatos, testar possibilidades de construção e inventar. Essa é intenção dessa brincadeira de encaixar com caixas. Com Volta e Meia. De 01 a 21/5, sábados e domingos, às 11h às 13h30. De 23 a 28/5, terça a domingo, às 11h às 13h30. Livre. Sem retirada de ingressos.Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • JOGOS E BRINCADEIRAS RODADAS: Vivência. Os jogos e brincadeiras tradicionais são o foco dessa experiência que tem sempre a roda como ponto de partida. Com TchuáTchuá. Dia 21/5, domingo, às 13h30. Dia 27/5, sábado, às 15h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Expressão Corporal 2.
  • SARAUZIM: Sarau. Microfone aberto para meninas e meninos! Só chegar pra contar, cantar, dançar, ler. O Sarauzim foi feito especialmente as para crianças. Pais e acompanhantestambém são convidados a participar. Vem!Com Rodrigo Ciríaco. Dia, 28/5, domingo, das 18h às 19h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Comedoria
  • RODA DE BARRIGAS: Bate- papo. Por que ler para um bebê se ele ainda não entende a história? E o que ler? Como escolher um livro para crianças? Nesta roda vamos compartilhar as memórias literárias e lerjuntos.Com Daniela Padilha. Dia 25 e 26/5, quinta e sexta, das 11h às 12h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Biblioteca.
  • COM A PALAVRA, O AUTOR: Bate- papo. Encontro com o desejo de sensibilizar famílias e crianças para a leitura das narrativas visuais. A conversa será intercaladacom a leitura de seus livros. Com André Neves.
    Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 11h às 12h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Biblioteca.
  • SCARATUJA: Teatro para bebês. Conduzidos por linhas que partem em infinitas direções, somos levados a seguir uma trilha do desenho que, desde a garatuja à representação das formas, nos faz descobrir como nos divertimos e nos desenvolvemos num ambiente de criação onde podemos explorar os nossos próprios movimentos junto com os bebês. Dias 25 e 27/5, quinta e sábado, das 15h às 16h. Recomendado para bebês até 24 meses. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Oficina III.
  • O BOM GIGANTE AMIGO: Filme. A pequena órfã Sophie encontra um gigante amigável que, apesar de sua aparência assustadora, se mostra uma alma bondosa, um ser renegado pelos seus semelhantes por se recusar a comer meninos e meninas. Dia 24/5, quarta, às 18h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Convivência.
  • E.T. – O EXTRATERRESTRE: Filme. Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Dia 25/5, quinta, às 18h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Convivência.
  • A ERA DO GELO: Filme. O mamute Manny, o tigre de dente de sabre Diego e a preguiça-gigante Sid são amigos em uma época muito distante dos dias atuais e vivem suas vidas em meio a muito gelo.
    Dia 28/5, domingo, às 17h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Oficina III.
  • MEU AMIGO, O DRAGÃO: Filme. Quando Pete, um misterioso garoto de dez anos, aparece alegando que vive na floresta com um gigante dragão verde, cabe à guarda florestal Grace e à jovem Natalie descobrir de onde veio o garoto e a verdade sobre o seu dragão mágico. Dia 27/5, sábado, às 17h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Oficina III.
  • MÁQUINA DE DESENHAR: Instalação. Você já fez uma pintura coletiva? Uma impressionante traquitana- performance-instalação interativa convidado a manipular uma máquina em conjunto, criando uma pintura coletiva. Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Hall das Oficinas.

