compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Semana Mundial do Brincar: confira as opções de passeios gratuitos na ZONA LESTE

Já foi!
Publicado em 18/05/2017

Você cresceu jogando bola na rua, pulando corda e jogando amarelinha. Seus filhos não estão tendo o mesmo direito de viver de verdade suas infâncias. Ou estão na escola em tempo integral, ou estão em alguma atividade, no inglês, na natação, se preparando para o futuro. Mas e o presente? Como é que fica? Pesquisas já comprovaram o quanto viver plenamente a infância e simplesmente brincar é essencial para um desenvolvimento saudável. O que podemos fazer para que as crianças tenham tempo de ser… crianças? 

É para discutir este tema e levantar esta bandeira que acontece na próxima semana, de 21 e 28 de maio, de domingo a domingo, a Semana Mundial do Brincar 2017, uma semana inteira recheada com centenas de atividades GRATUITAS para as crianças em todo o País, com o objetivo de promover uma sensibilização pela importância do brincar na infância. O evento é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

Como são muuuuitas atrações, preparamos este GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017 para você encontrar a atividade mais próxima da sua casa, ou a que mais te interessa, e curtir este super evento com a família.

Abaixo listamos somente as atividades que acontecem na ZONA LESTE de SP. Para conferir a agenda completa de todas as regiões da cidade, acesse aqui o nosso GUIA COMPLETO com a programação da Semana Mundial do Brincar 2017. Aproveite para brincar muito com seus filhos! Vamos viver e aproveitar a infância que o tempo não corre, voa!!


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017:

PROGRAMAÇÃO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

SESC BELENZINHO

  • AMAR: LEITURA, DIÁLOGO E ARTES: Bate- papo. AMAR Coletânea de Livres Infantis apresenta quatro obras literárias com uma delicada narrativa sobre diversidade sexual e identidade de gênero.Com Thiago Minamisawa. Dia 24/5, quarta, às 17h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Biblioteca.
  • OFICINA DE ADIVINHA:  Estimula crianças e suas famílias a brincar de adivinhas como forma de contato e proximidade.Com Rosinha Campos. Dia 27/05, sábado, às 11h e às 14h30.
    Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Oficina II.
  • CONTOS CUMULATIVOS: A oficina brinca com os contos cumulativos, conhecidos como “contos de nunca mais acabar”, a partir de exemplos conhecidos. Com Rosinha Campos. Dia 28/05, domingo,às 11h e às 14h30. Livre. Entrega de senhas no local, 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Oficina II.
  • ACALANTOS E KALIMBA PARA BEBÊS: Contação de história. Os acalantos são experiências músico-sensoriais feitas para primeira infância. Com Pitirilo. Dias 23 e 24/05, terça e quarta, às11h.
    Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Biblioteca.
  • CAIXA-CAIXINHA-ENCAIXE: Intervenção. Encaixar, desencaixar, alinhar tamanhos e formatos, testar possibilidades de construção e inventar. Essa é intenção dessa brincadeira de encaixar com caixas. Com Volta e Meia. De 01 a 21/5, sábados e domingos, às 11h às 13h30. De 23 a 28/5, terça a domingo, às 11h às 13h30. Livre. Sem retirada de ingressos.Grátis. Local: Espaço de Brincar.
  • JOGOS E BRINCADEIRAS RODADAS: Vivência. Os jogos e brincadeiras tradicionais são o foco dessa experiência que tem sempre a roda como ponto de partida. Com TchuáTchuá. Dia 21/5, domingo, às 13h30. Dia 27/5, sábado, às 15h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Expressão Corporal 2.
  • SARAUZIM: Sarau. Microfone aberto para meninas e meninos! Só chegar pra contar, cantar, dançar, ler. O Sarauzim foi feito especialmente as para crianças. Pais e acompanhantestambém são convidados a participar. Vem!Com Rodrigo Ciríaco. Dia, 28/5, domingo, das 18h às 19h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Comedoria
  • RODA DE BARRIGAS: Bate- papo. Por que ler para um bebê se ele ainda não entende a história? E o que ler? Como escolher um livro para crianças? Nesta roda vamos compartilhar as memórias literárias e lerjuntos.Com Daniela Padilha. Dia 25 e 26/5, quinta e sexta, das 11h às 12h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Biblioteca.
  • COM A PALAVRA, O AUTOR: Bate- papo. Encontro com o desejo de sensibilizar famílias e crianças para a leitura das narrativas visuais. A conversa será intercaladacom a leitura de seus livros. Com André Neves.
    Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 11h às 12h. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Biblioteca.
  • SCARATUJA: Teatro para bebês. Conduzidos por linhas que partem em infinitas direções, somos levados a seguir uma trilha do desenho que, desde a garatuja à representação das formas, nos faz descobrir como nos divertimos e nos desenvolvemos num ambiente de criação onde podemos explorar os nossos próprios movimentos junto com os bebês. Dias 25 e 27/5, quinta e sábado, das 15h às 16h. Recomendado para bebês até 24 meses. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Local: Oficina III.
  • O BOM GIGANTE AMIGO: Filme. A pequena órfã Sophie encontra um gigante amigável que, apesar de sua aparência assustadora, se mostra uma alma bondosa, um ser renegado pelos seus semelhantes por se recusar a comer meninos e meninas. Dia 24/5, quarta, às 18h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Convivência.
  • E.T. – O EXTRATERRESTRE: Filme. Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Dia 25/5, quinta, às 18h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Convivência.
  • A ERA DO GELO: Filme. O mamute Manny, o tigre de dente de sabre Diego e a preguiça-gigante Sid são amigos em uma época muito distante dos dias atuais e vivem suas vidas em meio a muito gelo.
    Dia 28/5, domingo, às 17h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Oficina III.
  • MEU AMIGO, O DRAGÃO: Filme. Quando Pete, um misterioso garoto de dez anos, aparece alegando que vive na floresta com um gigante dragão verde, cabe à guarda florestal Grace e à jovem Natalie descobrir de onde veio o garoto e a verdade sobre o seu dragão mágico. Dia 27/5, sábado, às 17h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Oficina III.
  • MÁQUINA DE DESENHAR: Instalação. Você já fez uma pintura coletiva? Uma impressionante traquitana- performance-instalação interativa convidado a manipular uma máquina em conjunto, criando uma pintura coletiva. Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Hall das Oficinas.

