compartilhe
São Paulo
+16...+30° C

Confira os 4 passos para ensinar os filhos a lidar com dinheiro

Por Reinaldo Domingos - publicado em 18/09/2017

Os pais desempenham papel crucial na vida dos filhos, especialmente no que diz respeito à lida com as finanças. Seu exemplo e comportamento guiam as atitudes dos pequenos, tanto agora quanto no futuro.

Por isso é importante acompanhar o comportamento deles e passar a educar financeiramente quando começarem a dar os primeiros sinais de entendimento. É importante também que frequentem uma escola que ensine educação financeira – o que já é realidade no Brasil.

Fique de olho, alguns dos principais sintomas da falta de educação financeira em crianças são o desejo de querer comprar tudo o que veem e o hábito de fazer “birra” quando não conseguem o que anseiam.

Veja 4 passos para educar financeiramente seus filhos:

1- Comece cedo

Pode parecer que não, mas as crianças aprendem a lidar com o dinheiro muito cedo, especialmente pela observação do comportamento dos pais. Portanto, quando demonstrarem algum entendimento sobre o uso de cartões e dinheiro em troca de produtos e serviços, é válido iniciar o processo de educação financeira.

2- Incentive a sonhar

Sonhar é o antídoto para o consumismo. Incentive seus filhos a estabelecer seus sonhos e explique que tudo é possível, mas nem sempre no momento desejado. É preciso planejar e se organizar para conseguir o que deseja.

3- Dê mesada

Com a mesada, a criança poderá administrar seu dinheiro. O ideal é que use metade e poupe a outra metade para os seus sonhos, de curto, médio e longo prazo. Assim compreenderá a importância do tempo e do comportamento para conquistar o que deseja.

4- Dê o exemplo

Os pais são as principais referências para os filhos. Tanto seus valores quanto suas atitudes acabam sendo reproduzidas por eles, portanto é importante que vejam a família lidando com o dinheiro de forma sustentável.

O que são sonhos?

Pais lembrem-se que sonhos não são desejos passageiros, coisas que a criança quer e logo depois esquece. Quando é incentivada a pensar naquilo que realmente deseja, ela começa a diferenciar e priorizar o que mais importa.

Sobre Reinaldo Domingos:
Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre o Reinaldo Domingos:
Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!