compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Como curtir o Carnaval com as crianças sem se endividar

Por Reinaldo Domingos - publicado em 20/02/2017

Pensando no bem-estar das crianças, muitas famílias já estão com os planejamentos para o Carnaval a todo vapor. Aqui no portal há tantas opções de passeios, que é possível montar uma programação completa. Para tanto, é importante não se esquecer de um aspecto muito importante: o financeiro.

Se a família for viajar, por exemplo, com tempo suficiente, é possível pesquisar locais, preços, pacotes e condições de pagamento que se encaixem no orçamento e, mais, poupar para pagar à vista, conseguindo um valor ainda menor e não precisar pagar por vários meses as parcelas de algo que já acabou.

Neste caso, prevejam e estimem todas as despesas e envolva os filhos no planejamento. É claro que haverá gastos imprevistos, tanto que é sempre interessante levar cerca de 30% do valor total como reserva, mas tendo os valores em mente fica mais difícil gastar muito mais do que o programado. E incluir as crianças nessa etapa é algo que os tornará mais conscientes e menos imediatistas.

Mas, se esse for o desejo e a condição financeira não permitir, converse com as crianças sobre a importância do planejamento para poupar dinheiro e viajar no carnaval do ano que vem, além de pensarem juntos em opções para o que fazer no feriadão que se aproxima. As crianças são muito inteligentes e criativas, tendo sempre ótimas ideias.

Se os planos forem de pular o Carnaval, busquem opções mais em conta, como festas em clubes ou bloquinhos de rua, onde só gastarão com o consumo no local e com as fantasias. É importante garantir que as crianças se alimentem bem antes de sair de casa, bebam bastante água e tenha refeições saudáveis e leves.

No que tange a fantasia, é possível economizar estimulando o empréstimo entre os amigos e a criatividade, ao ajudar os pequenos a customizarem a sua própria fantasia, partindo de roupas e peças que já tenha em casa. Na internet, há muitos tutoriais que ensinam a fazer fantasias e maquiagens chamativas, que eles com certeza vão adorar.

Ações simples como essas fazem parte do processo de educação financeira, que ainda não é realidade para muitos brasileiros. O ideal é que as crianças aprendam, desde cedo, que entre desejos momentâneos e seus sonhos, os segundos devem ser priorizados, são eles que realmente importam e nos trazem satisfação profunda e verdadeira.

Os pais são os maiores exemplos dos filhos, portanto conheça o seu orçamento e a sua situação atual e busque por opções de diversão que caibam no bolso, sem se esquecer das demais contas mensais e – especialmente – de poupar para os sonhos individuais e coletivos. Pode não parecer, mas a responsabilidade e as ações conscientes dos adultos são percebidas e admiradas pelos filhos.


DICA de Carnaval para crianças: Procurando lugares para curtir o carnaval infantil 2017 em SP? Procurando bloco de carnaval infantil? Ou baile de carnaval infantil? ACHOU!! Confira nosso “Guia do Carnaval 2017 para crianças em São Paulo“, com toda a programação infantil de Carnaval  da cidade!  Mas se você quiser fugir do Carnaval e busca opções para curtir São Paulo com crianças, ou quer passeio infantil grátis, acesse nosso guia de lazer infantil e passeios com crianças em SP!

Sobre Reinaldo Domingos:
Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil. Domingos é pai do Fabrizzio e da Graziella.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Reinaldo Domingos:
Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil. Domingos é pai do Fabrizzio e da Graziella.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!