compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Bebê à vista? Confira dicas de como decorar e projetar a casa para este momento

Por Ana Farias - publicado em 06/03/2018

Sabemos que a chegada de um bebê muda tudo, aquela casa super descolada e bem decorada vai dando lugar a um espaço mais funcional e seguro. Quando meu filho casou com a minha querida nora Eva fiz questão de ajudar no projeto do apartamento deles e já estou me preparando para quando o bebê estiver a caminho. Quanta felicidade! Mas se você já chegou neste momento mágico de estar grávida do seu primeiro filho, quero compartilhar aqui algumas dicas sobre a decoração do quarto do bebê. Sei que a adaptação de um espaço pode levar mais tempo do que pensá-lo desde o início, assim como considerar um profissional que possa ajudá-lo em todo esse processo é fundamental. O custo-benefício garanto que vai valer a pena. Vamos lá?

Reforma e decoração do quartinho do baby
Se você tem no apartamento um quartinho novinho à espera do bebê como é o caso do Felipe e Eva, vale pensar em elementos como papel de parede, pintura, peças de mobiliário, objetos decorativos, tela de segurança para as janelas, iluminação adequada, orientação das cores para a compra do enxoval da cama, peças do trocador, almofadas do berço, de amamentação, tapetes e cortinas.

Mas caso precise  de uma reforma antes da decoração, será necessário um planejamento bem mais antecipado, de pelo menos seis meses, prefiro mexer com reforma antes da gravidez da mamãe, gravidez e reforma não se falam: muita poeira, sujeira pesada e barulho, tudo isso junto não é muito saudável para uma grávida que vive um momento mágico e muito sensível. Mas se não tiver jeito, se a gravidez chegou sem avisar, lá vamos nós tentarmos fazer o melhor e causar o menor desconforto possível para a mamãe de primeira viagem. Meu papel é conciliar tudo para que o sonho de ter um quartinho decorado para o baby amado seja realizado de forma mais tranquila possível.

A escolha do berço
Vamos começar pelo mais importante na decoração do quartinho: o berço, pois este é o local dos melhores sonhos, do início do desenvolvimento do seu bebê e onde ele passará grande parte do seu tempo pois dorme bastante, é o primeiro a acolher o seu bebê fora da sua barriga. Onlrineiro ponto é exigir a certificação INMETRO, com Selo de identificação na própria peça e menção na nota fiscal.

Modelo do colchão
Um bom colchão é fundamental para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Não é indicado comprar colchões usados ou de mola, opte por colchões anti-ácaro com espuma de densidade apropriada ao uso até 3 anos de idade. Para proteger o colchão, utilize o forro impermeável que possa ser lavado na máquina. Antes ou durante a chegada do bebê, aproveite para arejar o colchão sob luz solar e aspire-o com um aspirador de pó.

Pelúcias, almofadas, tapetes, enxovais e kits protetores de berço
Os bichinhos de pelúcia também são certificados pelo INMETRO, procure por esta certificação antes de compra-los pois esses são seguros para crianças com menos de 3 anos. Quanto às almofadas e kits protetores, procure não deixar nenhum objeto solto no berço, todos eles muito bem presos. Em todos os meus projetos deixo o berço longe de janelas mesmo que tenha tela ou grade. Se prescrevo móbile, me certifico que este objeto decorativo esteja pendurado longe do alcance do bebê, deve apenas entretê-lo à distancia. Se o papai ou mamãe são alérgicos como o meu filhão é até hoje, é mais seguro partir para uma decoração mais equilibrada e prever que os pais entrarão várias vezes por lá. Então, prever que um alérgico irá conviver no espaço do baby é muito sensato e parte essencial do sucesso final do meu projeto.  Vale dispensar o tapete e optar por piso vinílico, caso seja viável.

Cortinas
As persianas de madeira ou PVC são boas opções, pois acumulam menos pó e são facilmente limpas e higienizadas. As cortinas de voil e de tecidos sintéticos também são funcionais, pois podem ser lavadas na máquina e não precisam ser passadas, já que não amarrotam facilmente. Cortinas rolo blackout e rolo decor também são lindas e oferecem praticidade na limpeza com um pano levemente úmido.

Outras adaptações importantes aos ambientes
Quando seu pequeno começar a engatinhar, a andar e desafiar a gravidade testando alguns limites, você perceberá que outras mudanças são necessárias na casa para fazer com que ele explore tudo com saúde e em segurança.
Protetores para as tomadas, cantoneiras de silicone para as quinas dos móveis, travas para as gavetas, portas e vasos sanitários, todos são úteis e eu recomendo. Mas isso é tema para outro artigo, combinado?

No próximo post vou falar como ter uma casa decorada e organizada para as crianças com ajuda profissional e como essa consultoria pode gerar economia e qualidade de vida.

Até lá!

Sobre Ana Farias:
Ana Farias é mãe do Felipe, Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista.

Depois de trilhar a carreira como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e arquitetados.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Ana Farias:
Ana Farias é mãe do Felipe, Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista.

Depois de trilhar a carreira como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e arquitetados.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!