SESC ITAQUERA

  • ACHADOUROS: Espetáculo inspirado no poeta Manoel de Barros que aborda a chegada do ser humano ao mundo e sua capacidade transformadora e criativa. Através de uma encenação poético-teatral, o espetáculo conduz a uma arqueologia das memórias da infância e convida o espectador a escrever sua própria história. Duração: 45 minutos. Com Caísa Tibúrcio e Nara Faria. Dia 21/5, domingo, às 11h e às 15h. Livre. Grátis. Local: Sala de Convenções.
  • BRINQUEDOS DE PALAVRAS: Espetáculo baseado na pesquisa de brincadeiras e jogos linguísticos presente em nossa cultura popular e de outros países latino-americanos, a Trupe Pitirilo apresenta “Brinquedos de Palavras”. Formado pelos artistas Lili Flor, Paulo Pixu, André Perine e Paulinho Paes, o grupo traz um repertório de músicas da cultura popular que evocam as aliterações, rimas e jogos rítmicos com nossos fonemas, músicas inspiradas em ritmos brasileiros e latinos como cumbia, rumba e frevo, levando o público a descobrir as palavras como novos brinquedos. Com Trupe Pitirilo. Dia 21/5, domingo, às 12h. Livre. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • HISTÓRIAS DE BRINCAR: Contação de história. Convite para escutar, contar e jogar com as mais diversas histórias, músicas e brinquedos de palavras. São histórias, jogos, contos cumulativos e parlendas que convidam o ouvinte a ouvir e contar. Com Lili Flor e Paulo Pixu. Dia 25/5, quinta, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Livre. Grátis. Local: Praça de Eventos.
  • HISTÓRIAS TECELÃS: Contação de história. Em sua origem, textos e tecidos se relacionam na mesma raíz de seus verbos, relembrando-nos que muito mais do que “quem conta um conto, aumenta um ponto”, toda narrativa é um entrelaçar de fios diversos que compõem uma nova e única figura. Neste entremear simbólico entre a arte de narrar e arte de tecer, há um resgate das histórias da nossa tradição oral com temáticas sobre as práticas de fiar e tecer, permeadas por adivinhas, parlendas e canções. Com Fabiana Rubira e André Luis Santos. Dia 27/5, sábado, às 13h. Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • MEDIAÇÃO DE LEITURA: HISTÓRIAS TECELÃS: A mediação será baseada em livros infantis que trazem histórias inspiradas na tradição oral brasileira, especialmente com enredos que entrelaçam as narrativas
    populares e os atos de fiar e tecer. O acervo disponível também apresenta outras obras da nossa literatura infantil e juvenil. Com Fabiana Rubira e André Luis Santos. Dia 27/5, sábado, das 11h às 13h.
    Livre. Grátis. Local: Área de Convivência.
  • MANÉ BONECO: Espetáculo inspirado no boneco brasileiro “Mané gostoso”, facilmente encontrado nas feiras nordestinas. Trabalha os giros, idas e vindas desse brinquedo, feito de madeira com pernas e braços articulados e movimentados por cordões. Com Zumb.boys. Dia 21/5, domingo, às 13h. Livre. Grátis. Local: Praça de Eventos
  • CANTINHO DO BRINCAR: Intervenção. O Cantinho do Brincar é um espaço para a primeira infância (0 a 6 anos) com diversos brinquedos, oficinas, brincadeiras e intervenções artísticas promovendo interação entre crianças e adultos. Dia 21/5, domingo, às 10h. Livre. Grátis. Local: Quiosque da Praça.
  • NO TEMPO DAS CAVERNAS: Gincana. Um cientista construiu uma máquina do tempo dentro do Parque Lúdico Bichos da Mata, no entanto, sem querer, trouxe um ser da época pré-histórica para nosso tempo e os frequentadores do Parque serão convidados a levar essa criatura de volta ao passado. Com Instrutores de Atividades Recreativas do Sesc. Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 14h às 15h. Livre. Grátis. Local: Bichos da Mata
  • PARQUE SENSORIAL: Vivência no parque composto por estações de brincar criadas com elementos naturais, como folhas, bambu, conchas e sementes, busca estimular sensorialmente bebês e crianças e promover o seu desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, além de estimular as relações afetivas entre pais e filhos. Com o Parque Bamboo. Dias 25 e 26/5, quinta e sexta, às 10h e às 14h. Dia 28/5, domingo, das 14h às 17h. Livre. Exclusivo para grupos agendados. Grátis. Local: Figueira
  • TROCANDO FIGURINHAS: JOGOS E BRINCADEIRAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS: Oficina que propõe, de forma prática, reflexões sobre jogos e brincadeiras que podem ser realizados nos Parques Lúdicos do Sesc Itaquera, bem como em outros parques e espaços públicos. Quais as diferenças entre jogos e brincadeiras? Com Instrutores de Atividades Recreativas do Sesc. Dia 27/5, sábado, das 10h às 16h (com intervalo das 12h às 14h). Livre. Grátis. Local: Sala de Convenções.
  • OCUPAÇÃO PARQUE DOM PEDRO II – MEDIAÇÃO LÚDICA: Crianças e adultos acompanhantes são convidados a interagir de maneira lúdica, sensível e criativa no espaço a partir da mediação de arte-educadores. Com Cia Conto em Cantos. Dia 20/5, 21/5, 24/5, 25/5, 26/5, 27/5, das 11h às 17h. Livre. Grátis. Local: Espaço de Brincar
  • SENTINDO O MUNDO: Caixas e placas sensoriais desafiam as habilidades motoras e proporcionam a descoberta de sensações, percepção dos sentidos e curiosidade para o que está ao redor. Com Cia Conto em Cantos. Dia 20/5, 21/5, 24/5, 25/5, 26/5, 27/5, das 12h às 12h30 e das 15h30 às 16h. Livre. Retirada de senhas meia hora antes no local. Grátis. Local: Espaço de Brincar.

