compartilhe

Bibliotecas gratuitas oferecem muito mais do que livros para as crianças e toda a família!

Publicado em 18/04/2018

Os pequenos adoram ouvir uma história, ou ainda ler ao lado dos pais. No Dia Nacional do Livro Infantil e também Dia de Monteiro Lobato, reunimos em uma lista algumas das bibliotecas públicas ou com acesso gratuito que a cidade de São Paulo oferece. Na maioria delas, além de livros para consulta e empréstimo, há uma programação gratuita com atividades para toda a família. Confira:

Biblioteca Monteiro Lobato – Vila Buarque

Para quem curte fazer programa cultural com os pequenos, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada na Praça Rotary, no centro da cidade é uma das opções gratuitas que São Paulo oferece. Escondida bem no coração da Vila Buarque, ali ao lado do Minhocão, é a instituição de leitura destinada ao público infantil mais antiga do Brasil. Ela foi idealizada por Mário de Andrade na década de 1930, mas só em 1955 recebeu o atual nome para homenagear o escritor que encanta gerações. LEIA MAIS AQUI!


Biblioteca Comunitária “Livro Livre ESPM” – Vila Mariana

Nas prateleiras, mais de duas mil publicações estão disponíveis para quem quiser passar, entrar, escolher e levar para casa. O espaço funciona todos os dias da semana, dia e noite, na calçada da universidade ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo. O funcionamento é bem simples. Qualquer pessoa que passar na rua pode entrar, escolher um livro e levar. A devolução não é obrigatória. O local não tem porta, não tem vidro, nem funcionários. O acervo conta com obras dos mais variados gêneros, inclusive infantil. LEIA MAIS AQUI!


Biblioteca de São Paulo (BSP) – Santana

A Biblioteca de São Paulo, que fica no Parque da Juventude, na Zona Norte, oferece atividades para toda a família, como contação de histórias, jogos, teatro, luau, sarau, clube de leitura, oficinas de tecnologia e até games. Não precisa ser sócio para participar das oficinas, mas para outras atividades é necessário possuir a carteirinha (que é bem fácil de fazer e é entregue na hora). LEIA MAIS AQUI!


Biblioteca Parque Villa-Lobos – Alto de Pinheiros

A Biblioteca Parque Villa-Lobos fica na Zona Oeste da cidade e é um lugar incrível para passar um tempo de qualidade com as crianças. Trata-se de um verdadeiro centro cultural e de entretenimento. Ocupando quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, o espaço conta com salas de criatividade, videogames, ludoteca, espaço de leitura, computadores com acesso à internet, deck com vista para o parque e ainda oferece todos os meses uma programação completa, com contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, teatro, música, exposições e muito mais. LEIA MAIS AQUI!


Bibliotech Espaço de Leitura- Unibes Cultural

Ainda estamos um pouco longe de conseguirmos que todos os locais tenham acessibilidade para pessoas com deficiência, mas algumas ações nos dão esperança de que estamos mais próximos de uma realidade melhor para todos! É o caso da Unibes Cultural, que inaugurou a Bibliotech Espaço de Leitura, a primeira biblioteca brasileira 100% acessível. O local utiliza da tecnologia OrCam MyEye, que permite que deficientes visuais “leiam” todas as obras disponíveis, além de total acesso para cadeirantes. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 19h e oferece mais de 500 títulos. A entrada é gratuita.


Há ainda muitas outras bibliotecas públicas nos bairros da cidade. Confira algumas delas:

Zona Sul

 Zona Leste

  • Biblioteca Affonso Taunay
  • Biblioteca Jovina Rocha
  • Biblioteca Cora Coralina

Zona Norte

  • Biblioteca Brito Broca
  • Biblioteca Érico Veríssimo
  • Biblioteca Álvares de Azevedo

Zona Oeste

  • Biblioteca Álvaro Guerra
  • Biblioteca Alceu Amoroso Lima
  • Biblioteca Clarice Lispector

Anote essas dicas e acompanhe a nossa divulgação diária de passeios para fazer com as crianças!

Lê no Ninho

Bibliotech

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Compartilhar:
Biblioteca

Puxando a pontinha do durex! Dicas de como despertar na criança o interesse pela leitura desde cedo

publicado em 17/10/2018
Biblioteca

Sete dicas para seu filho começar a gostar de livros

publicado em 02/10/2018
Biblioteca

Coleção de livros dos vilões Disney ganhará novos capítulos

publicado em 02/08/2018
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!