SESC ITAQUERA

  • ACHADOUROS: Espetáculo inspirado no poeta Manoel de Barros que aborda a chegada do ser humano ao mundo e sua capacidade transformadora e criativa. Através de uma encenação poético-teatral, o espetáculo conduz a uma arqueologia das memórias da infância e convida o espectador a escrever sua própria história. Duração: 45 minutos. Com Caísa Tibúrcio e Nara Faria. Dia 21/5, domingo, às 11h e às 15h. Livre. Grátis. Local: Sala de Convenções.
  • BRINQUEDOS DE PALAVRAS: Espetáculo baseado na pesquisa de brincadeiras e jogos linguísticos presente em nossa cultura popular e de outros países latino-americanos, a Trupe Pitirilo apresenta “Brinquedos de Palavras”. Formado pelos artistas Lili Flor, Paulo Pixu, André Perine e Paulinho Paes, o grupo traz um repertório de músicas da cultura popular que evocam as aliterações, rimas e jogos rítmicos com nossos fonemas, músicas inspiradas em ritmos brasileiros e latinos como cumbia, rumba e frevo, levando o público a descobrir as palavras como novos brinquedos. Com Trupe Pitirilo. Dia 21/5, domingo, às 12h. Livre. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • HISTÓRIAS DE BRINCAR: Contação de história. Convite para escutar, contar e jogar com as mais diversas histórias, músicas e brinquedos de palavras. São histórias, jogos, contos cumulativos e parlendas que convidam o ouvinte a ouvir e contar. Com Lili Flor e Paulo Pixu. Dia 25/5, quinta, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Livre. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • HISTÓRIAS TECELÃS: Contação de história. Em sua origem, textos e tecidos se relacionam na mesma raíz de seus verbos, relembrando-nos que muito mais do que “quem conta um conto, aumenta um ponto”, toda narrativa é um entrelaçar de fios diversos que compõem uma nova e única figura. Neste entremear simbólico entre a arte de narrar e arte de tecer, há um resgate das histórias da nossa tradição oral com temáticas sobre as práticas de fiar e tecer, permeadas por adivinhas, parlendas e canções. Com Fabiana Rubira e André Luis Santos. Dia 27/5, sábado, às 13h. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • MEDIAÇÃO DE LEITURA: HISTÓRIAS TECELÃS: A mediação será baseada em livros infantis que trazem histórias inspiradas na tradição oral brasileira, especialmente com enredos que entrelaçam as narrativas
    populares e os atos de fiar e tecer. O acervo disponível também apresenta outras obras da nossa literatura infantil e juvenil. Com Fabiana Rubira e André Luis Santos. Dia 27/5, sábado, das 11h às 13h.
    Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • MANÉ BONECO: Espetáculo inspirado no boneco brasileiro “Mané gostoso”, facilmente encontrado nas feiras nordestinas. Trabalha os giros, idas e vindas desse brinquedo, feito de madeira com pernas e braços articulados e movimentados por cordões. Com Zumb.boys. Dia 21/5, domingo, às 13h. Livre. Grátis. Local: Praça de Eventos
  • CANTINHO DO BRINCAR: Intervenção. O Cantinho do Brincar é um espaço para a primeira infância (0 a 6 anos) com diversos brinquedos, oficinas, brincadeiras e intervenções artísticas promovendo interação entre crianças e adultos. Dia 21/5, domingo, às 10h. Livre. Grátis. Local: Quiosque da Praça.
  • NO TEMPO DAS CAVERNAS: Gincana. Um cientista construiu uma máquina do tempo dentro do Parque Lúdico Bichos da Mata, no entanto, sem querer, trouxe um ser da época pré-histórica para nosso tempo e os frequentadores do Parque serão convidados a levar essa criatura de volta ao passado. Com Instrutores de Atividades Recreativas do Sesc. Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 14h às 15h. Livre. Grátis. Local: Bichos da Mata
  • PARQUE SENSORIAL: Vivência no parque composto por estações de brincar criadas com elementos naturais, como folhas, bambu, conchas e sementes, busca estimular sensorialmente bebês e crianças e promover o seu desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, além de estimular as relações afetivas entre pais e filhos. Com o Parque Bamboo. Dias 25 e 26/5, quinta e sexta, às 10h e às 14h. Dia 28/5, domingo, das 14h às 17h. Livre. Exclusivo para grupos agendados. Grátis. Local: Figueira
  • TROCANDO FIGURINHAS: JOGOS E BRINCADEIRAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS: Oficina que propõe, de forma prática, reflexões sobre jogos e brincadeiras que podem ser realizados nos Parques Lúdicos do Sesc Itaquera, bem como em outros parques e espaços públicos. Quais as diferenças entre jogos e brincadeiras? Com Instrutores de Atividades Recreativas do Sesc. Dia 27/5, sábado, das 10h às 16h (com intervalo das 12h às 14h). Livre. Grátis. Local: Sala de Convenções.
  • OCUPAÇÃO PARQUE DOM PEDRO II – MEDIAÇÃO LÚDICA: Crianças e adultos acompanhantes são convidados a interagir de maneira lúdica, sensível e criativa no espaço a partir da mediação de arte-educadores. Com Cia Conto em Cantos. Dia 20/5, 21/5, 24/5, 25/5, 26/5, 27/5, das 11h às 17h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar
  • SENTINDO O MUNDO: Caixas e placas sensoriais desafiam as habilidades motoras e proporcionam a descoberta de sensações, percepção dos sentidos e curiosidade para o que está ao redor. Com Cia Conto em Cantos. Dia 20/5, 21/5, 24/5, 25/5, 26/5, 27/5, das 12h às 12h30 e das 15h30 às 16h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Espaço de Brincar.