ESPAÇO ALANA

  • De 21 a 27 de maio há diversas atividades programadas no Espaço Alana (Rua Erva do Sereno, 642, Jd. Pantanal), uma espaço comunitário do Instituto Alana, na Zona Leste de SP. A abertura será dia 21 de maio, das 14h às 17h. com apresentação da Banda Alana, pintura de rosto e brincadeiras tradicionais, como corda, pião e amarelinha.
  • Dia 22: educadores de São Miguel Paulista e região participam do 2º Painel Infância e Ludicidade, com o tema ‘Tempo de Leitura: a Literatura é um Universo de Brincar!’, que reunirá diversas atividades a partir das 10h. A primeira será a contação de histórias ‘Diários de Pilar’, com Claudio Oliveira e Felipe Surian, da Cia do Mar. Três rodas de conversa também estão na programação do dia: A primeira, às 11h, com Adriana Friedmann, educadora do Mapa da Infância Brasileira; outra às 13h30 com Renata Meirelles, coordenadora do programa Território do Brincar, e na sequência, uma roda com o tema ‘Cirandas Poéticas’.
  • Dia 23: oficinas de criação feitas com materiais recicláveis
  • Dia 24: apresentações do espetáculo “13 Gotas”, da Cia BuZum, que acontece dentro de um ônibus-teatro. Mais tarde, as crianças participam do “Movimente-se”, um circuito de zumba e artes marciais.
  • Dia 25: Feira de Trocas de Brinquedos do programa Criança e Consumo, oficina de construção de brinquedos e apresentações do espetáculo “13 Gotas”, da Cia BuZum.
    Dia 26: oficina de desenhos, com exposição das criações ao final, organizada pelo coletivo “Arte e Cultura na Kebrada”
  • Dia 27: pocket show “Vila de Fábulas”, com Eduardo Sena e banda e, depois o show Hip-Hop e Cores, com o grupo “Psicho Crew”. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Vara de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017: PROGRAMAÇÃO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
Recomendado: de 0 a 16 anos
Quando: de 21/05/17 a 28/05/17
Horários: Vara de acordo com a a atração escolhida
Preços: Gratuito
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios
Hoje tem!

Férias SP: Personagens do Mundo Bita invadem o Shopping Eldorado

14/07 a 27/08
Passeios

Crianças se divertem na peça “Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar” no Auditório do MuBe

05/08 a 30/09
Passeios

Consegue imaginar Ariel blogueira? Confira “As Princesas no Mundo Virtual” no Teatro UMC

06/08 a 24/09
Atenção: Todas as informações sao de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Maio de 2017. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!