ESPAÇO ALANA

  • De 21 a 27 de maio há diversas atividades programadas no Espaço Alana (Rua Erva do Sereno, 642, Jd. Pantanal), uma espaço comunitário do Instituto Alana, na Zona Leste de SP. A abertura será dia 21 de maio, das 14h às 17h. com apresentação da Banda Alana, pintura de rosto e brincadeiras tradicionais, como corda, pião e amarelinha.
  • Dia 22: educadores de São Miguel Paulista e região participam do 2º Painel Infância e Ludicidade, com o tema ‘Tempo de Leitura: a Literatura é um Universo de Brincar!’, que reunirá diversas atividades a partir das 10h. A primeira será a contação de histórias ‘Diários de Pilar’, com Claudio Oliveira e Felipe Surian, da Cia do Mar. Três rodas de conversa também estão na programação do dia: A primeira, às 11h, com Adriana Friedmann, educadora do Mapa da Infância Brasileira; outra às 13h30 com Renata Meirelles, coordenadora do programa Território do Brincar, e na sequência, uma roda com o tema ‘Cirandas Poéticas’.
  • Dia 23: oficinas de criação feitas com materiais recicláveis
  • Dia 24: apresentações do espetáculo “13 Gotas”, da Cia BuZum, que acontece dentro de um ônibus-teatro. Mais tarde, as crianças participam do “Movimente-se”, um circuito de zumba e artes marciais.
  • Dia 25: Feira de Trocas de Brinquedos do programa Criança e Consumo, oficina de construção de brinquedos e apresentações do espetáculo “13 Gotas”, da Cia BuZum.
    Dia 26: oficina de desenhos, com exposição das criações ao final, organizada pelo coletivo “Arte e Cultura na Kebrada”
  • Dia 27: pocket show “Vila de Fábulas”, com Eduardo Sena e banda e, depois o show Hip-Hop e Cores, com o grupo “Psicho Crew”. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Vara de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Vara de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Com camas elásticas gigantes, espaço para festas e atrações inéditas no Brasil, novo Impulso Park é o MAIOR parque de trampolins do País

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Para os Potters de plantão! Mogi das Cruzes ganha Food truck “Expresso Hogwarts” inspirado na saga do bruxinho

Atração fixa
Passeios
Hoje tem!

Gratuito: que tal levar as crianças para conhecerem um verdadeiro Grupamento dos Bombeiros?

Atração fixa
Gratuito
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!